Estádio terá ganho de decibéis na torcida do Flamengo em comparação ao setor visitante
O Flamengo apresentou um novo projeto para o estádio na última sexta-feira (22). Na apresentação, o Mais Querido mostrou alguns detalhes de como pretende construir um ambiente intimidador na arena: deixando os torcedores perto do campo de jogo e valorizando a acústica.
De olho no ‘domínio em casa’, a ideia do Flamengo e da Arena Events + Venue, empresa que criou o projeto, é fazer com que o estádio motive os rubro-negros e intimide os adversários. Dessa forma, o clube tenta aproximar a Nação do jogo, tanto fisicamente quanto sonoramente.
ARQUIBANCADA INFERIOR PRÓXIMA AO CAMPO DE JOGO
O projeto planeja arquibancadas inferiores a cerca de sete metros das linhas laterais e de fundo do campo. No entanto, a menor distância entre um assento e o campo de jogo é de 6,81m. Sendo assim, o clube tenta aproximar os torcedores da partida, justamente para a Nação ter a possibilidade de ser ainda mais influente na disputa do confronto.
ACÚSTICA QUE VALORIZA A TORCIDA RUBRO-NEGRA
O novo estádio do Flamengo também busca valorizar o cântico da própria torcida. Isso porque, o projeto prevê um ganho maior de acústica nos setores do time mandante, já uma perda maior no setor visitante. Tal fenômeno acontece graças a diferenças nas estruturas dos lados citados.
Exemplo: se as torcidas do Flamengo e do time visitante cantarem no mesmo volume, entre 100 e 105 decibéis, o som da Nação Rubro-Negra chegará ao campo mais alto, com intensidade entre 80 e 85 decibéis. Desse modo, o som da torcida visitante alcançará o gramado com volume entre 67 e 72 decibéis.
Materiais do setor rubro-negro:
- Cobertura translúcida
- Painéis refletentes
- Painés com opção de serem fechados
- Ventilação preservada
Materiais do setor visitante:
- 32% de microperfuração para atenuar emissão sonora
- Cobertura em telha opaca
- Material fonoabsorvente tipo lã de pet
- Painéis com absorção sonora
- Ventilação preservada
A capacidade do estádio do Flamengo é de exatos 77.293 lugares. Portanto, 24 mil pessoas podem ser agrupadas em dois setores populares: Norte e Sul, que ficarão atrás dos gols. Vale ressaltar o setor visitante é no lado sul, e será possível alterar o espaço aos torcedores adversários de acordo com a demanda da partida.
CUSTO TOTAL DO ESTÁDIO
Para erguer o estádio, o Flamengo prevê um investimento total de R$ 1,93 bilhão. Por outro lado, a diretoria do clube ressalta que esse valor é estimado com base no estudo inicial. Desse modo, o próprio Rubro-Negro espera começar as obras no primeiro semestre de 2026 e inaugurar a nova casa em 15 de novembro de 2029.
Tomara que o Flamengo se preocupe também com o respeito ao consumidor que vai pagar para assistir aos jogos, para que não haja pontos cegos no estádio, e que o torcedor tenha plena visão do campo em qualquer lugar da arquibancada.