Plano do Flamengo foi revelado durante solenidade para assinatura de termo, na Gávea
O Flamengo segue avançando, rumo à realização do sonho do novo estádio. Na manhã desta segunda-feira (25), os dirigentes rubro-negros participaram de reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para viabilizar a construção da praça esportiva. Durante a solenidade, o vice-presidente de Patrimônio, Marcos Bodin, revelou plano do clube para trazer jogos da NFL para a cidade.
De acordo com Bodin, o novo estádio do Flamengo pode ser palco de jogos da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. A iniciativa, segundo o dirigente, tem o intuito de alavancar ainda mais a renda do Rubro-Negro. A arena estará adequada aos padrões internacionais e pode ser sede do evento no Rio de Janeiro.
NFL NO BRASIL
Antes de mais nada, a National Football League (NFL) é a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Em setembro deste ano, Philadelphia Eagles e Green Bay Packers jogaram pela primeira no Brasil, na Neo Química Arena. Desse modo, o duelo fez parte da internacionalização da marca, além do país norte-americano.
REUNIÃO COM PREFEITO
Após divulgar o projeto do estádio próprio na última sexta-feira (22) aos sócios do clube, o Flamengo participou, nesta segunda-feira (25), de uma reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Assim, o encontro resultou na assinatura do compromisso para viabilizar a construção do estádio do Rubro-Negro.
A reunião entre Flamengo e Eduardo Paes teve início por volta das 11h (horário de Brasília) desta segunda-feira (25), na sede do clube, na Gávea. Desse modo, o presidente Rodolfo Landim, vice-presidente geral, Rodrigo Dunshee, e o vice-presidente de patrimônio, Marcos Bodin, marcaram presença como representantes do Fla na solenidade.
CAPACIDADE DO ESTÁDIO
Nesta sexta-feira (22), o Flamengo apresentou detalhes do futuro estádio aos sócios do clube durante uma reunião na Gávea, sede social da equipe rubro-negra. Assim, ficou definido que a casa do Mengão terá capacidade para cerca de 78 mil torcedores.
CUSTO E PRAZO DE INAUGURAÇÃO
O novo projeto prevê um investimento total de R$ 1,93 bilhão para construção do estádio do Flamengo. Entretanto, a diretoria do clube ressalta que essa é a quantia estimada com base no estudo inicial. Sendo assim, o próprio Rubro-Negro espera começar as obras no primeiro semestre de 2026 e inaugurar a nova casa em 15 de novembro de 2029.
Ótima idéia. Agora é a hora de pensar no que fazer e como fazer. Estamos no acminho. Libera o “tijolinho” para o torcedor que quiser ajudar.
Poderia também pensar em receber jogos da NBA. Pra isso o estádio deve ter alguma tecnologia que preserve o gramado mesmo com a montagem do piso. Aliás, após ver as imagens do projeto não percebi nenhum tipo de tecnologia que justifique o custo de quase R$ 2 bilhões, a não ser um telão 360°. Percebo que o Flamengo foca muito em imitar o Signal Iduna Park, mas ignora outros estádios que têm aspectos tão ou mais relevantes para o uso do estádio, como por exemplo o do Lille, que tem um sistema de desmonte e retirada do gramado.
Também posso citar o do Tottenham, que foi projetado para oferecer visão plena do gramado de qualquer lugar da arquibancada; o do Benfica, pela facilidade de movimentação interna; o da Juventus, pelo baixo custo de construção; o do Corinthians, que tem o melhor sistema de drenagem do Brasil; novamente o do Lille, pela cobertura retrátil; novamente o do Tottenham, pela arquitetura externa; e finalmente o do Bayern, pela arquitetura da arquibancada.
Também posso citar o do Tottenham, que foi projetado para oferecer visão plena do gramado de qualquer lugar da arquibancada; o do Benfica, pela facilidade de movimentação interna; o da Juventus, pelo baixo custo de construção; o do Corinthians, que tem o melhor sistema de drenagem do Brasil; novamente o do Lille, pela cobertura retrátil; novamente o do Tottenham, pela arquitetura externa, e finalmente o do Bayern, pela arquitetura da arquibancada.