O ano de 2024 ainda não acabou, mas o Flamengo já tem algumas definições para o elenco da próxima temporada. Dentre as certezas da diretoria, está a saída de David Luiz. O zagueiro de 37 anos, que tem contrato até o fim deste mês, não vai renovar o vínculo. Sendo assim, novos nomes podem surgir na zaga do Fla. Dentre eles, estão Iago e Cleiton, jovens da base rubro-negra, tratados como grandes joias.
Com 21 anos de idade, o jovem Cleiton, apelidado de “Bahia” fez a maior parte da base no Flamengo. Ao estourar a idade para atuar no sub-20, o atleta foi promovido e ficou como quinta opção para a zaga no elenco. Apesar das poucas aparições no time principal, o jogador conta com grande aprovação e expectativa da comissão técnica.
Prova do prestígio de Cleiton foi a declaração do técnico Filipe Luís no dia 20 de novembro. Nesta data, o Flamengo enfrentou o Cuiabá, pelo Brasileirão. Léo Ortiz, titular absoluto da equipe, ficou fora do jogo, mas Filipe reforçou que Cleiton era uma opção na qual tinha total confiança.
– Eu confio no Cleiton. Então foi decisão minha de dizer para o clube que não precisava do Léo Ortiz porque confio nos jogadores que tenho. E eu não posso correr riscos nessa reta final com jogadores que estão como o Léo -, disse.
Antecessor de Filipe Luís, o técnico Tite também já havia rasgado elogios ao jogador: “O Bahia (Cleiton) é um garoto que vocês ainda vão ter que falar muito”.
Assim como Cleiton, Iago é um zagueiro tratado como grande joia do Flamengo. Afinal, com apenas 19 anos, o zagueiro se comporta como um verdadeiro ‘xerife’ e comandante do sub-20 dentro das quatro linhas. Outro fator benéfico ao jogador é o conhecimento por parte da comissão técnica.
Em 2024, Iago esteve no time de Filipe Luís durante a conquista do título mundial sub-20, na virada histórica por 2 a 1 sobre o Olympiacos (GRE) e é querido pelo técnico. Antes disso, o jogador foi um dos heróis do Flamengo na conquista da Libertadores da categoria. Isso porque, o zagueiro marcou os dois gols do Fla na semifinal, além disso, foi um dos artilheiros da competição.
Com as joias da base à disposição, Filipe Luís ainda conta com experientes atletas na disputa por vaga na zaga. A tendência para 2025 é que Léo Pereira e Léo Ortiz, que formaram a dupla titular na temporada anterior, sigam no elenco. Além deles, há também Fabrício Bruno, que chegou a ser capitão do Flamengo durante algumas partidas e defendeu a Seleção Brasileira em 2024.
Ver comentários
Se o cleiton for um bom jogador vai ser a maior prova que o Flamengo nao sabe apvaliar e promover jogadores. O garoto esta nos profissionais a umas 3 temporadas. Ja existiram diversas formas do time jogar, pessima fase de jogadores e ate improvisacao do pulgar na zaga
Cleiton está no elenco ha 3 temporada .
Joga fácil, precisa de oportunidade.
Nos vimos este Cleiton e o Iago jogarem. Não precia comprar zagueiro. Estamos bem servidos.
Nao tive este comentario
Bruno, o Cleiton joga muito, excelente zagueiro, canhoto, rápido, joga duro e sabe sair jogando. Zagueiro que joga sério, sem fazer graça lá atrás. Precisa ter mais oportunidades, pra jogar no time principal, sempre tive receio do Flamengo perder esse jogador, por falta de oportunidades