Depois de seis anos com Landim no comando, o Flamengo tem um novo presidente. Trata-se de Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como Bap. Participante da diretoria do Fla em diversas ocasiões, Bap terá a primeira oportunidade como grande mandatário, e a principal missão da equipe de futebol já está traçada: conquistar o Brasileirão, o que não acontece há quatro temporadas.
Com Rodolfo Landim como presidente desde 2019, o Flamengo se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro por duas vezes. A primeira foi justamente no primeiro ano da gestão Landim. Posteriormente, o Rubro-Negro se manteve no topo em 2020. Desde então, o Fla não voltou a vencer o Brasileiro.
De lá para cá, a melhor campanha do Flamengo na competição foi no ano de 2021, quando ficou na segunda colocação. Contudo, vale destacar que foi uma grande diferença de pontuação para o primeiro colocado, afinal, o Atlético-MG fez 84 pontos, contra 71 do Fla.
– Nós entendemos que precisamos de metas esportivas muito claras. Depois de eleitos vamos deixar claríssimo que o Brasileiro é prioridade, que vamos buscar a hegemonia na América do Sul, que Copa do Brasil é só um detalhe, acompanhamento psicológico, resgatar o scout e usar a janela da maneira correta –, disse Bap, durante debate promovido pela ESPN.
Coincidentemente ou não, o discurso de Bap converge com o do técnico Filipe Luís. Afinal, antes mesmo da eleição presidencial, o treinador do Flamengo já havia declarado a ideia de ter foco máximo na competição de pontos corridos em 2025.
— Enquanto eu estiver aqui, o Brasileiro sempre vai ser prioridade absoluta. Eu levo o Brasileiro como o campeonato mais difícil que existe, é o campeonato onde está a regularidade, onde passa por inúmeros momentos, Data FIFA, viagens. É o campeonato mais difícil de conquistar e é um dos que eu tive mais prazer de conquistar como jogador —, declarou Filipe, ainda em novembro de 2024.
Apesar de ter o Brasileirão como principal meta, o Bap sabe da responsabilidade e do calendário apertado que o Flamengo terá em 2025. Isso porque, além de Carioca, Copa do Brasil e Libertadores, o Rubro-Negro ainda conquistou vaga para outros dois torneios: a Supercopa do Brasil, decidida em jogo único, contra o Botafogo; e o Mundial de Clubes, que contará com novo formato e 32 equipes envolvidas na disputa.
Ver comentários
Tomara que seja assim
É uma vergonha chegar, ao segundo, com certeza de que o Flamengo não tem chance de conquistar o Campeonato Brasileiro.
É inadmissível.
Também torço para que seja assim, Giovanni. Entretanto, penso que o Mengão, que chegou a liderar o Brasileirão 2024, perdeu peças fundamentais ao longo da temporada e não chegou a fazer vergonha (sei que é um desabafo seu, mas acho que ninguém que chega em terceiro lugar de qualquer competição afetado por problemas diversos, não fez vergonha nenhuma. Concorda?).
Chegou em segundo, devido a problemas físicos de jogadores e por certa teimosia de Tite, que desmontou o que vinha dando certo nas datas FIFA.
Perder Pedro, o artilheiro que era o principal da competição, quase até a última rodada, quando estava sem jogar há meses, perder Cebolinha, que exige marcação especial dos adversários e faz gol, perder Viña, que mostrou que era o melhor lateral, em jogos da Libertadores, Luiz Araújo, que vinha muito bem, também teve que ficar fora de vários jogos, e ter Arrascaeta com problemas complexos em boa parte da campanha, bem como De La Cruz, que não conseguiu ter sequência, também em função de problemas físicos, foi pesado demais para a equipe ter bom rendimento. Ainda assim, teve um boa recuperação, sob o comando de Filipe e conquistou a Copa do Brasil, eliminando Palmeiras, Bahia (em atuações brilhantes, mesmo com um maio de campo com Évertton e Léo Ortiz), Corinthians e Atléco MG, inclusive vencendo a final de volta, em Minas.
O Mengão chegou a jogar com muitos reservas e jogadores de base, para completar setores importantes e, para a sorte, Wesley se destacou e foi um ponto muito forte no segundo semestre do ano.
2025 é uma incógnita para o Mengão. Com poucos recursos para investir em jogadores prontos, o que se espera é que a nova estrutura prometida por BAP, pode, num prazo pequeno, proporcionar condições adequadas para que nossos craques voltem a jogar o melhor futebol. Se isto acontecer, acho que Rossi, Wesley (ou Varella), Léo Ortiz (ou Fabrício), Léo Pereira (ou Cleiton, ou até o promissor Iago), Alex Sandro (ou Ayrton, ou, mais à frente o Viña), De La Cruz (ou Pulgar, ou Évertton), Gérson (ou Pulgar, ou quem sabe, Alcaraz), Michael (ou Luiz Araújo, ou Plata), um novo centroavante (ou Plata, ou a boa promessa Felipe Teresa e, mais à frente, Pedro), Arrascaeta (ou Michael) e BH (ou Cebolinha, ou Plata, ou até Michael).
Não podemos dizer que é um elenco mediano. Trata-se de um excelente plantel que tem tudo para competir com qualquer equipe, até mesmo no exterior mas, para isso, tem que estar muito bem mental e fisicamente, e jogando de forma moderna, compactada, veloz e com o ingrediente especial que poucos gringos têm, o drible desconcertante. Este componente está presente em TODOS os nossos jogadores. do lateral direito ao ponta esquerda. Pode conferir. até o recém "chegado" Évertton mostrou seu talento ao driblar meio time do Grêmio, para chegar cara a cara com o goleiro. Pena que perdeu, mas o oportunista (no bom sentido, é claro), Felipe Teresa, botou a bola lá dentro enfrentando dois zagueiro do tricolor gaúcho.
Estou certo de que o Mengão vá contratar um centroavante de grande qualidade para substituir o inerte Gabigol, que só se mostrou um pouco melhor, ao "apagar das luzes". Jogador assim, não serve.
Na libertadores foi um fiasco..
Eu não confio nessa nova diretoria, a começar pelo presidente.
Assim fica difícil Sebastião. Eu ouvi de pessoa participativa do Flamengo que essa chapa que ganhou era a melhor opção para nós e que os que têm sido anunciado para compor a diretoria são capacitados. Eu estou acreditando numa evolução muito grande no Flamengo.
Também não. Mas por outro lado, não teremos uma gestão brilhante como foi a do Bandeira e ao mesmo tempo, a gestão foi no máximo discreta e conseguimos bons resultados. Se esta gestão atual for melhor que a do Landim (e tem tudo para ser, ao menos no quesito profissionalismo), acredito que também teremos bons resultados.
Até agora, só muita lorota. Todos os times se movimentando e Flamengo só de conversinha em internet.
Temos que esquecer essa diretoria AMADORA! Queriam a C do BR e Libertadores , pq se paga mais , apenas por isso, sempre pensaram no $$$$ antes do desejo do torcedor que é a máquina propulsora desse clube. Espero que esse BAP não fique no blá, blá , blá, pois de fala, jpa perebi, que é muito bom. Espero que as ações sejam condizentes com o q se fala. SRN!
Esse presidente já começou mau, fazendo merda, eu estou pagando pra ver o que ele vai fazer de bom.
Ele gosta muito é de falácias. Essa é que é a grande verdade.
Vai ter a primeira oportunidade em 02/2025.A supercopa foi conquistada pela gestão anterior uma única vez.
Assim fica difícil Sebastião. Eu ouvi de pessoa participativa do Flamengo que essa chapa que ganhou era a melhor opção para nós e que os que têm sido anunciado para compor a diretoria são capacitados. Eu estou acreditando numa evolução muito grande no Flamengo.
Melhor? Acredito que ela seja a menos ruim. Mas vamos ver como será e para o bem do Mengão, torço para queimar a língua.
Até agora vejo muita bravatas da nova diretoria e poucas ações. Não sou sócio e não frequento o clube, o Bap veio de torcida organizada e na última diretoria o qual fez parte guase tomou um c oro em duas ocasiões das torcidas organizadas do Fla e diretoria. Então, está na hora de mostrar a que veio e falar menos, ninguém acredita em papai Noel.