Flamengo é líder do ranking, sendo seguido por Palmeiras e Corinthians
Uma das equipes que vem dominando o futebol brasileiro nos últimos anos, o Flamengo tem investindo alto em todos os âmbitos do time. Não à toa, o Rubro-Negro lidera o ranking de clubes mais valiosos do Brasil. É o que diz a 5ª edição do estudo ‘Valuation Top 30’ clubes do Brasil, feito pela Sports Value.
Antes de tudo, é importante ressaltar que o estudo leva em consideração os ativos circulantes do clube, como dinheiro em caixa e bancos, aplicações financeiras e valores a receber. Além disso, a pesquisa também avalia estádio, centro de treinamento e edificações em geral, valor da marca, jogadores, assim como receitas de transmissão.
VEJA TOP-10 CLUBES MAIS VALIOSOS DO BRASIL
- Flamengo – R$ 4,9 bilhões
- Palmeiras – R$ 3,9 bilhões
- Corinthians – R$ 3,7 bilhões
- Atlético-MG – R$ 3,4 bilhões
- São Paulo – R$ 2,9 bilhões
- Internacional – R$ 2,5 bilhões
- Athletico-PR – R$ 2,3 bilhões
- Fluminense – R$ 2,1 bilhões
- Botafogo – R$ 1,9 bilhão
- Grêmio – R$ 1,9 bilhão
FLAMENGO PODE VALORIZAR AINDA MAIS
Líder do ranking, com vantagem de R$ 1 bilhão para o segundo colocado, o Flamengo pode se valorizar ainda mais daqui a algumas temporadas. Isso porque, o Rubro-Negro iniciou o projeto para construção do estádio próprio, o que irá agregar mais valor ao patrimônio do clube. A expectativa é de que a nova casa do Fla seja inaugurada em novembro de 2029.
ELENCO VALIOSO
Um dos fatores que contribuem para a valorização do Flamengo é o elenco rubro-negro. Exemplo disso é que o Mais Querido possui o terceiro jogador mais caro do futebol brasileiro: Pedro. O atacante do Mengão é avaliado em cerca de 20 a 28 milhões de euros (R$ 123 milhões e R$ 172 milhões na cotação atual). Apenas Luiz Henrique, do Botafogo, e Flaco López, do Palmeiras, estão à frente do camisa 9.
FLAMENGO PRECISA CORRESPONDER EM CAMPO
Apesar de ser o clube mais valioso do Brasil, o Flamengo não conseguiu corresponder o valor com resultados dentro de campo. Isso porque, na temporada 2024, o Rubro-Negro caiu cedo na Libertadores, nas quartas de final. Além disso, o Fla não disputou o título do Brasileirão, mesmo liderando o campeonato por algumas rodadas no primeiro turno. Porém, o Mais Querido conquistou a Copa do Brasil e não terminou o ano apenas com o título do Carioca.


























