Notícias

Quem é José Boto, cotado para ser novo diretor do Flamengo?

Bap pretende contratar José Boto para ser o novo diretor do Flamengo


Luiz Eduardo Baptista (Bap) é o novo presidente do Flamengo pelos próximos três anos. O mandatário, que ganhou a disputa contra Rodrigo Dunshee e Maurício Gomes de Mattos, pretende contratar José Boto como diretor de futebol. Sendo assim, o Coluna do Fla traz informações sobre o dirigente.

Atual dirigente do Osijek (CRO), José Boto já trabalhou ao lado de Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo, no Benfica (POR). No time português, Boto cresceu na carreira e se tornou coordenador de scouting em 2010, posição que ocupou até 2018.

Logo depois de deixar o Benfica, Boto acertou contrato com Shakhtar (UCR), no qual seguiu como diretor de scouting, integrando uma gestão vitoriosa. A equipe ucraniana venceu o Campeonato Ucraniano em duas oportunidades enquanto José Boto trabalhava no clube.

ESTILO DE JOGO PREFERIDO DE JOSÉ BOTO

José Boto, inclusive, gosta de um estilo de jogo parecido com a filosofia do Flamengo. Em entrevista ao jornal espanhol Marca, na época que estava no Shaktar, o dirigente comentou sobre o ‘ataque’ ao mercado de transferências e o jeito que gosta de ver as equipes no qual trabalha jogar.

No Shakhtar, estou como um peixe na água, porque gosto de futebol ofensivo e criativo, o que encontrei aqui na Ucrânia. A parte física também é importante, mas gostamos muito mais da parte cognitiva e da qualidade técnica. Buscamos um entendimento notável do jogo para expressar essa qualidade -, comentou, antes de finalizar:

No Benfica, dependíamos muito das ideias dos treinadores e muitas vezes tínhamos que mudar um pouco o que buscávamos, porque não havia um modelo de jogo de jogo definido. Mas havia algo que era fixo. O Benfica era um clube vendedor e deveria captar jogadores com possibilidade de transferência futura. Ser atrativo para os grandes mercados e não tanto obedecer a um estilo de jogo, como fazemos agora no Shakhtar -, disse.

BOTO TEM O DESEJO DE TRABALHAR NO BRASIL

Vale destacar que José Boto admitiu diversas vezes o desejo de trabalhar no futebol brasileiro. O dirigente já foi especulado no Flamengo em 2022. Na ocasião, o nome do profissional apareceu como um possível ‘braço direito’ de Marcos Braz. Porém, as conversas entre o Rubro-Negro e o português não avançaram.

Ver comentários

  • Muito bom. Tipo de profissionalismo que precisamos, Flamengo tem essas características e se ele potencializar elas sera otimo.

    • Se não bastasse ser bom, vai substituir uma íngua chamada Brás...