Flamengo estreia no Mundial de Clubes no dia 16 de junho, contra o Espérance (TUN)
Mesmo que a temporada 2025 ainda não tenha iniciado, a torcida rubro-negra já está esperando ansiosamente pelo Mundial de Clubes 2025. Zico, maior ídolo da história do Flamengo, afirmou que acredita que o Mengão possui chances de vencer o torneio. Além disso, o eterno camisa 10 ‘alfinetou’ os profissionais que estão reclamando do calendário extenso.
— Eu acho que o Flamengo tem sim (chances de ganhar o Super Mundial). Você hoje tem alguns times diferenciados. Mas, por exemplo, eu acho que se o Fluminense pegasse o City que está jogando hoje, a possibilidade era muito maior de vencer. Teria jogo — iniciou Zico.
— Competições desse nível são sempre importantes. Que não acabem com o calendário. Que depois não venham reclamar do calendário, ‘ah, por causa disso, daquilo’. Só um que ganha. O futebol brasileiro vive de todos os clubes. Tem que ter data para todos. Eu já fiz num ano 81 jogos. Esse negócio de jogo não é de hoje. E estamos lá, cumpria — acrescentou o ídolo máximo do Flamengo.
ESTREIA DO FLAMENGO
A trajetória do Mengão iniciará no dia 16 de junho, quando o Flamengo encara o Espérance (TUN), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. Quatro dias depois, o Rubro-Negro duela com o Chelsea (ING) no mesmo estádio. Por fim, o Mengão encerra a fase de grupos contra o León (MEX), no dia 24, no Camping World Stadium, em Orlando.
ZICO DEVE REPRESENTAR O FLAMENGO
Novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista convidou Zico para ser o chefe de delegação do Mengão durante o Mundial de Clubes da FIFA. Assim, o eterno camisa 10 ainda não deu a resposta definitiva, mas a expectativa é de que o ídolo histórico do Fla represente o Mais Querido no campeonato internacional.
MUNDIAL DE CLUBES 2025
Por fim, o novo torneio da FIFA terá início no dia 15 de junho de 2025, com final marcada para 13 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Iorque. O Flamengo está na competição por ter vencido a Copa Libertadores da América de 2022. Além do Rubro-Negro, outros cinco clubes da América do Sul jogarão o torneio: Fluminense, Botafogo, Palmeiras, Boca Juniors (ARG) e River Plate (ARG).
Volto a indicar que as posições do Galinho sobre isso ou aquilo, algumas vezes são questionáveis. Por isso, penso que pedir opiniões a ele sobre jogadores, política de clube, estratégia disso ou daquilo, é jogá-lo numa roubada.
Deixemos o Galinho em seu posto para admiração.
Zico às vezes parece que parou no tempo. Acha que o modelo do futebol de sua época de jogador ainda é plenamente aplicável.
Não dúvida nenhuma de que o time de 81 tinha um preparo físico acima da média. Não lembro se a equipe foi preparada pelo Francalacci (que era o cara planejamento fora de série. Foi ele que preparou o Zico franzinho para se tornar um jogador que disputava divididas). Não foi à toa que saiu de uma pancadaria na finalíssima contra o Cobreloa e jogou muito mais do que os superatletas do Liverpool, aplicando uma goleada de 3 a 0, podendo ter feito mais.
Atualmente, apesar de eu não concordar, com a porradaria e a não marcação de faltas claras, consideradas moderadas e não marcadas, come solta, em campo.
Em seu tempo, o próprio Galinho tomou um pancadão covarde do Márcio Nunes, encomendado pelo ex-zagueiro Moisés, e por pouco não parou de jogar definitivamente. Isto não acontecia a toda hora.
Hoje, estas pancadas são mais frequentes e nem sempre são punidas. Os pisões que entortam tornozelos, acontecem aos montes. O futebol passou a ser muito mais disputado de forma ríspida. Jogar mais de 70 partidas num ano, é bem difícil.