O elenco do Flamengo se reapresentou no Ninho do Urubu na última quarta-feira (08), e o diretor José Boto aproveitou a oportunidade para conversar com a imprensa. Durante a coletiva, o português esclareceu questões importantes e deu fortes recados sobre o futuro do futebol do Fla na gestão Bap. Dentre eles, o Coluna do Fla decidiu destacar três pontos principais.
Em gestões anteriores, os presidentes eram figuras diretamente ativas no cotidiano do futebol. Contudo, segundo José Boto, a presença de Bap neste setor será pontual.
“Quem reporta direto ao presidente sou eu. Essa é a primeira vez que um presidente não estará na chegada dos jogadores. Não levem como arrogância, é a forma de trabalhar”, disse José Boto.
Vale destacar, aliás, que a declaração do dirigente converge com o discurso de Bap antes mesmo da eleição do Flamengo. Afinal, quando ainda era candidato, Bap afirmou: “O que eu pretendo é fazer um conselho consultivo, como em uma grande empresa, e essas pessoas não terão influência no dia a dia. Esse é o maior problema de amadorismo que a gente enfrenta.”
Desde a chegada ao Flamengo, José Boto tem feito elogios ao elenco da equipe. Sendo assim, o diretor se prepara para assédio de outros clubes, no entanto, não pretende vender atletas. Atualmente, a ideia é de que jogadores importantes só serão negociados em caso de propostas ‘fora da curva’.
– Não está nos nossos planos vender nenhum jogador fundamental, a não ser que seja uma loucura. Daquelas (propostas) que não se pode negar. A ideia é agregar alguns poucos jogadores, para que o elenco seja mais forte -, afirmou Boto.
Questionado sobre os principais focos do Flamengo na temporada, Boto foi franco ao falar do Super Mundial. De acordo com o português, o Fla não pode tratar a competição como principal ambição da temporada. Contudo, é certo que o Rubro-Negro chegará ao torneio para ser competitivo.
Além disso, o diretor também deixou claro que a grande meta do Flamengo no futebol será conquistar o Brasileirão. Junto a isso, Boto também abordou a disputa da Supercopa do Brasil, no início de fevereiro, contra o Botafogo.
– Não podemos entrar numa temporada pensando que o auge vai ser o Mundial. O foco principal tem que ser vencer o Brasileirão. Mas o foco imediato é a Supercopa, no dia 02 de fevereiro. Vai chegar a hora de falar do Mundial, e obviamente não vamos para passear. Vamos para competir.
Apesar da mudança na diretoria, o Flamengo vai realizar atividade similar à que fez na pré-temporada de 2024. Isso porque, o time iniciará o Campeonato Carioca com equipe alternativa. Enquanto isso, os principais nomes do plantel vão aos Estados Unidos, para iniciar a preparação. A viagem está marcada para o próximo dia 11, e o primeiro jogo acontece em 19, contra o São Paulo.