Destaque

Palmeiras e São Paulo soltam nota oficial e criticam postura do Flamengo em ‘polêmica’ com a Libra

Compartilhe

Flamengo entrou com ação judicial contra a Libra


O Flamengo, por meio de ação judicial, conseguiu ‘travar’ parte da verba dos direitos de transmissão do acordo entre a Libra e a Globo. Desse modo, alguns clubes não ficaram satisfeitos com a atitude do Mengão. Palmeiras e São Paulo, inclusive, soltaram nota oficial se pronunciando sobre o caso.

Veja nota oficial do Palmeiras:

A Sociedade Esportiva Palmeiras manifesta repúdio à conduta da atual gestão do Clube de Regatas do Flamengo, que, por meio de liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, travou o repasse de R$ 77 milhões referente a uma das parcelas do contrato firmado entre a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e a TV Globo sobre os ganhos com o pay-per-view.

Ao obstruir de forma contraditória e indevida o fluxo desses recursos, a estratégia do clube carioca se revela predatória e torpe, pois busca asfixiar financeiramente as demais instituições que constituem o bloco, algumas delas em situação de dificuldade, a fim de subjugá-las e extrair ainda mais benefícios individuais.

Cabe ressaltar que o Palmeiras tem lugar de fala para se manifestar sobre o tema; afinal, além de equilibrado economicamente, seria um dos beneficiados diretos caso prosperasse a alteração pleiteada pela atual gestão do Flamengo. Entretanto, o Palmeiras compreende que não joga sozinho e, por isso, defende o crescimento coletivo do futebol brasileiro.

A postura prepotente e dolosa da atual gestão do Flamengo, infelizmente, não surpreende. Trata-se do mesmo grupo político que, no início do ano, recusou-se a assinar o manifesto da Libra que cobrava providências no combate ao racismo nos gramados sul-americanos.

Clube brasileiro com mais títulos nacionais, o Palmeiras trabalha pela construção de um futuro sustentável para todos. Confiamos que a Justiça do Rio de Janeiro logo perceberá as reais intenções por trás das ações do Flamengo – inclusive concluindo que os prejudicados pela liminar foram, na verdade, os demais clubes da Libra – e restabelecerá a legalidade do acordo vigente entre o grupo e a TV Globo, de modo a preservar o espírito de cooperação que deve nortear o esporte”, disse o Palmeiras.

Veja nota oficial do São Paulo:

O São Paulo Futebol Clube vem por meio desta manifestar o seu repúdio à conduta da gestão do Clube de Regatas do Flamengo. Mesmo após assinar o acordo com a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e a TV Globo, travou o repasse de R$ 77 milhões referente a uma das parcelas dos direitos de transmissão e pay-per-view por meio de liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A atual gestão do Flamengo parece não compreender que é responsável pelos contratos herdados. Até porque a enorme história do Clube carioca foi construída ao longo dos anos, e não pelos atuais mandatários.

A atitude do Flamengo não é condizente ao seu passado grandioso e tem como intenção atrapalhar financeiramente o futebol brasileiro, sendo que os clubes necessitam desta verba para o custeio.

Confiamos que a Justiça do Rio de Janeiro saberá avaliar com correção e imparcialidade a atitude do clube carioca.

O que disse o Flamengo?

Vale destacar que o Flamengo se manifestou sobre a ação judicial aberta contra a Libra. No pronunciamento, o clube desmentiu a organização que teria prometido justiça na divisão da receita de transmissão referente à audiência, equivalendo a 30% do total.

Quais os impactos da ação do Flamengo?

Por conta da ação judicial movida pelo Flamengo, parte do dinheiro de contrato da TV está travado, sendo um montante de R$ 77 milhões. Além disso, se o bloqueio prevalecer até o final do ano, significa que cerca de R$ 230 milhões ficarão em discussão na Justiça.

Desse modo, os clubes da Libra não receberão a verba dos direitos de transmissão da Globo até a situação ser resolvida. Vale ressaltar que, além do Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Bahia, Grêmio, Vitória, Atlético-MG e Red Bull Bragantino formam o grupo.

O que revolta o Flamengo sobre a divisão da cota?

De acordo com o plano dos demais clubes da Libra, a ideia era dividir de forma igual os valores em relação à audiência. No entanto, o Flamengo não acha justa essa fórmula e citou até o exemplo de uma partida com o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão.

A lógica da diretoria do Flamengo é a seguinte: em um confronto entre os times, a grande maioria dos telespectadores será rubro-negra. Então, não seria justo o Bragantino receber o mesmo valor, já que o Mengão é a grande atração do embate.

Notícias recentes

  • Destaque

Histórico! Vini Jr se iguala a lendas da Seleção Brasileira após gols na Copa do Mundo

Vini Jr. fez dois gols pelo Brasil contra a Escócia na terceira rodada da fase…

24/06/2026
  • Destaque

Vini Jr ‘cala’ Ancelotti e relembra deboche de técnico da Seleção Brasileira: “Disse que era impossível”

Vini Jr marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia e…

24/06/2026
  • Destaque

Vini Jr destrói Escócia, Brasil vence e garante 1ª posição do grupo na Copa do Mundo

Vini Jr marcou duas vezes na vitória do Brasil sobre a Escócia nesta quarta-feira (24)…

24/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Vini Jr. marca 2 gols do Brasil x Escócia; veja gols

Seleção Brasileira enfrenta Escócia no Hard Rock Stadium, nos Estados Unidos O primeiro gol do…

24/06/2026
  • Notícias

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

Quatro jogadores do Flamengo estão à disposição do Brasil contra a Escócia A bola vai…

24/06/2026
  • Destaque

Quem será o adversário do Brasil na 2ª fase da Copa do Mundo?

Brasil espera por Holanda, Japão ou Suécia A Seleção Brasileira garantiu a primeira colocação do…

24/06/2026