Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

A divergência de Botafogo, Vasco e Fluminense na votação pela redução de estrangeiros no futebol brasileiro

Coluna do Fla
Coluna do Fla
Publicação: 22/09/2026
Nenhum comentário
Atualização: 23/09/2026
Compartilhar
Foto: Divulgação/CBF

Trio carioca soma mais jogadores estrangeiros do que o Flamengo, mas apoiou a medida aprovada pela CBF


A votação na CBF sobre a redução gradual de estrangeiros no Brasileirão expôs uma contradição entre os clubes cariocas. Botafogo, Vasco e Fluminense votaram a favor da medida, mesmo com elencos que reúnem mais jogadores estrangeiros do que o do Flamengo. Contudo, o Rubro-Negro foi o único representante do Rio de Janeiro a votar contra a decisão.

QUANTOS ESTRANGEIROS TÊM OS CLUBES CARIOCAS?

O Botafogo lidera o número de gringos entre os times do Rio, com 12 jogadores estrangeiros no elenco. Na sequência, aparecem Flamengo e Vasco, ambos com dez atletas na mesma condição. Já o Fluminense soma nove estrangeiros contratados. Assim, os quatro clubes cariocas somam, ao todo, 41 jogadores estrangeiros.

COMO OS CARIOCAS VOTARAM NA REDUÇÃO DE ESTRANGEIROS?

Mesmo com esse número elevado de gringos, Botafogo, Vasco e Fluminense apoiaram a redução gradual aprovada pela CBF. Dessa forma, o trio carioca contribuiu diretamente para a aprovação de uma regra que, no futuro, também vai limitar os próprios elencos. O Flamengo, por outro lado, rejeitou a proposta na assembleia com os demais clubes da Série A e da Série B.

QUAIS OUTROS CLUBES VOTARAM CONTRA A REDUÇÃO?

Além do Flamengo, apenas Bahia e Londrina se posicionaram contra a redução de estrangeiros. Portanto, o Rubro-Negro integrou um grupo de apenas três clubes contrários à mudança em todo o país. Mesmo assim, a posição isolada entre os cariocas reforça o contraste com Botafogo, Vasco e Fluminense.</p>

O QUE ESSA CONTRADIÇÃO REVELA?

A decisão de Botafogo, Vasco e Fluminense chama atenção justamente pelo tamanho dos próprios elencos estrangeiros. Afinal, os três clubes já formaram grupos internacionais robustos antes da aprovação da nova regra. Entretanto, ao votar pela redução, o trio dificulta a montagem de elencos parecidos por parte de outras equipes nos próximos anos.

A regra aprovada pela CBF reduz o número de estrangeiros relacionados por partida, não o total de contratos do elenco. Assim, Botafogo, Vasco e Fluminense preservam boa parte da vantagem já construída, enquanto times menores perdem a chance de repetir o mesmo caminho no futuro. De qualquer forma, a votação carioca reforça a percepção de que a mudança favorece quem já está estabelecido no novo modelo.

Ainda assim, o Flamengo optou por um caminho diferente ao votar contra a redução. No entanto, a decisão do clube passa mais pela defesa de um mercado aberto do que pela preservação de um privilégio já conquistado, segundo a própria fala pública de dirigentes ligados ao Rubro-Negro sobre o tema.

O QUE DISSE JOSÉ BOTO AO COLUNA DO FLA SOBRE O TEMA?

— Como estrangeiro, que trabalha no Brasil, mas que já trabalhou em outras ligas, vou dar a minha opinião, embora respeite, como é óbvio, quem fez esses estudos. Não me parece que essa medida vá ajudar o futebol brasileiro, antes, pelo contrário, vai pôr a liga mais fraca, porque os jogadores vão continuar saindo —, disse Boto.

— Os melhores jogadores vão continuar a sair para a Europa muito novos, e os clubes não tendo a possibilidade de reter esses jogadores de valor, vão ter que jogar com jogadores com menos valia, e isso vai baixar a qualidade da liga brasileira —, acrescentou o dirigente português.

 

Assuntos:BotafogocbfflaFlamengoFluminenseúltimas FlaVasco
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Situação complica para Filipe Luís no Monaco após nova derrota no Campeonato Francês

2 4

Grêmio vence Atlético-MG pela Copa do Brasil; time de Renato Gaúcho é próximo adversário do Flamengo

8
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | ELE DE NOVO! Samuel Lino castiga o Vasco pela 2ª vez e amplia goleada do Flamengo no clássico

8
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Luiz Henrique contratado? Veja a resposta do atacante do Zenit sobre jogar no Flamengo

13 55

Ex-técnico do Flamengo, Zé Ricardo acerta com time promovido à Série B

7 2
Brasileirão

Brasileirão: veja a programação do Flamengo para enfrentar o Grêmio

5

Flamengo joga antes do Palmeiras e tem chance de abrir 6 pontos de vantagem no Brasileirão

44 2
Libertadores

Flamengo corre risco de ser punido pela Conmebol por atitude em jogo da Libertadores

4 17

Paquetá deixa jogo contra o Vasco com dores no joelho e preocupa Flamengo na reta final da temporada

7 11
Comentários Recentes
  1. Sidney em “Quando o grupo está forte, é difícil ganhar do Flamengo”, diz Emerson Royal após goleada sobre o Vasco

    Top top jogo hoje

  2. Sidney em “Quando o grupo está forte, é difícil ganhar do Flamengo”, diz Emerson Royal após goleada sobre o Vasco

    Mengao e outro patamar

  3. Marcelo Pereira em Comentarista da Globo vê fim de ano “melancólico” para o Flamengo mesmo com título do Brasileirão

    Melhor torcer para o Corinthians.

  4. Eduardo em Flamengo contesta vaga na final Libertadores, mas Conmebol já discute ingressos com Palmeiras e Estudiantes, diz detentora da transmissão

    O esquema já está montado. Não tem o que fazer.

  5. Eduardo em Flamengo contesta vaga na final Libertadores, mas Conmebol já discute ingressos com Palmeiras e Estudiantes, diz detentora da transmissão

    Diante disso, parece tudo já resolvido. Já está tudo confabulado pra isso.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo