Homem vendeu anel com símbolo do Flamengo sem autorização do clube
A juíza Ana Beatriz Brusco, da 9ª Vara Cível de Brasília, condenou, no dia 11 deste mês, o dono de um site a pagar R$ 10 mil ao Flamengo. Isso porque o condenado vendeu um anel masculino com o símbolo do Mengão, que não autorizou.
Então, o Mais Querido acionou a Justiça para proteger a marca de característica exclusiva do clube. Leonardo Marto argumentou que promoveu a imediata retirada do produto do site Brilhe Pratas, o que para a magistrada não apaga a venda anterior. O Coluna do Fla tirou as informações da sentença publicada no site do TJDFT.
Como a Justiça o puniu?
Além da indenização, a Justiça proibiu o Leonardo de produzir, vender, manter estoque ou expor à venda produtos sem o devido licenciamento com a marca do Flamengo. Contudo, o dono do Brilhe Pratas ainda pode entrar com recurso.
Essas são situações raras?
Na verdade, o Rubro-Negro lida com situações assim constantemente. Em novembro de 2025, por exemplo, a 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro condenou a BetFla por uso indevido da marca rubro-negra.
Isso porque o Mais Querido acusou a casa de apostas de aproveitamento parasitário. Assim, a Justiça acatou a denúncia do clube, que deveria receber R$ 50 mil da empresa por cada dia que o nome fosse usado.
O Flamengo tem derrotas na Justiça?
Nem sempre o Rubro-Negro tem resultados positivos no âmbito judicial. Isso porque, no início deste mês, o Mais Querido foi condenado a pagar valor milionário a Pará. O ex-lateral direito deve receber R$ 4 milhões em direitos trabalhistas relacionados ao período em que atuou entre 2015 e 2019.
Como está o Flamengo em campo no momento?
Nove jogadores do elenco rubro-negro estão na disputa da Copa do Mundo. O restante, porém, retornou do recesso na última sexta-feira (19). Os comandados de Leonardo Jardim viajarão para Portugal para uma preparação.
Em julho, o Mais Querido fará uma intertemporada com três amistosos em solo português. Então, River Plate (ARG), Lausanne-Sport (SUI) e Benfica (POR) são os adversários do Rubro-Negro.
Assim, o Fla sentirá pouca falta de ritmo quando os compromissos oficiais retornarem. O Rubro-Negro está em segundo lugar no Brasileirão e classificado para as oitavas de final da Libertadores.


























