Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

A decisão radical do Flamengo contra empresários do futebol e a repercussão na CBF

Pedro Paulo Catonho
Pedro Paulo Catonho
Publicação: 19/07/2026
Nenhum comentário
Atualização: 20/07/2026
Compartilhar
Fotos: Divulgação/Flamengo

Flamengo adia pagamento de comissões, gera reação de empresários e caso chega à CBF


A decisão do Flamengo de reprogramar o pagamento de comissões a empresários provocou forte repercussão no mercado do futebol. A medida fez com que a Associação Brasileira de Agentes de Futebol (Abaf) recorresse à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), defendendo que os agentes também sejam contemplados pelo Sistema de Sustentabilidade Financeira, conhecido como fair play financeiro, criado pela entidade nesta temporada.

O episódio ganhou ainda mais destaque porque envolve o clube que, historicamente, é apontado como um dos mais sólidos financeiramente do país. Apesar da repercussão, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi direto ao comentar o assunto: “Quem não está satisfeito, não faz negócio com o Flamengo”.

POR QUE A ABAF LEVOU O CASO À CBF, ENTÃO?

A Abaf encaminhou um ofício ao presidente da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (Anresf), Caio Resende, solicitando que os empresários passem a integrar oficialmente o sistema de fair play financeiro administrado pela CBF.

O documento, assinado pelo presidente da entidade, Jorge Moraes, recebeu o apoio de 41 agentes de futebol. No texto, a associação utiliza a situação envolvendo o Flamengo como exemplo da necessidade de ampliar a proteção aos empresários.

Segundo a Abaf, o caso ganha maior relevância justamente por envolver um clube reconhecido pela estabilidade financeira. Para a entidade, isso demonstra que o problema pode atingir qualquer negociação no futebol brasileiro.

O QUE MUDA SE O PEDIDO DOS EMPRESÁRIOS FOR ACEITO, AFINAL?

Atualmente, empresários que não recebem valores acordados podem recorrer à Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), da CBF, ou buscar a Justiça Comum para cobrar os débitos. Caso a Anresf passe a reconhecer oficialmente os agentes como credores aptos a denunciar inadimplências, a situação muda de patamar. Além da cobrança financeira, clubes que descumprirem obrigações poderão ficar sujeitos a sanções esportivas previstas pelo regulamento do fair play financeiro.

A reivindicação da Abaf, vale destacar, não surgiu agora. A entidade já buscava espaço no novo sistema desde a criação da agência reguladora, mas reforçou o pleito após a decisão administrativa adotada pelo Flamengo.

PORTANTO, QUAL FOI A JUSTIFICATIVA APRESENTADA PELO FLAMENGO?

Nos últimos dias, o departamento responsável por negociações e contratos do Flamengo encaminhou comunicados aos empresários informando uma reorganização no cronograma de pagamentos. Nas mensagens, o clube afirma que identificou a necessidade de renegociar e reprogramar parte das comissões previstas até o fim de 2026. Tradicionalmente, o Rubro-Negro trabalha com o pagamento de 7% sobre o valor das negociações realizadas.

Em outro comunicado enviado aos representantes, o Flamengo informou que as comissões ainda pendentes em 2026 serão transferidas para 2027. Entretanto, o clube não apresentou um novo calendário para a quitação desses valores, o que aumentou a preocupação entre os agentes envolvidos nas operações.

O QUE DISSE BAP SOBRE O ASSUNTO, PORTANTO?

– É possível (renegociação) porque em alguns casos a gente entende que as condições não eram necessariamente adequadas. A vantagem é o seguinte: como o Flamengo paga, tem credibilidade na praça. Pergunta para esse empresário se ele está recebendo de todo mundo em dia? Ou se ele está recebendo? Ele sabe que não —, disse Bap, em entrevista recente ao jornalista Venê Casagrande.

— Quem não está satisfeito, não faz negócio com o Flamengo. Pode fazer negócio com os outros clubes, não tem problema. Agora, alguns contratos, alguns negócios que foram feitos com o Flamengo, algumas condições que o Flamengo aceitou contratualmente e não nos parecem razoáveis, nós temos, sim, buscado renegociar. Faz parte, é do jogo –, acrescentou.

Assuntos:AlmadaflaFlamengonoticias do flamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Pedro Paulo Catonho
Editor Assistente
Seguir
Pedro Paulo Catonho é um jornalista com experiência em assessoria de imprensa e mídia tradicional. Trabalha na área de esportes desde 2010. Já atuou como setorista de clubes de Pernambuco e do Amazonas e, desde 2022, está no Coluna do Fla. Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo em 2014 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Passagens por Lance!, Diário do Amazonas, assessoria de um clube do Recife, órgãos públicos e agências de comunicação.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo e Chapecoense voltam a se enfrentar no Brasileirão após 5 anos; relembre último jogo

1

Botafogo anuncia contratação do goleiro Gabriel Batista, ex-Flamengo

3 6
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Gols do Flamengo: Pedro, Lorran e Bruno Henrique marcam para o Rubro-Negro contra o Olimpia; veja vídeos

25 4
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

O Flamengo pode salvar o Atlético de Madrid novamente? O que diz famoso jornal espanhol sobre a negociação por Almada

3 3

Alvo do Flamengo no mercado, Almada se envolve em briga após final da Copa do Mundo

1 10
Brasileirão

Flamengo define meta para diminuir vantagem do Palmeiras no Brasileirão

Entre voos e treinos: a programação do Flamengo para encarar Chapecoense e São Paulo pelo Brasileirão

7 1
Libertadores

“Argentina homenageou Palmeiras”: título da Copa do Mundo da Espanha rende brincadeiras entre torcedores do Flamengo

48 8

A parcial de ingressos vendidos para jogo do Flamengo x Cruzeiro, pela Libertadores

20 10
Comentários Recentes
  1. Josefla em Como está a situação de De La Cruz no Flamengo? Veja a apuração do Coluna do Fla

    Na Copa com o Uruguai o Dela Cruz jogou e correu como se não tivesse nada, pq no Flamengo ele…

  2. Beto em Jorge Carrascal se reapresenta ao Flamengo neste sábado

    Tem é que vender urgente esse arr0mbad0 do car@lh0

  3. WANDER em Quanto o Flamengo vai receber pela venda de João Gomes ao Aston Villa? Checamos!

    Legal o valor em reais, mas em euros 5,6 milhões.

  4. Silva em Jorginho confirma ligação de Filipe Luís, mas descarta saída do Flamengo

    "o treinador ligou para Jorginho, volante do Flamengo, PARA TENTAR LEVAR O JOGADOR" Quem foi que disse que ele tentou…

  5. Joãozinho Trepidação em Clube do exterior acerta salários com Pulgar e sinaliza que pagará multa ao Flamengo

    Mais uma varada da diretoria. Se não bastasse a venda do IAGO para o Orlando City, por 7,3 milhões de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo