Camisa 10 fraturou o punho esquerdo pelo Uruguai e passa pela segunda cirurgia de 2026
Arrascaeta desembarca no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (30), com chegada prevista para as 16h (horário de Brasília). O meia volta da Data FIFA com uma fratura no punho esquerdo e passará por cirurgia já na manhã de quinta (01).
Segundo nota oficial divulgada pelo Flamengo, o uruguaio será internado na manhã de quinta-feira (01) para os últimos exames pré-operatórios. Logo depois, os médicos farão o procedimento. De acordo com apuração do Coluna do Fla sobre detalhes da cirurgia, a operação deve começar no início da tarde.
O clube também definiu quem conduzirá a cirurgia. No comunicado, o Flamengo detalhou: “A cirurgia para corrigir uma fratura no punho esquerdo, sofrida no amistoso entre Uruguai e Coreia do Sul, será realizada logo após. Fernando Sassaki, chefe do Departamento Médico do Fla, comandará o procedimento ao lado de Roberto Feres, especialista nesse tipo de lesão.”
Como Arrascaeta fraturou o punho pelo Uruguai?
A lesão aconteceu na segunda-feira (28), durante a vitória do Uruguai por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, em Seul. Sem disputa de bola, Arrascaeta escorregou no gramado e apoiou a mão esquerda para amortecer a queda.
Até ali, o camisa 10 já havia marcado um gol e dado uma assistência. Entretanto, as dores obrigaram o técnico Diego Forlán a substituí-lo aos 32 minutos do segundo tempo.
Exames feitos ainda na Coreia do Sul confirmaram a fratura e a indicação cirúrgica. Por isso, o Flamengo pediu o retorno imediato do jogador ao Brasil, com aval de Sassaki, para reavaliá-lo antes da operação.
Quando Arrascaeta volta a jogar pelo Flamengo?
Oficialmente, o Flamengo ainda não estabeleceu prazo de recuperação. O tempo de afastamento dependerá da técnica usada na cirurgia e da evolução do meia nas semanas seguintes.
Nos bastidores, porém, as primeiras projeções já circulam. Segundo a ESPN, o departamento médico rubro-negro trabalha com cerca de seis semanas de afastamento. Além disso, o Coluna do Fla apurou que o clube vê com pessimismo uma volta antes desse período.
Uma estimativa mais cautelosa veio do fisioterapeuta Nelson Marques. Em entrevista ao Coluna do Fla sobre a fratura no punho, ele classificou o quadro como uma fratura de Colles e projetou recuperação entre 60 e 90 dias. Ainda assim, o especialista ressaltou que o prazo varia conforme idade, gravidade e técnica cirúrgica.
Dessa forma, o planejamento interno aponta para outro cenário. Conforme apuração do Coluna do Fla, a diretoria trabalha com a possibilidade de contar com o meia apenas numa eventual final da Libertadores.
Jogos que Arrascaeta pode perder
O desfalque já é certo contra o Santos, no dia 8 de outubro, na Vila Belmiro. Além disso, Arrascaeta deve ficar fora dos 2 jogos da semifinal da Libertadores contra o Estudiantes (ARG).
Se o prazo de seis semanas se confirmar, o uruguaio ficaria fora de pelo menos 8 partidas já agendadas. Veja o calendário do Flamengo confirmado pela CBF e os compromissos da Libertadores no período:
- 08/10 – Santos x Flamengo – Brasileirão – Vila Belmiro
- 11/10 – Flamengo x Fluminense – Brasileirão – Maracanã
- 15/10 – Estudiantes (ARG) x Flamengo – Libertadores – La Plata
- 18/10 – Bahia x Flamengo – Brasileirão – Arena Fonte Nova
- 22/10 – Flamengo x Estudiantes (ARG) – Libertadores – Maracanã
- 26/10 – Flamengo x Atlético-MG – Brasileirão – Maracanã
- 29/10 – Vasco x Flamengo – Brasileirão – local a definir
- 04/11 – Flamengo x Grêmio – Brasileirão – Maracanã
A ausência chega num momento decisivo da temporada. Antes da Data Fifa, o time assumiu a liderança do Brasileirão com 60 pontos, 3 à frente do Palmeiras. Enquanto isso, segundo o Estadão, Carrascal surge como uma das opções para ocupar a armação.
Segunda fratura de Arrascaeta em 2026
A lesão no punho é a segunda fratura do meia na temporada. Em 29 de abril, Arrascaeta fraturou a clavícula direita contra o Estudiantes (ARG), no Estádio UNO, pela fase de grupos da Libertadores.
Naquela ocasião, o uruguaio caiu sobre o ombro após choque com Piovi, ainda no primeiro tempo. No dia seguinte, ele passou por cirurgia no Rio e recebeu placa e parafusos na clavícula.
Agora, o drama volta a cruzar o caminho do mesmo adversário. Desta vez, porém, o confronto com o Estudiantes (ARG) vale vaga na final continental, e o camisa 10 deve acompanhar os 2 jogos de fora.
