Confira os destaques do Flamengo neste 14 de outubro
O Coluna do Fla reuniu as notícias de maior repercussão do Flamengo nesta quarta-feira (14). O assunto principal é o último treino antes da ida da semifinal da Libertadores. Leonardo Jardim comanda a atividade na região de Buenos Aires e confirma o time que enfrenta o Estudiantes (ARG).
Fora de campo, porém, a briga pelo Maracanã continua. A concessionária formada por Flamengo e Fluminense levou o caso ao Superior Tribunal de Justiça. Além disso, um candidato à presidência do Peñarol (URY) mirou Arrascaeta e De la Cruz, e Léo Ortiz celebrou o nascimento da primeira filha.
Leonardo Jardim define o time em último treino na Argentina
O Flamengo treina nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), no CT do Defensa y Justicia (ARG), em Zeballos. O horário local coincide com o de Brasília. Como de costume, os jornalistas acompanham apenas cerca de 15 minutos da sessão.
A delegação desembarcou na Argentina na tarde de terça-feira (13). Até aqui, a tendência é que Jardim mantenha a base que venceu o Fluminense por 1 a 0, no domingo (11). Ainda assim, o treinador só confirma os 11 iniciais nesta atividade.
O técnico terá 5 desfalques em La Plata. Arrascaeta se recupera de cirurgia no punho esquerdo, enquanto Danilo operou duas fraturas na mandíbula. Jorginho, por sua vez, cumpre suspensão automática. Já Ayrton Lucas e Evertton Araújo superaram lesões na coxa, mas ainda buscam ritmo de jogo.
Sem Danilo, Vitão vira a primeira alternativa para a zaga. O defensor, contudo, não entra em campo desde 29 de julho, um intervalo de 14 partidas. Léo Ortiz, Léo Pereira e João Victor completam as opções do setor.
O roteiro repete a campanha de 2025. Naquela temporada, o Flamengo treinou no mesmo CT antes de eliminar o Estudiantes (ARG) nas quartas de final. Depois, conquistou o tetracampeonato da Libertadores.
Técnico do Estudiantes foca só no jogo de ida
Do outro lado, Alexander Medina evitou projetar a volta no Maracanã. O uruguaio considera os dois jogos completamente diferentes. Por isso, pediu concentração total na partida desta quinta-feira, no Estádio UNO.
O treinador aposta na experiência de Marcos Rojo. Aos 36 anos, o zagueiro deixou o Racing (ARG) e voltou ao clube que o revelou. Além disso, a chegada resolve uma carência imediata. Afinal, Tomás Palacios e Leandro González Pirez cumprem suspensão na ida.
Joaquín Correa, ex-Botafogo, ainda é dúvida para começar jogando. O atacante se lesionou há quase 30 dias, mas já participa das atividades. Em seguida, Medina fez uma promessa à torcida argentina:
“Meus jogadores vão estar à altura da camisa e da história do Estudiantes”
Briga pelo Maracanã chega ao STJ
A Fla-Flu Serviços S.A. apresentou ao STJ um pedido de suspensão de segurança. O objetivo é impedir Vasco x Boca Juniors (ARG) no Maracanã, em 20 de outubro. O caso caiu com o presidente do tribunal, ministro Luis Felipe Salomão.
A distribuição chamou atenção por causa de um parentesco. Salomão é tio de Paulo Salomão, ex-vice-presidente geral do Vasco na gestão Pedrinho. O advogado deixou o cargo em dezembro de 2025.
Enquanto isso, o Vasco venceu o Boca Juniors (ARG) por 1 a 0 na terça-feira (13), na Bombonera. Adson marcou o gol no primeiro tempo. Assim, o time cruz-maltino joga pelo empate na volta.
A concessionária sustenta a tese no gramado, trocado entre 29 de setembro e 3 de outubro. Afinal, o Flamengo recebe o Estudiantes (ARG) no mesmo estádio em 22 de outubro. Dessa forma, o Maracanã teria dois jogos separados por cerca de 48 horas.
Diretor de futebol do Flamengo, José Boto deixou o tema jurídico com a presidência. Mesmo assim, rebateu o presidente do Vasco, que classificou a disputa como “covardia”:
“Essa questão do Vasco eu deixo para a diretoria, para o presidente. É óbvio que nos preocupa o gramado e também… Eu preparar a casa, pagar a casa e outra pessoa pegar a casa para fazer uma festa. Preocupa um pouco”
Candidato no Peñarol promete buscar Arrascaeta e De la Cruz
O advogado Pablo Schiavi disputa a presidência do Peñarol (URY) e prometeu investir nos 2 uruguaios do Flamengo. Ele deu a declaração ao programa Punto Penal. Na mesma lista, citou Miguel Merentiel, do Boca Juniors (ARG):
“Vamos fazer até o impossível para que De Arrascaeta, De La Cruz e Merentiel venham para o Peñarol. Precisamos de um salto de qualidade”
A fala, entretanto, tem caráter de promessa de campanha. Schiavi não integra a atual diretoria, e a eleição acontece em 5 ou 12 de dezembro. Além disso, Arrascaeta e De la Cruz têm contrato com o Flamengo até o fim de 2028.
O caso de De la Cruz tem precedente recente. Em agosto, os representantes do meia descartaram publicamente a transferência para o clube uruguaio. Já Arrascaeta tem retorno previsto para o fim de novembro, após a fratura no punho.
