Reforço do Flamengo, atacante de 19 anos falou sobre as posições em que pode atuar com Jardim e outros temas
Recém-chegado ao Flamengo, o atacante Joaquín Freitas já demonstra total disposição para se adaptar rapidamente ao esquema rubro-negro. Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (01), no Ninho do Urubu, o argentino de 19 anos detalhou a polivalência que o credencia a ser o ‘coringa’ no ataque de Leonardo Jardim e projetou a semifinal da Libertadores diante do Estudiantes (ARG).
COMO LEONARDO JARDIM PRETENDE UTILIZAR O ATACANTE?
Joaquín Freitas atua como atacante. De qualquer forma, o argentino de 19 anos, pode exercer a função de centroavante ou segundo atacante, com mobilidade por todo o setor ofensivo. Entretanto, em relação à posição, o jovem se colocou à disposição de Leonardo Jardim.
— Eu sempre joguei de centroavante ou de ponta, mas também posso jogar aberto, por fora. Na última temporada, joguei mais por fora. Então, onde o técnico precisar de mim, vou estar com a melhor predisposição para dar tudo e fazer isso da melhor maneira -, afirmou Freitas.
JOGO CONTRA O ESTUDIANTES
Flamengo e Estudiantes se enfrentam no dia 15 de outubro, na Argentina, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. Sabendo da dificuldade de encarar equipes argentinas no mata-mata continental, o atacante projetou o confronto e destacou a motivação extra dos ‘hermanos’ em jogos contra times brasileiros.
— Eles têm uma motivação maior quando jogam contra equipes brasileiras e fazem partidas muito difíceis, muito físicas e muito disputadas. Correm muito, se entregam muito e isso, em geral, incomoda bastante algumas equipes. Vimos isso no jogo contra o Corinthians, mas temos que estar focados em nosso próprio jogo. Se fazemos as coisas bem, se fazemos o nosso jogo, temos sim grandes chances de avançar à final. Mais do que tudo, é preciso nos concentrar em nós mesmos e não tanto no rival -, afirmou Freitas.
O QUE FREITAS DISSE SOBRE A DATA FIFA?
Pouco após a chegada ao clube rubro-negro, o atacante ganhou uma importante aliada na adaptação: a Data FIFA. De acordo com o jogador, o período sem jogos oficiais tem sido fundamental para ajustar conceitos táticos que não podiam ser absorvidos com profundidade devido ao calendário corrido.
— Estão sendo muito importantes esses dias de Data FIFA para me acomodar no grupo, seguir conhecendo as ideias e terminar de ajustar alguns conceitos que talvez eu não tivesse adquirido antes, porque estava jogando muito seguido e não havia tantos treinos -, disse, antes de continuar:
— Esses dias estão sendo bons também para colocar o físico em dia. Estamos trabalhando muito duro e nos dedicando bastante para estar no melhor nível possível no que resta do ano -, afirmou Freitas.
Até o momento, Freitas soma apenas 19 minutos em campo, divididos em três partidas pelo Flamengo. Contudo, o pouco tempo dentro empolgou a torcida: o camisa 30 já contabiliza uma assistência.
