Na busca por mais uma conquista do Novo Basquete Brasil, o Flamengo, apesar de ser apontado por muitos como o principal candidato, possui, novamente, algumas equipes que podem dificultar a caminhada para mais um triunfo. Assim, o Garrafão Rubro-Negro fez uma análise dos principais adversários do time nessa edição do NBB.
Bauru: Agora com o comando do técnico Demétrius Ferracciú, o vice-campeão da temporada passada vem mais uma vez sendo apontado como o principal adversário do Flamengo na corrida pelo título do NBB. Carregando o título de atual campeão da Liga das Américas, o Bauru vem com um inicio promissor nessa nova temporada. Nas duas primeiras rodadas, a equipe bauruense se destacou pelo conjunto, e em um dos jogos conseguiu ter 6 jogadores marcando mais de 10 pontos na partida, e o time derrotou o próprio Flamengo e o Macaé.
Destaques – Alex Garcia, Ricardo Fischer e Rafael Hettsheimeir.
Confrontos Marcantes – As duas finais contra o Flamengo, no último NBB, foram jogos importantes na história do confronto, onde acirrou ainda mais a rivalidade que promete se estender no decorrer desta temporada.
Mogi das Cruzes: Após um inicio com derrota na competição, o time comandado por Danilo Padovani se recuperou com uma bela vitória diante do Vitória por 83×64. A equipe mogiana tem um conjunto forte e que promete bons frutos no NBB e pode ser um grupo com uma crescente muito boa dentro da competição. Um exemplo da força do elenco foi a entrada do ala Jimmy, vindo do banco de reservas contra o Vitória e sendo destaque com 100% de aproveitamento nos arremessos.
Destaques – Shamell, Larry Taylor e Paulão.
Confrontos Marcantes – O confronto marcante da equipe de Mogi das Cruzes contra o Flamengo foi no NBB 6. O jogo 3 da semifinal foi decidido com uma cesta faltando pouco mais de cinco segundos para o final da partida, convertida pelo jovem Cristiano Felício e acarretando numa vitória do time rubro-negro por 80×78.
Brasília: Com boas vitórias sobre Caxias do Sul e Pinheiros, o time candango começou com tudo nesta edição do Novo Basquete Brasil. Treinados pelo técnico José Vidal, e com o comando dentro de quadra de Guilherme Giovanoni, o time da capital do país pretende voltar as finais da competição nacional e bater de frente com Flamengo e Bauru. Na vitória na estreia contra o Caxias, Ronald se destacou no momento que a equipe mais precisou e acabou a partida com 22 pontos. Já no confronto contra o Pinheiros, Giovannoni bateu a marca de 4000 pontos no NBB, e ao lado de Fúlvio, levou mais uma vitória para a equipe.
Destaques – Guilherme Giovannoni, Fúlvio e Ronald.
Confrontos marcantes – O duelo de abertura do NBB 6 pode ser destacado. Na ocasião, o Flamengo enfrentou o time da capital sem Marquinhos, Meyinsse e Marcelinho Machado e, mesmo assim conseguiu um resultado positivo na Arena da Barra com boas atuações de Shilton e Nicolás Laprovittola.
São José: Com a moral em alta após o título estadual de basquete, o São José está fazendo um ótimo inicio de campeonato. Aos comandos de Cristiano Ahmed, a pontaria do time está calibrada e o aproveitamento da equipe vem sendo representado claramente nas vitórias. Com um grupo muito promissor, a equipe joseense mantém a invencibilidade com vitórias sobre Vitória e Basquete Cearense. No primeiro confronto, o ala Pedro desequilibrou com cinco bolas da linha de 3 pontos. Já no segundo jogo, o pivô Renato Carbonari fez jus dentro do garrafão e garantiu a vitória para o atual campeão paulista.
Destaques – Jamaal, Pedro, César e Renato.
Confrontos Marcantes – A estrela de Duda Machado apareceu e o mesmo desequilibrou um confronto importantíssimo entre Flamengo x São José, no NBB 5. O irmão de Marcelinho Machado marcou da linha de 3 pontos sacramentando o resultado de 88×76 para o time rubro-negro.
Fonte: Garrafão Rubro-Negro