Com o comunicado divulgado na noite desta segunda-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) tenta inviabilizar a participação de Flamengo e Fluminense na Primeira Liga. A entidade, contudo, também garante sua arrecadação em um dos critérios citados como condição no documento.
A menos de um mês do início, Carioca só tem 12 jogos da 1ª fase com estádio confirmado
Lê-se em uma das normas apresentadas “para que qualquer filiado à Ferj possa participar de competição ou partida interestadual”, segundo o documento: “nas partidas realizadas no Estado do Rio de Janeiro ficam resguardados os direitos estatutários” da entidade.
Entre os considerados “direitos estatutários” da Ferj, encontra-se a cláusula de que 10% da renda bruta de uma partida no estado vão para os cofres da entidade, como descrito no artigo 119 de seu estatuto. Ou seja, caso perca a queda de braço com Fla e Flu, a Federação não abrirá mão de suas taxas.
Além desse critério, o documento da Ferj também diz que a entidade autorizará clubes cariocas a disputarem torneios como a Primeira Liga a partir de 2017, sendo que as vagas seriam dadas para o campeão e vice estaduais e a participação só seria aceita caso as datas não coincidissem com o Carioca.
O documento é assinado e aprovado por representantes de Vasco, Botafogo, Madureira, Macaé, Volta Redonda, Bangu, Resende, Friburguense, Cabofriense, Bonsucesso, Tigres do Brasil, Boavista, América e Portuguesa. Flamengo e Fluminense votaram contra.
Em entrevista ao programa Bate-Bola na Veia, Eduardo Carlezzo, diretor jurídico da Primeira Liga, rebateu. “É claro que vamos avaliar o conteúdo dessa nota, mas já adianto que a Liga tem todos os requisitos e obrigações que pede a Lei Pelé. Não precisamos de liberação de nenhuma federação, isso vai além das forças deles. A Primeira Liga é organizada de maneira independente e vai acontecer.”
O artigo da Lei Pelé em questão é o de número 20, em que, no quinto parágrafo, se lê: “É vedada qualquer intervenção das entidades de administração do desporto nas ligas que se mantiverem independentes”.
Veja, na íntegra, o documento divulgado pela Ferj:
Fonte: ESPN
Quero ver se o Bandeira vai peidar nessa também.
Não peidar para vc seria manter o discurso que servia como prova para extorquir ainda mais o Mengão? Flamengo hoje, a partir da mudança do discurso, pode colocar o time que quiser. SRN
Almir Albuquerque pelos seus comentarios muitas vezes da a impressão que vc torce que dê errado pro Fla só pra vc poder criticar o EBM.
Claro que não.
Se você já viu meus comentários você sabe que eu quero que esse carioqueta se exploda, que o Flamengo possa participar dessa Liga e que ela seja um sucesso.
Não tem nada a ver com torcer pra que dê errado. É o contrário.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, posição da FERJ, Fla-Flu não jogam, mais se jogarem eu quero a minha parte, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Boicotem esta M3rd@!!! Ao invez de gastarem dinheiro p ir no carioca
sejam ST. Ao invez de pagar 30 reais p ver jogo e encher os cofres da
FERJ sejam ST e vão ver jogos da liga, da Copa do Brasil e até do
Flabasquete. Torcida Rubro-negra tem q mostrar q é inteligente. Deem
dinheiro p o clube e não p a FERJ. Mandem este Rubens Lopes se
FUD###RR!!! Vejam pela internet, tem uma porção de sites q transmitem jogos pirateados ao vivo.
APROVEITA QUE ESSA MAMATA TÁ ACABANDO @FERJ!!!!!
O BOM É QUE NO MUNDO DE FANTASIA DA @FERJ NÃO É
A PRIMEIRA LIGA QUE MANDA NOS CRITÉRIOS DA PRIMEIRA
LIGA E SIM A @FERJ QUE QUER MANDAR E DESMANDAR!!
FLA E FLU SÃO SÓCIOS-FUNDADORES DA LIGA COM DIREITO
A VETO DE VASCÚ E BOST@FOGO, QUE VÃO MORRER ABRAÇADOS
COM A @FERJ NESSE CARIOQUINHA MEDÍOCRE!!!!
ISSO É O MUNDO REAL!!!!!