O Flamengo venceu as três partidas da primeira fase da Liga das Américas de Basquete de 2016 e está classificado para o quadrangular semifinal da competição em primeiro lugar.
Na estreia venceu o Gimnasia y Esgrima da Argentina por 66 x 58, depois o Aguilas de Tunja da Colômbia por 75 x 60 e, por último, 68 x 61 o Correcaminos Colon do Panamá.
Marquinhos terminou os três jogos com média de 17 pontos e Luz com média de cinco assistências.
Foi um Flamengo irregular e que passou a impressão de que só jogou quando quis, ou que sabia que poderia vencer quando acelerasse o ritmo dentro de quadra. E foi isso que aconteceu nas três partidas.
Na primeira partida o primeiro tempo terminou em 35 x 28, na segunda 25 x 33 e 30 x 31 na terceira.
Já o segundo tempo as parciais foram: 31 x 30, 50 x 27 e 38 x 30.
Se a defesa funcionou, apesar dos adversários tecnicamente mais fracos e errando arremessos livres, o ataque foi, surpreendentemente, um dos pontos negativos da equipe. Pra quem sempre viu o Rubro Negro beirando os 80, 90 pontos ter uma média de 69 pontos é inédito.
Nos rebotes o Flamengo também perdeu todas. Contra o Correcaminos foi o mais discrepante: 43 x 22 neste quesito.
Não ficou clara também a intenção do José Neto em deixar Marquinhos mofando no banco nos minutos finais das partidas.
Gostei muito do Rafael Luz na marcação, na boa transição e principalmente no espírito Rubro Negro que já começa a aflorar no armador. Foi o destaque ao lado do Rafael Mineiro, outro que fez um bom quadrangular, na parcial de 17 x 03 no quarto final da estreia, que provocou a virada Rubro Negra.
Destaque também para o ótimo Ramon na terceira partida, contra os donos da casa. Jogando por vezes de armador na posição um, infiltrou, fez jogadas de pick and roll, matou bolas de três e defendeu muito, começou do banco e terminou com 20 pontos.
Marquinhos é sem comentários e foi o melhor atleta do Flamengo nesta primeira fase.
E os times argentinos, que outrora eram os mais temidos nas Liga das Américas e Sul-Americano, fracassaram – até porque sempre sediar as fases decisivas das competições. Gimnasia, vice-campeão argentino e um dos líderes da Liga Nacional, foi eliminado logo na primeira fase.
André Amaral à
Fonte: Ninho da Nação
É disso que eu tô falando, Orgulho da Nação sempre representa as cores do clube mesmo quando perde.
Parabéns ao time, comissão técnica e os responsáveis por tornar o Flamengo egemônico no basquete.