Fala Nação! Última rodada do campeonato brasileiro de 2018, estádio lotado, em um belo lançamento de Mancuello, Felipe Vizeu dribla o goleiro e faz o gol que dá ao Flamengo mais um título. O primeiro em seu estádio, sua nova casa. Casa essa que foi sucesso de ocupação e garantiu a melhor média de público do campeonato e foi preponderante para a belíssima campanha do rubro-negro. Na arquibancada uma faixa chama atenção: #MeuEstádioConteComigo! Sonho? Pra nós não!
Já falei sobre o potencial da torcida rubro-negra que se engajando no Programa de sócio torcedor do Flamengo é capaz de fazer o Flamengo ser o maior do mundo em faturamento, Já falei de como podemos fazer uma Revolução, já falei também de como estamos defasados em relação aos times europeus no Top-Five. Mas hoje quero falar sobre a nossa tão sonhada casa.
Essa semana vimos a notícia de que a prefeitura de Minas Gerais está apoiando o Atlético Mineiro na construção do seu estádio. Em uma das minhas colunas, falamos sobre a disparidade financeira dos clubes europeus em relação ao Flamengo.
A sensação é de Indignação. Somos sim GIGANTES! Sabemos que as gestões passadas engessaram o poder financeiro do Flamengo, mas estamos nos reerguendo e a hora da virada está chegando. Tem a corrente que diz que o Maracanã é nossa casa, mas se fosse realmente, estaríamos procurando lugar para jogar? Teríamos que pagar taxas altíssimas? Teríamos que dividir com outros clubes?
Amigos, está na hora de termos nossa casa! Termos o nosso estádio sem depender de ninguém! Existem várias idéias para viabilizar esse sonho. O primeiro, o Flamengo criar um fundo só para o estádio, agora! E começar a trabalhar nas idéias, com transparencia, para encher esse fundo!
Que tal você pagar por uma cadeira cativa em seu nome no estádio Rubro-negro? Reservar um local só para as cadeiras cativas e vendê-las já ajudaria a reforçar o caixa. As cadeiras cativas do Maracanã custam em torno de R$ 150 mil reais. Imagina em um estádio de 60 mil pessoas reservar 1000 lugares? Por esse valor teríamos 150 milhões de reais!
Que tal o Flamengo vender as maquetes do estádio para arrecadar fundos para a construção? Maquetes assinadas por ídolos como Zico, Júnior, Adílio… que fossem em edição limitada poderiam gerar mais uma receita! 1000 maquetes a 10 mil reais cada, com um muro na nova arena com o nome de quem contribuiu para esse projeto, nos daria mais 10 milhões.
Quanto você pagaria por uma cadeira no seu nome, com foto em um backdrop e ingressos personalizados para a primeira partida no estádio do Flamengo? Imaginem o quão histórico é esse momento? Imaginem um ingresso de 500 reais com todas essas regalias, apenas para essa partida? Em um estádio de 60 mil pessoas, teríamos a maior renda da história do futebol brasileiro e mais 30 milhões de reais para a conta!
Sem contar na quantidade de empresas interessadas em investir nesse empreendimento! Em pesquisa recente o Flamengo foi o time que mais deu retorno aos seus investidores, sendo a marca mais valiosa do futebol brasileiro!
Meu amigo torcedor, o Flamengo é um patrimônio nosso, é sem dúvidas a grande paixão da vida de milhões de pessoas que sonham ver o Flamengo em sua casa e conquistando o mundo mais uma vez. Chegou a hora de fazermos acontecer! Na história vários times contaram com seus torcedores para construir seus estádios, e nós podemos fazer mais! O Flamengo é do povo, e o povo pode abraçar essa causa!
Talvez muitos vão dizer que a prioridade agora é o CT, que estádio é um próximo passo, etc. Mas a realidade é que passaram se décadas e agora estamos perambulando pelo Brasil para arrumar um local para jogar por não termos tido a iniciativa de planejarmos isso anteriormente. Irmãos rubro-negros, se o Flamengo se planejar e a torcida abraçar a causa podemos construir o nosso estádio sem depender de ajuda de ninguém!
Em qualquer lugar do Rio de Janeiro que fizermos o nosso estádio ele será a atração, sendo na Baixada, no terreno do terra Encantada, na Zona portuária, ou até mesmo na Gávea! Para isso é importante você saber também a sua importância em escolher quem serão os próximos governantes, pois se não estão a favor do Flamengo, estão contra essa nação! Chega de vascaínos, botafoguenses e tricolores no poder tentando atrasar o progresso do nosso time!
Nós somos Gigantes! Dependemos apenas de nós mesmos para alcançar os nossos objetivos. Chegou a hora de buscar o topo. Flamengo nós queremos ajudar! Que a campanha comece! Eu quero ajudar! E sei de muitos rubro-negros que querem muito! Então vamos dar voz a nossa campanha! #MeuEstádioConteComigo!
Coloque essa tag no seu twitter, facebook, compartilhe esse texto! Grite com os dedos! Não se conforme! Podemos e devemos ser maiores! E vamos começar de agora! Pois eu não quero morrer antes de conhecer o novo estádio do Mais Querido do Mundo! E você? Chegou a hora! #MeuEstádioConteComigo!
SRN!
Jerônimo Simeão Júnior
Fica fácil fazer essa conta de que com 1000 pessoas pagando 150 mil reais fatura 150 milhões (1 sexto de um estádio +-). Agora o negócio é achar essas 1000 que paguem 150 mil reais cada. A conta é simples. Em 40 milhões de torcedores, apenas 60 mil se disponibilizam a pagar a partir de 39 reais. Cansei de ver essas contas de “cadeira cativa”, tão simples que bastaria postar no Facebook a novidade e choveriam de compradores; nossa, com seu nome , certo? E porque então nenhum estádio foi construído assim no Brasil praticamente?
Que bom que Diretoria pagou metade das contas do Flamengo sem fazer essas continhas simples que não levam em consideração praticamente nada de marketing e finanças.
Fica difícil modelo sugerido com a frase “O Flamengo é do povo, e o povo pode abraçar essa causa!”
Abraçar a causa com cativas a 150 mil, maquetes a 10 mil e ingressos a 500 Reais, fica meio complicado né?
Se o Flamengo quer ter um estádio precisa de uma parceria com uma empreiteira fora da máfia da Odebrecht, OAS etc.
Um modelo parecido com o do Palmeiras.
Também gostaria de ter um estadio nos moldes do Parmera mas infelizmente vejo como inviável para alguma empresa vir investir tanto dinheiro aqui no Brasil pelo menos nesse momento.
E se cada torcedor rugro negro doace 10 reais para uma conta ,específica para o nosso estadio,criada pela diretoria do flamengo por um período de 5 ou 6 meses
Se somos 40 milhões, 10 ou 20 milhões doando esse valor por esse período de tempo….é só fzr os cálculos,é dinheiro mais que suficiente, e olha q são só 10 reais….
Mais o problema é que não tem projeto aprovado pra estádio, se tivesse e o flamengo começasse a construir, aí sim. SRN
Aí eu já acho muito mais realista!!
Uma campanha nacional, no rádio e na TV, para a torcida contribuir com a construção do estádio.
Isso é um sonho antigo de todo rubro-negro, tenho certeza que se chegaria aos valores necessários para a construção.
SRN.
Olha Franklin essa ideia da torcida doar dinheiro é utopia.O programa de sócio torcedor está aí e o Fla tem só 60 mil contribuintes,número ridículo de considerado o tamanho da nossa torcida.
Acho até que a medida que os resultados em campo apareçam o programa de sócio vai bombar,mas a verdade é que muitos dizem amar o clube e tal mas poucos estão dispostos a tirar grana do bolso sem receber algo em troca.
Na minha opinião o Fla tem que procurar outros meios pra viabilizar seu estádio enão apoio a ideia de arrendar o Maracanã,primeiro pelos custos altíssimos e porque ele jamais será nosso pra valer.
Ah,eu sou sócio torcedor desde Maio de 2013 (430542).
Odebrecht estar envolvida em corrupção, não e uma boa para o Fla, existe outras empresas.
Eu apoio a torcida do fla votar so em candidatos apoiado pela chapa azul,pelo Bandeira!podia eleger um candidato facil,!
E se cada torcedor rugro negro doace 10 reais para uma conta ,específica para o nosso estadio,criada pela diretoria do flamengo por um período de 5 ou 6 meses
Se somos 40 milhões, 10 ou 20 milhões doando esse valor por esse período de tempo….é só fzr os cálculos,é dinheiro mais que suficiente, e olha q são só 10 reais….
Não é o time do governante apenas, antes fosse, o problema é o caráter, ou a falta dele. Pois vejamos, o governador que saiu, e deixou essa coisa chamada “pé grande”, deve ter feito uma conta que lhe trouxe muitos “benefícios”, e nem ligou em fechar com empreiteiras e alijar os clubes da administração do Maracanã. Agradou as empreiteiras e ainda fez o seu sucessor. O prefeito, pra completar a maldade, fez todo aquele estardalhaço, à respeito do Engenhão, o que literalmente tirou qualquer margem dos clubes, nas negociações com o tal consórcio.
O ideal que fosse no Terra Encantada. Um governante realmente sem rabo-preso com empreiteiras, poderia levantar a situação daquele terreno, e viabilizar o seu uso para toda uma comunidade, pois o que pode sair dali, lavando-se em conta a imensa especulação imobiliária, reinante, senão mais um monstrengo arquitetônico, como muitos que vemos naquela área, nos dias de hoje.
todos os torcedores do Mengão tem consciência disso, não tem q ficar sonhando com maracanã, se o governo RJ não quer, soca o estadio no rabo e faremos o nosso tao grande e bonito e melhor a wtorre ja sondou essa diretoria atual e eles tao com o projeto na gaveta vms fzaer campanha do nosso estadio ja
Amigo gostaria muito que fosse tão fácil assim. Agora imagina esse cenário: O Flamengo se fode todo e constrói seu estádio. Como o Vasco já tem sua casa; o Botafogo tem a sua, alugada mas tem. O Maracanã iria cair do céu no colo do Fluminense. Por isso temos que pensar bem.
Vamos mandar mensagens para a OUVIDORIA do site do Mengão pedindo a construção da nossa arena. A diretoria precisa saber o quanto queremos um estádio nosso de verdade para voltar a pôr em pauta o projeto.
Creio que dinheiro não será o problema. Aproveitando a força do Mengão, com um pouco de criatividade levantamos a verba necessária para erguer nossa tão sonhada arena. Sério! Vou dar até uma ideia:
Além de todas as saídas sugeridas pela matéria, poderíamos arrecadar ainda uns R$100.000.000,00 cotizando nosso novo estádio em seis partes (1 atrás de um gol, 1 atrás do outro, 2 em uma lateral e 2 em outra, 1 em cada metade do campo) e procurando empresas interessadas em adquirir as cotas como a Brahma, Tim, Caixa, Adidas, etc. Cada cota poderia ser fixadas em R$10.000.000,00 na lateral onde ficam as cabines de imprensa, R$15.000.000,00, atrás dos gols e R$25.000.000,00, na lateral oposta às cabines, mais cara pela maior exposição em jogos televisionados. Cada patrocinadora teria seu nome no respectivo setor patrocinado (setor Brahma, setor Tim…), além de suas cores e publicidade, por um período determinado. Bom negócio para todos e compatível com a política do Ganha-Ganha compartilhada e propalada pela atual administração do Mengão.
Excelente e bem possível essa sua sugestão, parabéns BRUNN!
Alguém sabe se o FLA tem um projeto para construir um estádio? qual local? terreno?
é preciso ter um projeto para ser apresentado.
depois saber da autorização do Estado, alvará etc.
aí sim pode até buscar ajuda de torcedores.
A torcida pagar,acho difícil, veja o caso dos tijolinhos do CT.Mais real e viável (sem amarras do prefeito,e governador)seria construir na Baixada, ainda assim com alguns crivos do governador(através de secretarias subordinadas)Farão o impossível p isso não acontecer,Maracanã, é público, através dele o governo “mama muito’,com superfaturamento em ” reformas “.Além de vários ” amarras”,q obrigam a fechar C empresas de funcionário do governo.ex.aluguel de grades a preços altíssimos,chegavam a 350mil por jogo.
Dou meu total apoio…não quero mais olhar para o meu Mengão e ver que ele não tem estádio!!!isso é vergonhoso.
Esquece Maracanã….vamos lutar por um estádio na gavea aonde realmente possa s e nosso!!!! O Maracanã é complicado e arriscado demais….por nos ter ele por 5 ou 10 anos mais nunca será nosso!!!pq o pértence aos politicos!!
Nos torcedores podia fazer um abaixo assinado pedindo a diretoria pra se
movimenta e procurar um grade terreno no Rio de Janeiro para a
construção de um estádio, eu sei que o prédio Morro da Viúva e um
patrimônio do clube, mas não seria bom o Flamengo vende ele e utilizar
dinheiro pra compra um bom terreno e o restante termina a conclusão do
CT que são os grande patrimônio de um clube, e os mas necessários. eu
sei que o clube ainda tem muitas dividas pra pagar mas o Flamengo tem
uma grande marca e isso faz uma grande diferença, sem precisar mistura a
divida do clube com a do estádio essa e minha opinião, e qual e a sua?
Quanto custa o prédio do Morro da viúva?. Quanto custa o terreno do extinto Terra Encantada?. Caberia uma permuta?. A área do morro da viúva é bem valorizada, perto do centro, hotelaria. E o do Terra Encantada idem. Acho que caberia uma negociação. SRN
Terreno é o de menos !!!!com 10 milhões e compra um terreno para construir um estádio.
Imagina como seria lindo o nosso grandiosso estádio na gavea!!!!
Na gavea realmente seria nossa casa!!
Tem cada projeto lindo para um estádio na gavea!
Galera não importa se tivemos o nosso estádio na gavea que o Maracanã iria cair no colo do fluminense ou sei lá a quem for…uma coisa é certa na apaga a maior história do Maracanã com o flamengo…e outra tirando o flamengo não tem nenhum outro time do Rio que aguenta o conssorcio do Maracanã….o Maracanã é m o Mengão não é nada…quem perde é o Maracanã.mais precisamos ter a nossa casa e tem que se na gavea!!
ROBERTO VIEIRA MARACANA E UTOPIA TEMOS Q TER O NOSSO
No dia em que o flamengo tiver o seu estádio na gavea para 40,50 mil pagantes …o Maracanã será passado!!
Imagina a repercussão que isso iria causar!!e a qual dia de pessoas que iriam querer fazer um tour no estádio vai superar do maracana!
O Maracanã não existe e não tem importância sei o flamengo senhores!!!isso é fato!
O que falta é o projeto aprovado, como vamos apoiar uma coisa que não existe, a partir do momento em que o Flamengo der o pontapé inicial, aí todos vão ver o poder da torcida do Flamengo, mais tem que sair do papel. SRN
Acorda Bandeira! O Maraca não é nosso!
Procura algum CT em brasília e fica por lá mesmo. Qualquer coisa é melhor que viajar de ônibus pra Volta Redonda ou Macaé para jogar em estádio pequeno.
Nem precisa procurar um CT aqui amigo.Quando um jogo e no domingo no Rio ,os jogadores se apresentam sábado a tarde é domingo após o jogo são liberado, daria sim para fazer o mesmo em Brasília ,do Rio para Brasília da só uma hora é dez minutos.
Esquece maracanã, isso virou uma bomba . A diretoria do Flamengo está errando muito esperando boa vontade de políticos .Excelente ideia essa desse colunistas das cadeira cativas , 1000 cadeiras cativas poderia leiloar , sairia por mais de 150 mil. Vamos supôr: obrar duraria um ano ,parcelar o valor adquirido em doze.
Como gostaria que fosse facil assim, infelizmente vontade é uma coisa, ação é outra, ja sempre falaram que quando saisse alguma coisa q pudesse ajudar com um real ou dez reais, rapinho juntaria 10 milhoes, esquecerem que tentaram algo parecido e o resultado foi ridiculo? Sempre bom sonhar mas que não dependa da torcida pois estamos cansados de saber q quando é para tirar dinheiro do bolso rarissiomos são os torcedores que ajudam realmente, olha a questão do socio torcedor, são 40 milhoes de torcedores, pq não tem pelo menos 0,01% de socio torcedor, ai vem a galera falar que é caro, tudo bem, mas será q 0,5% não tem condição?
Se já existisse um projeto seria mais fácil mobilizar a torcida.
O maraca não e nosso somos inquilino , temos que ter nossa casa o ninho do urubu.
Existe algum projeto já pronto para o Estádio?
Qual local?
Tem que apresentar o projeto e o terreno para construção, depois poderia fazer uma campanha para construção, criar uma conta só para o Estádio.
O problema são o políticos do RJ, que dificultam a construção. O local tem q ter autorização ambiental, autorização do governo, etc. Bucado de fuleragem, por isso os Rubro negros do RJ precisam saber em quem votar futuramente, saber se o politico apóia o Flamengo.
Só uma correção: Não existe prefeitura de Minas Gerais. A prefeitura é de Belo Horizonte, capital de MG. Se escrever errado de novo vou achar que é corintiano…
kkkkkkkkkk
O maracanã acabou depois da reforma deveria mudar de nome. O flamengo deve construir seu estádio próprio, se a diretoria não toma iniciativa , devemos tomar nos torcedores.
Particularmente, adoro essas publicações “Vai dar certo, é só fazer assim!”, “Temos 40Mi de torcedores, deixa por conta da torcida”… De certa forma, dá uma esperança!
Mas não acho que sejam realizáveis os termos “1000 cadeiras por 150 mil”; “mil maquetes por 10 mil”, etc.
A minha constatação é: O ESTÁDIO VIRÁ. Quando isso vai virar realidade, vai depender de alguns fatores. VEJAMOS:
Fazendo algumas contas, pude reparar o seguinte:
No início de 2013, nossa dívida auditada era de aproximadamente R$750 Mi.
Acredita-se que essa dívida, ao fim de 2015, tenha chegado a algo em torno de R$550Mi ou R$530Mi (prefiro adotar sempre as previsões mais pessimistas).
Mas toda atenção aqui é pouca, pois as contas financeiras não são como na matemática básica. Por exemplo, dizer “750Mi-550Mi = 200Mi, logo pagou-se 200Mi em dívida” é equivocado. Toda dívida tem seus juros e os juros é que fazem a grande diferença. GRAVEMOS ISSO: os juros fazem toda a diferença.
O Flamengo pagou muito mais do que os R$200Mi, porque sobre a dívida de R$750Mi imagino que havia um juros em torno de 7%, talvez mais (a dívida com o governo tem juros lastreado pela taxa SELIC, que hoje está na faixa de 14%). Diminuir a dívida significa pagar os juros + uma parte da dívida.
É possível que o Flamengo tenha pago em torno de R$320Mi (R$120Mi de juros e R$200Mi de amortização — seria preciso um estudo em cima dos balancetes do clube pra afirmar com certeza).
Por outro lado, existe uma dívida “invisível” que foi “paga”, que não é fácil de ser vista ou calculada. Explico:
É quando o clube contrai empréstimos com bancos para pagar a dívida do governo que tem juros maiores. Por exemplo: é melhor dever R$600Mi com juros de 3% do que dever R$500Mi com juros de 14%. Por isso, quando vemos as notícias “O Flamengo faz novo empréstimo”, não significa necessariamente que é algo ruim. Isso também pode ser considerado como “redução da dívida”, simplesmente por causa dos juros menores.
Avancemos: a dívida do Flamengo era muito complexa de ser calculada, hoje está mais simples, pois:
1) As ações trabalhistas estão sendo resolvidas (diz-se que caíram de 550 para 60)
2) A dívida com o governo está sendo paga e renegociada com o ProFut.
Resultado: o cenário futuro é mais previsível do que antigamente. E se tudo der certo, a partir de 2017, a dívida será “apenas” com o governo e com o Romário (ambas com juros).
Pra continuar o pensamento, é preciso deixar claro alguns entendimentos e talvez aqui fique mais difícil de compreender:
a) A dívida com o governo tem como juros a taxa SELIC (e o próprio governo aumenta ou diminui essa taxa);
b) A inflação corrói o valor (poder de compra) do dinheiro;
c) Há uma correlação entre a taxa SELIC e a inflação (se a SELIC aumenta, a inflação tende a diminuir — se a SELIC diminui, a inflação tende a aumentar.);
d) O governo federal está dando sinais de querer reduzir a SELIC à força (logo, os juros da dívida do FLA ficarão menores, mas a inflação vai aumentar e o poder de compra do Real vai reduzir).
e) O ProFut adota como juros a taxa SELIC.
e) A inflação pode sair mais ainda de controle (motivo pelo qual o Flamengo deveria fixar seus contratos de patrocínio com acréscimos de inflação e, se possível, baseando-se no dólar. Por outro lado, renovar com os jogadores por um prazo extenso pode prevenir os aumentos salariais e manter a qualidade técnica do time)
f) Levando tudo acima em consideração, acredito que o melhor momento para QUITAR as dívidas com o governo (sim, pagar tudo ou o MÁXIMO que der!) seja a partir do fim de 2016 e em 2017, pois os juros estarão menores. Fazendo esforço, se R$320Mi foram pagos em 3 anos em situação financeira crítica, talvez pagar R$400Mi em 2 anos seja possível.
g) A partir de 2018 ou 2019 é possível que tenhamos um problemão na Economia do país: a tendência é que a inflação altíssima obrigue o governo a elevar muito a taxa SELIC. Nesse cenário, se ainda estivermos devendo ao governo, vamos pagar muito de juros, o que não é desejável, pois adia o nosso sonho de construir um Estádio.
Sendo assim, acredito que os próximos 2 ou 3 anos serão completamente determinantes pra que o nosso Estádio saia do papel e que isso tem tudo para acontecer caso o Flamengo mantenha em torno de 40% do orçamento para quitar as dívidas (coisa que já vem fazendo).
SRN
Obrigado pelas explicações!!! SRN
Disponha! 🙂
Nossa mto boa a análise, vc é economista ?
Obrigado!
Não sou economista não, mas é uma área que gosto muito e que tenho muito prazer em aprender! Hehehe
É este tipo de mobilização que nos fará ter estádio do algum dia!
Paralelamente, sugiro que seja criada a campanha “O MARACA NÃO É NOSSO!”
Enquano tiver flamenguista pensando o contrário, esqueçam essa história de estádio próprio…