Com o espaço deixado por Mancuello, fora de combate por algumas semanas, a expectativa cresce para o retorno do camisa 10 da Gávea, Ederson poderá ser a referencia desse meio campo.
Ainda que não possua um estilo de armação clássica de jogadas, Ederson foi importante, no limite de sua forma física, na temporada passada. Meia de bastante infiltração, e finalização, criou-se até um planejamento para deixa-lo na ponta dos cascos.
Antes mesmo de o Flamengo finalizar a sua contratação, já era de conhecimento da nação rubro-negra o histórico de problemas físicos do jogador, como nos seus últimos anos de Europa, jogou apenas 11 partida em 7 meses no clube.
Esses números poderiam ser melhores se não tivesse lesionado o joelho no fim de setembro, efetivo, Ederson deixou uma impressão bacana nesses 11 jogos disputados, fez gols, deu passes, e mostrou um senso tático impressionante, é diferenciado, e ponto.
No retorno do elenco para a pré-temporada foi combinado então um trabalho especial para Ederson, desde janeiro fazendo trabalhos físicos. É visível que está muito bem fisicamente, a torcida agora é para que o atleta tenha uma boa sequencia de jogos.
Pelo que parece, em declarações dadas pelo treinador, Ederson está no caminho certo, e chamando a atenção nos treinamentos, mesmo que ainda sinta a falta de ritmo de jogo, a vontade de voltar do jogador é imensa, e a motivação ainda maior.
Não sei se Ederson tenha vaga garantida no time principal de Muricy Ramalho, o esquema tático usado pelo comandante rubro-negro não favorece o camisa 10. Sem falar que ainda sairá atrás nessa disputa por posição no Flamengo, que parece começar a se acertar.
Está do jeito que Muricy gosta, Ederson tem que trabalhar, para dar trabalho ao próprio Muricy Ramalho para escalar o time, afinal, temos boas peças para usar o time num 442, ainda que o atual esquema com 3 à frente esteja dando muito certo.
Ederson no banco, como opção, é um luxo. Se fisicamente solidificar-se, é jogador que muda um jogo com naturalidade, uma baita opção para o Flamengo, são poucos os clubes do Brasil que tem opção do quilate de Ederson no banco de reservas.
O caso Ederson pra mim personifica o momento do Flamengo, com um elenco muito bom, com várias peças que não deixarão o nível cair vertiginosamente quando tivermos baixa com algum dos 11 iniciais, isso é… Se tivermos pré-estipulado 11 iniciais.
Acredito que Ederson não sairá do Flamengo sem conquistar títulos de expressão, aos 30 anos e com grande experiência no futebol mundial, tenho certeza que a parte psicológica está longe de ser um problema para o camisa 10 do Mengão.
E da nossa parte, da torcida, é bom que tenhamos mais um pouquinho mais de paciência com o Ederson, tanto para termos êxito competitivo, como para não queimar um jogador do qual o Flamengo fez um investimento financeiro razoável.
Sábado, contra o Bangu, é o retorno. É a primeira chance que o Ederson terá de colocar a mítica camisa 10 do Flamengo em evidencia novamente.
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com
Gosto dele. Joga fácil. Mas no lugar do Emerson, não do Mancu, embora isso seja impossível agora. ou pode treinar um segundo esquema tático, com o ederson, para dar variação ao time.
Compartilho desse mesmo pensamento Dieki, mas creio que a ideia de Muricy é fazer com que os jogadores atuem em mais de uma posição (só lembrar que a estreia de Cuéllar foi como segundo volante). Creio que o nosso técnico conhece o jogador e sabe que a posição em que ele mais rendeu na carreira foi atuando na faixa do campo ocupada hoje por Emerson.
Estou receoso e feliz ao mesmo tempo. Estava louco pra ver o Ederson voltar a jogar, mais queria que ele entrasse devagar sem pressão, jogando uns 2 a 3 jogos no decorrer das partidas. Partidas menores sem pressão de resultados. Para ele ganhar confiança e ritmo de jogo.
Agora, não podem simplesmente colocar o cara como titular na posição do MANCUELLO.
Temos que ter cuidado!!!!
Sem MANCUELLO, colocaria o Alan se tiver recuperado, caso não esteja, colocaria o CANTEROS no meio e adiantaria o ARAO.
NAAAAAAO colocaria o chiquinho e nem o Everton. No último caso colocaria o Matheus Savio.
Nem eu to acreditando que vou defender essa tese, mas eu gostaria de ver mais do Gabriel por ali. É onde ele mais rendeu na carreira, com a 8 do Bahia e, pra minha total surpresa, fez um jogo bem interessante contra o fraquíssimo Resende. Justamente por conta do fraco adversário, gostaria de vê-lo com mais frequência por ali e acredito que é quem vá começar o jogo de sábado. De qualquer maneira, é a última chance desse cara vingar, pois já cansamos de ver ele ciscando pelos lados do campo sem produzir nada. Da base, se for pra puxar alguém, vejo mais o Cafú jogando por ali, era ele quem desempenhava a função do Mancuello (pelo menos na final, que foi o jogo que pude acompanhar). Não vejo o Ederson com a vitalidade do Mancuello pra ir e voltar, tampouco espero que esses caras disputem posição. O caso Canteros é ainda mais complicado, parece estar totalmente sem confiança e, pelas notícias que temos, vem treinando para jogar mais recuado, como um reserva pro Arão – o que, se der certo, seria uma opção bacana, mas na última oportunidade que teve, foi bem abaixo do que eu esperava. Temos elenco e creio que vamos nos acertar. Meu maior medo é que não temos um reserva pro Cuellar, pois já ficou provado que o Márcio Araújo realmente atrapalhava o time, torço pra que o Ronaldo se confirme como boa aposta!
SRN
Alan Patrick seria minha opção favorita pra substituir o Mancuello, mas se ele não estiver em condições gostaria de ver Gabriel atuando mais ali também, o pessoal o persegue mas ele ao menos nos jogos desse ano vem se saindo bem, parte pra cima e ajuda na defesa, ou então testa o Canteros de primeiro volante e coloca o Cuellar e Arão na frente. Não sei, mas o importante é que temos opções.
Eu só não incluo jogador da base pq dificilmente o Muricy ia puxar um garoto de lá e colocar a responsabilidade de substituir o Mancuello de cara. Fora que o regulamento do ferjão só permite até 5 jogadores sub-20 inscritos, o qual já temos thiago, leo duarte, jorge, ronaldo e vizeu.
O Ederson treinou na semana passada no lugar do Mancu, o Muricy enxerga que ele pode fazer a função. É ruim o Mancu se machucar nesse momento, vinha evoluindo bem e ganhando entrosamento com o time, mas já que aconteceu é interessante ter jogadores como Ederson e Alan Patrick como opções. A única coisa que quero desse time no Carioca é que ele ganhe do Vasco pra acabar com essa palhaçada. Aí sim no Brasileiro precisaremos do time completo pra fazer bonito e brigar pelo título.
quero que ganhe o caneco do ferjurico 2016, e nem comemore…simplesmente um aperto de mão e pegue o troféu…
concordo com vc, apenas os outro títulos interessam, mas queria que ganhasse o carioca só pelo motivo que citei acima (sei que vai ganhar, mas acho que comemora no campo hehehehe)
A atitude da torcida com o jogador é uma das coisas mais bacanas que aconteceram recentemente no Flamengo. A cada treino havia uma mensagem de apoio ao jogador, que claro, nunca demonstrou “corpo mole” em nenhum momento no time, seja jogando ou no Departamento Médico. Como disse em outro comentário, o único jogador comprovadamente diferenciado que temos é o Ederson. Com ele em campo, com um time bem encaixado (ao meu ver, um 4-1-4-1 com ele jogando na ponta esquerda), finalmente imporemos temor em campo. Com a torcida junta então, será uma combinação imbatível.
Acho que o Muricy vai escalar o Ederson já aonde pretende contar com ele (na ponta direita?). No meio acho que vai povoar com Everton, ou ainda, com Caramujo.
Acredito no esquema 1-4-3-3, 1-4-1-4-1, ou 1-4-4-2, ou o 1-4-2-3-1 com o Ederson em campo ou Alan.. variando sem mudar a maneira do time jogar, já com o Emerson não vejo, a não ser que ele tire o Cirino, mas acredito que o Cirino já ganhou a confiança do Muricy, se chegar o tão sonhado zagueiro teremos um bom elenco para o B2016 e CB2016. Muralha;Rodinnei;zagueiro a chegar;Juan;Jorge;Cuellar;Arão;Mancuello;Ederson;Cirino;Guerrero
Na Lázio, Éderson já atuou como segundo volante, dando velocidade a saída de bola no meio campo. Pode ser que ele entre como um terceiro homem mais adiantado pelo lado esquerdo. Alan Patrick não me parece ser o homem ideal para substituir o argentino, até pq não consegue aparecer tanto para o jogo como “Mancu” e é muito menos efusivo que o camisa 10. Éverton, Chiquinho e Gabriel são apenas corredores, então não dá para contar com eles para exercer essa função.
Vinny deu uma dentro. Bom testo, Ederson é titular facil.
Pra mim Ederson em forma seria ele e mais 10 o time está bom mais mudaria de patamar com ele bem,além do mais dar pra notar que ele quer ajudar Pq se não faria corpo mole…Flamengo pagou 12 milhões pelo Mancu e ele e um dos 3 que mais está jogando e Ederson e um dos melhores do Brasil em forma então acho provável sobrar pró Sheik ou Cirino Pq pra mim esses dois além do Arao e Cuellar tem vaga garantida