Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Fla processa nadadora e a proíbe de entrar no clube após polêmica saída

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 05/04/2016
8 Comentários
Atualização: 05/04/2016
Compartilhar

Clube carioca tenta anular transferência e também entra na Justiça contra Pinheiros, para onde Jhennifer da Conceição, com o aval da CBDA, se transferiu no início do ano

O Flamengo anunciou nesta terça-feira, por meio de uma nota oficial assinada por seu Conselho Diretor, que entrará na Justiça contra o Esporte Clube Pinheiros e contra a nadadora Jhennifer Alves da Conceição, que trocou a equipe da Gávea pela paulista em fevereiro deste ano. Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos no revezamento 4x100m medley, a atleta de 18 anos teria contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2016. O Flamengo também entrou com um mandado de garantia no Tribunal da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para anular a transferência de Jhennifer antes do Troféu Maria Lenk, o evento-teste e seletiva olímpica da modalidade, de 15 a 20 de abril, no Parque Olímpico.

– A atleta Jhennifer Conceição e seu representante tornam-se, a partir de agora, “personas non gratas” para o Clube de Regatas do Flamengo e estão proibidos de entrar na sede do clube na Gávea, em qualquer circunstância. O Clube de Regatas do Flamengo irá processar a atleta na esfera civil por conta dos prejuízos advindos do rompimento unilateral de contrato – afirma a nota.

2015-07-19t015725z_1856218313_nocid_rtrmadp_3_pan-am-games-swimming[1]O Flamengo informou também que está de relações rompidas com o clube paulista e que vai à Justiça cobrar os direitos relativos à formação da nadadora, que defendeu a equipe da Gávea entre 2011 e 2015.

– O Clube de Regatas do Flamengo está rompendo oficialmente qualquer tipo de relação com o E.C. Pinheiros. O Clube de Regatas Flamengo, como clube-cidadão, jamais irá trocar a obrigação de dar o exemplo para todos nossos jovens atletas pelo pragmatismo nefasto que vem corroendo as entranhas do esporte brasileiro, fora das arenas esportivas, nos últimos anos. O Clube de Regatas do Flamengo, devidamente documentado, também irá entrar na Justiça para cobrar os direitos relativos à formação da atleta, que nadou no clube entre 2011 e 2015 – disse o Fla, em nota.

O Flamengo também criticou a CBDA por oficializar a transferência da nadadora no último dia 8 de março. A Confederação, por sua vez, informou que não houve qualquer irregularidade no trâmite de registro pelo Pinheiros, ressaltando que a disputa entre os clubes já foi encaminhada ao Tribunal de Justiça da CBDA. Segundo apurou o GloboEsporte.com, o estatuto da entidade máxima do desporto aquático brasileiro permite que os atletas troquem de equipe até 30 de março caso não tenham participado de competições oficiais. O clube carioca garante que vai até a última instância esportiva para reverter a transferência considerada “inteiramente ilegal” e ameaça recorrer à Justiça Comum, caso as esferas esportivas se esgotem. A CBDA, porém, não vê irregularidade.

– O Pinheiros apenas agiu conforme a vontade da atleta. Posso garantir que foram seguidas todas as regras de transferência do esporte amador brasileiro. Entendemos a questão como uma divergência entre dois clubes, a qual já foi encaminhada ao Tribunal – resumiu o advogado da CBDA, Marcelo Franklin.

Jhennifer da Conceição é a principal nadadora do estilo peito atualmente no Brasil. Na primeira seletiva olímpica para os Jogos Rio 2016 – Torneio Brasileiro/Open, disputado em dezembro do ano passado -, ela não alcançou a marca exigida para as provas individuais, mas fez índice “B” nos 100m peito, que a colocaria na equipe brasileira do revezamento 4x100m medley, caso o país conquiste a vaga por meio do ranking da Fina. A segunda e última seletiva olímpica será o Troféu Maria Lenk, no Rio. O Flamengo ameaça anular os resultados de Jhennifer caso ela compita pelo Pinheiros.

– Queremos alertar também aos outros clubes que, no Troféu Maria Lenk, o Brasil, em plena seletiva olímpica, poderá assistir a uma atleta competindo pelo E.C. Pinheiros, mas com contrato vigente com outro clube. Portanto, se não houver uma reversão do atual quadro, além da credibilidade de todo o torneio ficar comprometida, os resultados das provas em que a nadadora participar deverão ser naturalmente contestados pelo Clube de Regatas do Flamengo e outros clubes interessados não somente na disputa, mas, sobretudo, na restituição da ordem legal e prevenção de futuros atos semelhantes contra eles próprios – completou o Flamengo em sua nota oficial.

Procurada pelo GloboEsporte.com, a nadadora não foi encontrada para comentar o caso. O Pinheiros informou que está elaborando o seu posicionamento junto ao Departamento de Natação do clube.

CONFIRA A NOTA DIVULGADA PELO FLAMENGO

No dia 1 de fevereiro de 2016, o Clube de Regatas do Flamengo emitiu uma nota oficial demonstrando decepção e indignação com a situação de conflito criada pela nossa nadadora Jhennifer Alves da Conceição. A atleta, que tem atualmente contrato em vigor com o Clube de Regatas do Flamengo até o final de 2016, simplesmente comunicou que estaria abandonando o clube em pleno ano olímpico, em uma postura que combina ingratidão com antiprofissionalismo.

À época, o Clube de Regatas do Flamengo manifestou profunda estranheza pelo fato de o E.C. Pinheiros (mesmo integralmente informado e oficialmente notificado) estar permitindo que uma atleta, sob contrato com outro clube, treinasse livremente em suas dependências, com o agravante da orientação formal de sua própria comissão técnica de natação.

O E.C. Pinheiros, em resposta ainda em fevereiro, negando os fatos, emitiu uma nota oficial, onde constava o seguinte parágrafo aqui reproduzido: “… Ressalte-se que a Diretoria do E.C. Pinheiros, em respeito ao Clube coirmão, mesmo podendo se beneficiar da janela de transferência e federar a atleta (…), não o fez, uma vez que pauta suas ações pelo respeito e ética inabalável”.

Desde então, enviamos diversas notificações à atleta solicitando sua reapresentação imediata e até propusemos um acordo para a rescisão contratual, sem nunca termos recebido resposta alguma.

Infelizmente, no Brasil de hoje, parece que as expressões “respeito e ética inabalável”, mesmo escritas em nota oficial, não resistem à verdade e ao tempo. No dia 4 de março de 2016, a Federação Paulista de Natação protocolou na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) um pedido de transferência da nadadora Jhennifer da Conceição para o E.C. Pinheiros. O clube paulista, no lamentável afã de contar com mais uma atleta olímpica a qualquer custo ético nos seus quadros, mesmo sabendo da inexistência da resolução da situação contratual com o Flamengo, apenas coroou a triste postura adotada desde o início dessa história.

A partir daí, ocorre uma sucessão de fatos absurdos que ilustram o atual estágio do esporte nacional, dentro do atual sistema de federações e confederações, corroborado por clubes que não se pautam por um mínimo limite de respeito. No dia 8 de março de 2016, a CBDA oficializou a transferência, sem respeitar os 15 dias legais que a Federação Aquática do Rio de Janeiro teria para se manifestar. Cabe ressaltar que, estranhamente, não houve a menor publicidade da transferência, seja no site da CBDA ou através de nota oficial.

Para tornar a situação ainda mais grave, a Federação Aquática do Rio de Janeiro, mesmo anteriormente avisada e notificada pelo Clube Regatas do Flamengo sobre o caso, quando consultada posteriormente, inexplicavelmente não se manifestou quanto à desfiliação da atleta e à ida para o E.C. Pinheiros.

Quando o Clube de Regatas do Flamengo, que já havia inclusive inscrito a atleta para o Troféu Maria Lenk, que se realizará na semana de 15/04, no Rio de Janeiro, tomou conhecimento através de terceiros sobre o episódio, solicitou oficialmente junto à CBDA a imediata reversão do ato que julgamos ilegal. Na nossa petição, anexamos um ofício da FARJ, que “pedia desculpas, reconhecendo e assumindo o erro pela informação prestada erroneamente”. A CBDA simplesmente nos respondeu, no dia seguinte, que “confirmava a transferência e que não poderia fazer mais nada, dado o decurso de prazo para reclamações”.

Resumindo: Uma atleta de nível olímpico, mesmo com contrato em vigor com um clube, é aliciada por outra agremiação e resolve, unilateralmente, abandonar o seu contratante, sem dar nenhuma satisfação ou pagar qualquer multa rescisória. A nova agremiação ignora o “respeito e ética inabalável”, tão autoalardeada como qualidades próprias, com um clube coirmão. Tudo isso sob as bênçãos das federações locais e da confederação nacional, como um ato de pirataria reconhecido, oficializado e promulgado sem publicidade.

Diante de seguidos disparates e não compactuando com a degradação moral que tomou conta desse episódio por todos os lados, o Clube de Regatas do Flamengo comunica que:

1 – A atleta Jhennifer Conceição e seu representante tornam-se, a partir de agora, “personas non gratas” para o Clube de Regatas do Flamengo e estão proibidos de entrar na sede do clube na Gávea, em qualquer circunstância. O Clube de Regatas do Flamengo irá processar a atleta na esfera civil por conta dos prejuízos advindos do rompimento unilateral de contrato.

2 – O Clube de Regatas do Flamengo está rompendo oficialmente qualquer tipo de relação com o E.C. Pinheiros. O Clube de Regatas Flamengo, como clube-cidadão, jamais irá trocar a obrigação de dar o exemplo para todos nossos jovens atletas pelo pragmatismo nefasto que vem corroendo as entranhas do esporte brasileiro, fora das arenas esportivas, nos últimos anos. O Clube de Regatas do Flamengo, devidamente documentado, também irá entrar na Justiça para cobrar os direitos relativos à formação da atleta, que nadou no clube entre 2011 e 2015.

3 – O Clube de Regatas do Flamengo irá até a última instância esportiva para que haja a reversão dessa transferência pela FARJ e CBDA, que consideramos inteiramente ilegal. Esgotadas as esferas esportivas, vamos avaliar a ida à Justiça Comum.

Queremos alertar também aos outros clubes que, no Troféu Maria Lenk, o Brasil, em plena seletiva olímpica, poderá assistir a uma atleta competindo pelo E.C. Pinheiros, mas com contrato vigente com outro clube. Portanto, se não houver uma reversão do atual quadro, além da credibilidade de todo o torneio ficar comprometida, os resultados das provas em que a nadadora participar deverão ser naturalmente contestados pelo Clube de Regatas do Flamengo e outros clubes interessados não somente na disputa, mas, sobretudo, na restituição da ordem legal e prevenção de futuros atos semelhantes contra eles próprios.

É obrigação do Clube de Regatas do Flamengo, dentro da sua grandeza esportiva e com a força de 40 milhões de torcedores, liderar as transformações no esporte nacional. O Clube de Regatas do Flamengo se recusa a compactuar com os atuais vícios do sistema. Não é à toa que, mesmo com o tamanho e potencial do nosso país, estejamos em posição tão aquém do que desejamos no esporte mundial. Lamentáveis episódios como o descrito revelam com clareza o porquê de não conseguirmos evoluir. Está mais do que na hora de todos – federações, confederações, atletas e clubes – reconhecerem que o respeito a contratos e a adoção de padrões éticos básicos constituem-se em condições mínimas necessárias para começarmos a elevar o nível do esporte nacional.

Fonte: GE

Assuntos:natação
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
8 Comentários
  • Fernando Azevedo disse:
    05/04/2016 às 20:48

    Se vai pro jurídico o Flamengo vai perder. Departamento é péssimo pra disputas no tribunal.

    Responder
    • Gustavo Malaguti disse:
      05/04/2016 às 21:54

      Péssimo, esqueceu do caso Luiz Antônio? Flamengo ganhou 10 vezes dele no tribunal.

      Responder
      • kenywats disse:
        06/04/2016 às 00:56

        O próprio caso do Ronaldinho que conseguiram que o Fla tivesse que pagar apenas o que já era devido a ele pelo direito de imagem.

      • Tucano disse:
        06/04/2016 às 15:05

        Não considero o Dep. jurídico ruim, o problema é a justiça brasileira e isso vale também pro futebol, a globo estando contra todo mundo é contra, e a globo faz de tudo pra dificultar ao máximo qualquer ação do flamengo. O flamengo não consegue licenças, alvarás e todo local que o fla tenta pra construir seu estádio surge um empecilho. Em todo o Brasil os times tão jogando com time reserva enanglobo interfiriu planejento e fez o fla jogar com o time titular. Penso que em qualquer lugar do Brasil que o flamengo tocar uma demanda corre o risco de perder por essa situação.

    • Alex Meirelles disse:
      05/04/2016 às 22:06

      Jurídico do Flamengo é péssimo??? Como nego vomita palavras sem nenhuma profundidade e conhecimento… o departamento reconhecido com um case de sucesso no meio jurídico… quase que acabou com as milhares de ações trabalhistas e cíveis… o Flamengo vem ganhando quase todos os embates de maneira sóbria e ética!!! SRN!!!

      Responder
  • Adriano Marques disse:
    05/04/2016 às 20:53

    Isso mesmo Flamengo, não pode deixar essa sujeira em pune, Troféu Maria Lenk está aí e o torcida do mengão está de olho em você Jhennifer da Conceição.

    Responder
  • nilton disse:
    05/04/2016 às 23:47

    Ingratidão e a pior coisa no ser humano.

    Responder
  • Tucano disse:
    06/04/2016 às 09:55

    É muito facil, penso que o flamengo devia oferecer só esportes coletivos e de massa; voleigol, basquete, futsal, handebol, futebol de araeia, enfim esportes que aglutinassem, chamassem mais torcedores. Como clube formador que é a melhor resposta seria fechar as portas pra esses espertos que quase não conquistam torcedores.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Real Madrid anuncia renovação de contrato com Vini Jr, cria do Flamengo

2 1

Próximo adversário do Flamengo, Vitória joga pela Copa do Brasil hoje; saiba onde assistir

@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Torcedores do Flamengo ‘invadem’ rede social de Luiz Henrique, alvo do clube

20 3

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

14 36
Brasileirão

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

8

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

10 12
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

11 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  2. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  3. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  4. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  5. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo