Em oito disputas por vagas em decisões de turno ou do Estadual, o Flamengo venceu cinco, mas Vasco levou a melhor nas três últimas disputas desde 2010
No jogo dos números, cada torcedor tem seu argumento. O vascaíno enche a boca para tirar onda com a série de oito partidas sem perder para o maior rival, com direito a cinco vitórias. O rubro-negro, por sua vez, repete à exaustão o mantra “vice de novo”, por conta das seis vitórias consecutivas em decisões nos últimos 28 anos. E em semis, quem leva a melhor? As estatísticas apontam mais vitórias para o Flamengo, mas o Vasco é quem ostenta outro tabu: não perde desde 2010.
Com as constantes mudanças de regulamento do Campeonato Carioca, duelos decisivos em semifinais entre Vasco e Flamengo passaram a acontecer somente a partir do ano 2000. Avassalador, o Rubro-Negro abriu 5 a 0 na contagem, com vitórias em disputas de turno em 2001, 2004, 2007, 2008 e 2010 – com títulos estaduais nos quatro primeiros. Foi quando o Vasco começou a equilibrar a contagem.
Com triunfos na Taça Guanabara e na Taça Rio de 2012, chegou à finalíssima contra o Fluminense, mas não levantou o troféu. No ano passado, porém, o pacote foi completo. Depois de um jejum de 11 partidas, os vascaínos eliminaram o maior rival do Carioca com a vitória por 1 a 0, gol de Gilberto – após empate por 0 a 0 no jogo de ida – e coroaram o fim do tabu com o título estadual sobre o Botafogo, competição que não conquistava desde 2003. A última derrota para o Flamengo neste estágio aconteceu em 11 de abril de 2010, por 2 a 1, pela Taça Rio, com dois gols de Vágner Love.
Estatísticas que apontam fatores positivos e negativos para ambos os lados, mas são ignoradas em sua maioria pelos jogadores. Apesar da boa fase recente do Vasco no clássico, Nenê garante que nada interfere dentro de campo:
– Isso é só antes do jogo. Não pensamos muito. É mais uma estatística de fora. Quando entramos em campo, esquecemos de qualquer coisa fora do objetivo. A concentração é somente na vitória.
Na Gávea, César Martins tem opinião parecida. Mesmo admitindo a expectativa para acabar com a série ruim diante do maior rival, o zagueiro garante que o tema é encarado com naturalidade:
– Tentamos lidar com isso com a maior tranquilidade possível. Lógico que há a pressão em que um olha para o outro e pensa: “Vai ter que ser nesse jogo, neste fim de semana”. Mas às vezes esquecemos para baixar a adrenalina.
Domingo, mais um capítulo da rivalidade será escrito a partir das 16h (de Brasília), na Arena da Amazônia, em Manaus. Campeão da Taça Guanabara, o Vasco tem a vantagem do empate para pegar Fluminense ou Botafogo na decisão.
Clássico dos Milhões em semifinais nos Estaduais
– Taça GB 2001: Fla 1×0
– Taça GB 2004: Fla 2×0
– Taça GB 2007: 1×1 (Fla 3×1 nos pênaltis)
– Taça GB 2008: Fla 2×1
– Taça Rio 2010: Fla 2×1
– Taça GB 2012: Vasco 2×1
– Taça Rio 2012: Vasco 3×2
– Carioca 2015: 0 x 0 / Vasco 1 x 0
Fonte: GE
Se não fosse aquele time horroroso de 2012 e a robalheira de 2015.
Caros, o jogo vai passar no premiere pra quem tem o carioca e na globo RJ?? Tem mais algum lugar?? Abraço!
Globo.
Tenho escrito aqui no espaço rubro-negro que não gosto do trabalho do Muricy no flamengo simplesmente porque queria uma coisa diferente, uma coisa nova, sem olhar pra resultado porque temos procurado resultados desde de 2009 e não encontramos. Queria um conceito novo de jogar futebol, um conceito novo de tática, de treinamento. Estou assistindo os gambás contra o Audax, para aqueles que não estão vendo, eu queria que o flamengo jogasse assim ocupando todos os espaços do campo, marcando em todo lugar do campo, muita inyensidade, enfim um futebol atual. O treinador do Audax montou esse time há quatro meses, e tinha a proposta de jogo desde quando jogou, qualquer jogador que entra já sabe qual seu espaço em campo, e o tite que remontou quase todo o time é também tem conceito novo de jogar futebol. No Audax tem dois jogadores dispensados do flamengo o Bruno paulo e o Vítor Camacho que saiu machucado. Grande.parte dos torcedores ficam irados quando crítico o Muricy, como se fosse proibido criticá-lo, como sócio-torcedor tenho esse direito. Queria muito que o flamengo contratasse um treinador jovem e com idéias totalmente novas em se tratando de futebol dentro do Brasil, esse treinador seria Fernando diniz, muitos diriam; não vai dar certo por isso, por aquilo, e talvez fosse, mas não estaríamos errando por omissão que é a pior forma de errar, agora acertando iríamos dar um passo gigante para o futuro.
Quero dizer também que não é só pelos resultados, o Audax pode perder hoje, mas o que esse time vem jogando e de modo brm diferente e com uma folha de pagamento que não corresponde ao futebol jogado.
Mesmo se não fosse sócio torcedor vc teria direito de critica-lo.
Fui contra a vinda do Muricy. Mas agora que ele está aí espero que fique até o fim do ano.
Quando um time troca demais de treinador possibilita que os jogadores se achem donos do clube. E isso aconteceu no flamengo nos últimos 15 anos pelo menos.
Muricy tem muitas coisas em que discordo dele. Mas coisas que discordo do que concordo inclusive. Mas precisamos recuperar o respeito. E boa parte dele vem com essa estabilidade.
Amanhã é dia do Mengão, terminar com esse incomodo tabu, pra cima dele Mengo. E de quebra ganho 150,00 USD com a vitória, fica a dica (back Flamengo, over 0,5 HT, Over 1,5, Under 3,5)
Batfair?