A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia do Futebol realiza duas audiências públicas na próxima semana.
Na primeira delas, o colegiado vai ouvir o ex-presidente do Flamengo Kleber Leite, que atualmente é empresário de marketing esportivo. Solicitado pelo deputado Goulart (PSD-SP), o depoimento está marcado para terça-feira (7), às 14h30, no plenário 4.
O parlamentar lembra que o ex-presidente do Flamengo é sócio da empresa Klefer Marketing Esportivo, supostamente envolvida no esquema de corrupção da Federação Internacional de Futebol (Fifa), investigado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), órgão equivalente à polícia federal dos Estados Unidos. A empresa detém direitos de transmissão, patrocínio e promoção de campeonatos de futebol e de jogadores.
Coronéis do futebol
Já na quinta-feira (9), a CPI vai ouvir os jornalistas Eduardo Gabardo e Rodrigo de Oliveira, repórteres do jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS). Eles foram convidados pelo deputado João Derly (Rede-RS) para detalhar os mecanismos e os métodos de funcionamento das relações de poder no futebol brasileiro, descritos na reportagem “Os coronéis do futebol”, publicada no ano passado.
Na matéria, os jornalistas denunciam uma série de práticas recorrentes na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e em federações estaduais, visando a perpetuação de dirigentes no poder e a ingerência da política no futebol brasileiro.
A audiência está marcada para as 9h30, em plenário a definir.
A CPI
A CPI investiga as denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF. Juntamente com outros seis cartolas, Marin foi detido em maio do ano passado na Suíça, mas hoje cumpre prisão domiciliar em Nova York.
Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para a existência de um esquema mundial de propinas e subornos relativo à comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol.
Futebol de base
O futebol também será tema de audiência pública da Comissão do Esporte da Câmara, na quarta-feira (8). Por iniciativa do deputado Vicente Candido (PT-SP), o colegiado vai debater “O Futebol de Base no Brasil”.
Fonte: Cenário MT
Infelizmente a bancada da bola é forte e se fortaleceu ainda mais com Temer no poder, Jucá, Aro, Perrela, Andrés entre outros não deixarão nada acontecer com a CBF; infelizmente a tendência é o futebol brasileiro ir enfraquecendo aos poucos (já está aco tecendo), já somos a série B do cenário mundial, com o fortalecimento da China e dos E.U.A. as coisas só tendem a piorar. Quem não se reinventar ficará para trás e nós continuamos com os mesmos dirigentes corruptos de sempre.
SRN #FODASEASELEÇÃO
Com a postura irresponsável de políticos e dirigentes, o Brasil está fadado a ser apenas exportador de matéria prima para os mercados Europeu e Asiático.