Lista relembra outros sete jogos com teor semelhante ao de Palmeiras x Flamengo desta edição. Últimos dois tiveram vitórias tranquilas dos primeiros colocados
Donos das primeiras posições do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira com todos os ingredientes de uma “final antecipada” na Arena da equipe paulista, às 21h45 (horário de Brasília), pela 25ª rodada da competição. O resultado do confronto pode ocasionar em troca na liderança ou ampliar a vantagem do atual primeiro colocado para quatro pontos, mas, claro, ainda deixa aberta a briga pelo título. Depois da partida, haverá mais 39 pontos em jogo (13 rodadas).
Na história dos pontos corridos, em pelo menos sete vezes o campeonato teve um jogo decisivo desta forma. Teve de tudo: vantagem estendida na liderança abrindo caminho para o título, vitória “fogo de palha” e empates que mantiveram a distância. Confira em lista do GloboEsporte.com:
2015 – ATLÉTICO-MG 0 X 3 CORINTHIANS
Sobrando no Brasileiro do ano passado, o Corinthians, líder, tinha oito pontos de vantagem sobre o vice Atlético-MG antes do confronto direto na 33ª rodada. Jogando no Independência, era a chance da equipe mineira encostar e sonhar com o título. Mas o que aconteceu foi um passeio do time comandado por Tite, que venceu por 3 a 0 e deixou tudo encaminhado para ser campeão matematicamente duas rodadas depois.
2013 – CRUZEIRO 3 X 0 BOTAFOGO
Com diferença de quatro pontos do líder Cruzeiro para o vice Botafogo, as equipes se enfrentaram pela 22ª rodada com motivação extra para os cariocas encostarem na classificação. Porém, o que se viu no Mineirão foi uma boa vitória dos mineiros por 3 a 0, com dois gols de Julio Baptista. Na sequência, os comandados de Marcelo Oliveira administraram a larga vantagem, enquanto o time do técnico Oswaldo de Oliveira alternou posições no G-4 e só garantiu vaga na Libertadores na última rodada.
2012 – ATLÉTICO-MG 3 X 2 FLUMINENSE
Com apenas duas derrotas, o Fluminense chegava para a 32ª rodada para enfrentar o Atlético-MG com nove pontos de vantagem na liderança. E, no Independência, os mineiros fizeram valer o mando de campo e venceram por 3 a 2, deixando a disputa ainda aberta. Mas depois faltou gás: o time do técnico Cuca passou as quatro rodadas seguintes sem vencer e ainda viu a segunda colocação ser ameaçada pelo Grêmio. O Tricolor carioca, por sua vez, assegurou o título três jogos depois.
2011 – VASCO 2 X 2 CORINTHIANS
Em disputa acirrada pelas primeiras posições, o Vasco tinha dois pontos de vantagem sobre o Corinthians na ponta da tabela e o duelo pela 27ª rodada, em São Januário, poderia dar tranquilidade para equipe carioca na liderança. Os cruz-maltinos chegaram a ficar à frente do placar por duas vezes, mas os paulistas buscaram o empate por 2 a 2 para manter a proximidade na classificação. A tomada da liderança veio na rodada seguinte, mas disputa foi até o fim da competição, com o pentacampeonato corintiano.
2010 – CRUZEIRO 1 X 0 FLUMINENSE
O encontro de Fluminense e Cruzeiro em 2010 é um ótimo exemplo de que a “final” não necessariamente decide o campeonato. Um ponto atrás do Tricolor, os mineiros tinham a oportunidade de tomar a liderança jogando no Parque do Sabiá pela 29ª rodada. E assim fizeram, com vitória por 1 a 0, gol de Wellington Paulista. Mas o tempo na primeira colocação foi curto, e os cariocas retomaram logo depois. O Corinthians chegou a ameaçar o título da equipe de Muricy Ramalho, mas acabou na terceira colocação – o Cruzeiro foi segundo.
2007 – BOTAFOGO 0 X 2 SÃO PAULO
A “decisão” mais antecipada da lista aconteceu na 18ª rodada, ainda no primeiro turno de 2007. Tudo bem que depois o São Paulo teve vida fácil na ponta da tabela, mas o primeiro jogo contra o Botafogo, no Maracanã, teve tratamento de final na época. A vitória dos paulistas por 2 a 0 abriu caminho para a arrancada que terminou com 15 pontos de vantagem sobre o vice-campeão Santos. O Alvinegro carioca não manteve a pegada e fechou a competição na 9ª posição.
2005 – CORINTHIANS 1 X 1 INTERNACIONAL
O jogo famoso pela polêmica expulsão de Tinga por simulação dentro da área aconteceu a duas rodadas do fim. O resultado, empate por 1 a 1, manteve a distância do líder Corinthians para o vice Internacional em três pontos, deixando a situação colorada bastante complicada – os paulistas levavam vantagem nos critérios de desempate. Os dois venceram na penúltima rodada e perderam na última, deixando o título com o time de Tévez e companhia.
Fonte: GE