Além do aumento de participantes e mudança de calendário, a Conmebol promoveu outra alteração para a Libertadores. A final da competição será disputada em jogo único, em campo neutro, copiando o modelo da Liga dos Campeões da Europa.
O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, usou o Twitter para confirmar a novidade, dando uma justificativa.
– Analisando estatística das finais da Copa Libertadores, mandante no segundo jogo ganhou 7 de 10. Justiça desportiva exige final única em campo neutro – explicou Domínguez.
Fonte: Lancenet
Vai ficar responsa essa parada…
Aqui não é igual na Europa que voce pega duas horas de trem e chega em qualquer lugar, se um time de nem tanta expressão chega na final e o jogo vai ser muito longe, muitos torcedores fanáticos não vão poder ir. Mas no aspecto esportivo é bom
Nick, pensa bem: Se eles vão fazer a LA como modelo de UEFA Champions League, qual o próximo passo pras américas? É óbvio: Vão criar a Champions League Americana.
Já imaginou a Concacaf e a MLS entrando nessa parada, quanto dinheiro vai tar envolvido? Fora os jogos: Imagina o Fla num jogo oficial contra o time do Kaká? Muito show.
O que não dá, é pra times realmente fracos disputarem a LA como alguns bolivianos e peruanos que só vencem por causa da altitude.
Com esse aumento, muitos “tolima” e “cobresal” da vida nem vão participar.
Mas isso e sonho, não esta nem perto de tornar realidade. Time brasileiro ja reclama de viajar para o mexico imagina se tiver de ir para o Canada por exemplo? Ou um time do sul da Argentina para os EUA? So como exemplo, RJ x NY são 12h .Acho que o calendário nao comporta isso, ainda mais o brasileiro com estaduais.
Cara, viajar 12 hs pra receber cachê americano até eu iria.
Quem é o maior patrocínio no País? Gambás que ganham 30 MI com a caixa? Pode ser. Isso lá pros States é lixo. Tanto é que os clubes europeus no inverno (verão hemisfério norte) vão disputar a Champions Cup nos EUA. Lá a grana é firme. Se o Fla disputa uma Champions America com o tio sam bancando… Vamos rivalizar com os chineses nas janelas europeias. SRN
Muito bem colocado! Se o público americano comprar esse torneio é capaz de agt bater de frente até com as segundas potências europeias. Só que o soccer precisaria ser mais popularizado lá nos EUA primeiro…
E está sendo colega, ouvi em uma rádio que jovens até 23-25 anos onde o Soccer é o mais popular entre eles. Imagina uma final de Libertadores da América ou champions da América em que os EUA param igualmente toda a América o produto vai ficar mt forte.
Não sei se isso aí é verdade, talvez seja em algumas áreas dos EUA. Na Flórida o soccer já é bem cotado pq tem mtos latinos morando lá. Em Seattle o time da cidade tem recebido um bom público no estádio. Em outras áreas de lá eu desconheço, mas se for vdd o que vc diz, seria uma excelente oportunidade mesmo!
Cara, esse modelo que você ta falando aí é muito difícil de acontecer. Primeiro pq na CONCACAF existem vários países com times bosta, se fizerem uma LA com a América inteira vai ficar pior que o modelo atual pq teremos países como Jamaica, Costa Rica, Panamá, Honduras, Guatemala, Jamaica, Porto Rico, etc.
Uma maneira de atrair o mercado dos EUA pra o nosso futebol seria os convidando pra jogar a LA assim como o México.
Esse modelo que adotaram agora é muito bom, vai forçar a CBF a ampliar o Brasileirão pro ano todo e acabar com esses estaduais falidos.
Minha única crítica é essa final única, não dá pra fazer isso aqui na américa. Vamos ter final única sem torcida? Imagina uma final de Libertadores entre Boca e Flamengo na altitude da Bolívia, que lixo!
SRN
Diógenes, tem um detalhe aí: Quando se cria uma grande competição, nunca se pensa em igualdade, mas sempre em grandes jogos. Tanto é que sempre entram quase 100 clubes disputando a UEFA Champions League todo ano, mas quando entram os clubes mais bem ranqueados na 3ª eliminatória, 70% dos clubes já saíram. É só vc ver como são classificadas as eliminatórias de todas as ligas contra a Espanhola, Italiana, Inglesa, Alemã, Francesa, Portuguesa e Holandesa.
Ou vc acha mesmo que um time da Islândia vai jogar contra o Barcelona? Nunca! A menos que esse time seja um novo São Caetano.
Pra viabilizar isso, os países menos ranqueados participam de várias eliminatórias pra chegar nos brasileiros, argentinos, chilenos e paraguaios. SRN!
Isso que vc falou é vdd, o único problema, ao meu ver, é que atualmente a Champions da CONCACAF da uma vaga pro mundial e a Libertadores tbm. Como ficaria a classificação pro mundial?
Ué, cara: Tira uma vaga. Quantas eliminatórias existem antes da semi-final do Mundial? Se não me engano, entram 6 times na disputa mas sobram sempre 2 que se juntam ao Europeu e o Sul-Americano.
Se tirar uma vaga, ficam 5. Qual o problema? Aliás, a vaga no Mundial será ainda mais valiosa. Todo ano, vai um time mexicano pro Mundial e eles jamais ganharam rigorosamente NADA no torneio. É só tirá-los.
São Paulo, Inter, Corinthians já foram campeões do mundo pós a mudança em 2004. Independente de qualquer combinação, sempre será um Europeu ou sul-americano que vencerá o Mundial. SRN
Você quer mesmo os EUA com uma soccer league forte? Já perdemos jogadores para a Europa, China e países árabes… Imaginem com o Tio Sam na disputa? kkkkk
Seria uma boa sim. Se a MLS entra na disputa, o interesse dos patrocinadores, da tv e do público aumentariam no torneio. A grana respingaria nos clubes da américa do sul e poderíamos bater de frente com esses mercados emergentes que você citou. E tem outra coisa, os EUA gostam é de obter lucro, eles sabem que ter sempre o mesmo time campeão diminui a atratividade do espetáculo. Por isso eles geralmente mantêm seus times com o mesmo nível técnico dos outros participantes…
Essa mudança já não gostei tanto
Que lixo isso, na moral. Esqueceram que o nosso continente é muito maior e bem menos endinheirado. Vamos ter finais históricas com estádio vazio!
E não existe injustiça desportiva porcaria nenhuma, se quer jogar o segundo jogo da final em casa é só ficar em primeiro na fase de grupos, simples!
SRN
O modelo do torneio ficou legal, só essa história de final única em campo neutro que vai ser uma porcaria! Espero que não seja verdade…
Nisto consiste um pouco de pontos corridos no torneio mata-mata: o melhor na 1ª fase ganha preferencia!
Se querem compensar, poderiam criar algum dispositivo q a partir das semis ser aleatório o mando. Se bem q gosto mais do modelo atual de escolha de mando.
SRN
Não tem o que compensar, o modelo atual de escolha do mando já é muito bom! Espero que não mudem…
Vão colocar os jogos a serem disputados apenas nos Estados Unidos, México e Canadá, neh?!
Bola fora!
Achei interessante mas manteria a final em 2 jogos. Até porque imagina uma final Flamengo e LDU no Lá bombonera ou
River e Santa fé no Maracaña nada haver né ?
Concordo.
Imagine, final da Libertadores: Flamengo X Palmeiras na altitude em Caracas, nada a ver. Cada campeonato tem suas particularidades, na Europa é uma coisa, América do Sul é outra bem diferente.
Verdade, o modelo ficou bom, só essa final única aí que estraga tudo…
Caracas nao sofre de altitude… Hehe. Nao resisti. Pra sentir os efeitos mais agudos tem que ser mais de 2500m e o bicho fica sinisgro com 3500 pra cima. Se nao me engano la paz da 4100.
Pelo q li a libertadores terá duas fases preliminares (mata-mata) antes da fase de grupos, mas os atuais campeões da libertadores e da sul-americana já entram direto na fase de grupos! Se somente esses dois forem direto para fase de grupos é melhor priorizar a sul-americana
Não mano, os 3 primeiros do Brasileiro continuam entrando direto na fase de grupos.
As únicas coisas que mudam é que aumentaram a fase de pré-libertadores pra 2 jogos cada time e o campeão da Sul-Americana não disputa mais a pré-libertadores, entra direto na fase de grupos.
SRN
Valeu pelas informações brother! SRN
Tudo isso é medo de Criacica???Manda mais aí…kkkkk
E o local da final vai ser em … CARIACICA kkk
kkk
A definição do local da final vai ser só mais próximo do fim do campeonato?
Não tem como se definir campo neutro sem saber quem serão os finalistas…
Esse negócio de final unica em campo neutro imitando os europeus não tem nada haver, olha o tamanho da america do sum e europa, iremos ter finais com estádios vazios e o clube nem vai poder faturar com bilheteria ja q a premiação é pífia..piada isso, não dou 2 temporadas e os caras mudam para as finais como estao..pode escrever.
Besteira essa final de turno unico, Europa pode fazer isso porque logisticamente la tem essa possbilidade. Imagina uma final em Bogota, mesmo que seja Fla x Boca, pra rubronegros e xeneizes irem pra Bogota vai ser um parto, nao sei nem se lota.
dificil isso ai
digo, final de campo neutro
Eu gostei exemplo flamengo x emelec no estadio do boca unica coisa q fica ruim é que para viajar custa caro.. exemplo foi flamengo e palestino poucos flamenguista no estadio..vamos ver como vai ficar isso…ficaria legal é tira o regulamento do melhor 1 enfrentando o 8 na fase de oitavos e ir com sorteio ate as semi
Acredito que o aumento de vagas pra Liberta vem pelo mesmo motivo q fizeram na UCL: politicagem.
Mas gostei da abrangencia do torneio e uma fortalecida na Sula.
Sobre a final única, pode ser que eles estejam visando a criação de vínculos sul-americanos intertimes, tipo sabemos o q se passa com o time do país ao lado. Disso já não gostei muito.
E que venha a Liga Americana dos Campeões!
OSB: pra q essas agunia de mudar já pro campeonato de 2017?? Me cheira ao medo de não quererem um UCL das Americas.
SRN
A UCL das Américas foi criada pelos americanos (MLS), caso eles não sejam chamados para a Libertadores é questão de tempo a criação da UCL das Américas. Agora acho muito melhor continuarmos a manter a marca Libertadores da América só que abrangendo times do México e dos EUA, a inclusão de mais vagas para a competição deve ser para esse propósito. Fora o quanto a própria competição ganharia com a presença dos EUA exímios marqueteiros.
Então quem for disputar a Libertadores não vai disputar a Copa do Brasil!
acho que não, tem como disputar as três competições mais importantes, e so arrumar o calendário, brasileirão, libertadores, e copa do brasil.
A CBF deveria fazer uma reformazinha na Copa do Brasil também..Reduzir para apenas 32 equipes. Ficaria: os 27 campeões estaduais + 1 vaga adicional pra SP, RJ, MG e RS + campeão da Copa do Brasil do ano anterior.
Acho que essa medida ajudaria a valorizar os campeonatos estaduais!
boa ideia, mas acho que um calendário sem estadual teria como a copa do brasil com todos os clubes com um jogo e dois jogos a partir das oitavas durando o ano todo, para ter uma mudança teria que acabar com os estaduais.
Gostei da ideia, mas não seria melhor se essas vagas adicionais (SP, RJ, MG e RS) fossem dadas aos campeões regionais? E quanto aos clubes menores, investir-se-ia nos estaduais para eles onde os grandes só entrariam em fases finais. SRN
A vaga adicional poderia vir para o campeão da primeira liga(a partir do ano que vem)
Gostei da mudança, mas poderiam manter a final com dois jogos, essa é a melhor coisa da Libertadores em relação à Champions.
Síndrome de colonizado, complexo de vira-lata, chamem como quiser, mas é ridícula essa mudança. Se querem imitar a Champions, copiem a premiação, a organização, coisas realmente boas, sem mexer na tradição da Libertadores. Uma das coisas bacanas da competição são os jogos de ida e volta, a atmosfera de cada estádio, repleto de torcedores que esperam por esse momento. Levar a final para um campo neutro, além de excluir o torcedor mais humilde da festa, já que além do ingresso (cada vez mais caro) teria o deslocamento, vai tornar muito mais frio o ambiente da partida. Desconsideraram a geografia do continente, economias locais, aspecto esportivo, tudo! Viajar pela Europa é muito mais rápido, prático e barato que ir de um país a outro aqui. Lá esse modelo pode servir, aqui é simplesmente ridículo.
Concordo, e do jeito que a Conmebol é está arriscado colocarem uma Final em La Paz, Cuzco ou Potosí.
O lema da FIFA, CBF, conmenbol, afa parece ser: sim, mudemos para pior.
unica mudança que vão tentar vetar, jogo único nesse continente imenso não tem como, mas de ser o ano todo ficou muito bom.
Tbm acho, mas a CBF tem q mudar as datas do brasileirão se não no segundo semestre vai ter jogo toda quarta e domingo.
com a libertadores de fevereiro a novembro não tem como não ter jogos nas quartas e domingo.
Sim, mas pra melhorar essa situação a CBF tem q colocar o brasileirão pra começar antes pra dar uma aliviada no calendário. Se começar em maio dnv vai ficar mt apertado
com certeza, se não vai ter que adiar vários jogos do brasileirão caso algum time chegue as finais, porque os jogos da libertadores e sempre nas quartas, a cbf tem que rebolar e encontrar um melhor calendário, se fosse comigo colocaria pra começar em fevereiro e terminando em dezembro com jogos somente nos fins de semana.
Calma, O local neutro vai ser pre-estabelecido antes da competição.
E sobre o aumento de vagas e mais para os outros paises.
O que o Brasil e Argentina podem receber e que a vaga da sul-americana fique para o pais e que não seja retirado uma vaga( caso um time br seja campeão da sula uma vaga do g4 e retirada ficando g3).
porra, vai se fuder comebol, eu não cago dinheiro filhos das puta.
onde eu vou arrumar dinheiro pra ir ver a final e depois ir pra tóquio??? vao se fuder.
Acho o contrario… final única é totalmente INJUSTA… por varios motivos… se 7 de 10 finais vencem o mandante do segundo jogo, é porque o mandante do segundo jogo é o time que fez a melhor campanha…
Voce imagina, um time atropela todos os adversarios, o outro se classifica aos trancos com derrotas na primeira fase, depois vai se classificando nos penalties e chega na final com igualdade de condições em campo neutro? podendo jogar pro 0x0 e ganhar nos penalties?
injusto…
Pior, e se esse time que se classificou aos trancos e barrancos, por sorte ou por influência externa (nunca se sabe quando se trata da Conmebol) é do mesmo país em que vai ser sediada a final? Se torna muito mais desigual. O princípio da igualdade aí (uma balela) só valeria se os dois finalistas não forem do país em que acontecerá o jogo único.
Acredito que isso é uma forma da conmebol ficar com a renda da final.
SOU TOTALMENTE CONTRA, PALHAÇADA ESSA DE CAMPO NEUTRO, QUEREM TIRAR SUA FATIA DA RENDA. PELAMOR DE DEUS, QUEREM ACABAR COM A MAGIA QUE AS TORCIDAS SULAMERICANAS TEM. IMAGINEM UMA FINAL FLAMENGO X BOCA… A FESTA QUE AS TORCIDAS IRIAM FAZER
Tinha que ter um world league. 7 melhores da europa. 5 melhores da americas. Campeao e vice asiatico, campeao africano e campeao oceania. 16 clubes. 4 grupos de 4. Avancam 2 de cada grupo. Quartas, semi e final. 20 dias. Premis milionarios. Ai sim
Não…
Po. Depois desse não filosófico e cheio de simbolismo, acho que realmente eh uma idéia ruim. Não tinha visto por esse prisma.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Complicado… na Europa tem muitos paises pra disputar vagas, na America do Sul nem tanto… Fazer virar G6 ou G8 pode acabar tirando a competitividade por vagas pra ser um torneio de dificil acesso.
Campeonatos Estaduais deviam ser só para time que não estão em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro.. e podia extender pro Ano todo o Campeonato Nacional… Brasil é um Pais grande… e são muitas viagens, jogos da seleção junto com jogos do campeonato.. copa do brasil… estaduais só atrapalham, tinha que acabar com Estaduais para Times que já tem divisão… quem ganha o estadual tem direito a pré-copa do Brasil e Serie D, acho que seria uma boa opção pro calendário Brasileiro que é uma Zona.
Esta é a única mudança que seria negativa. Vai ter muita reclamação, não vai vingar.
Europa e rica e pequena.
América não é tão rica e deve caber umas 10 europas. Teremos menos torcedores dos clubes nos estádios e diferentemente da Europa, aqui tem muita rivalidade, ex um torcedor do boca não vai ver uma final com o flamengo x atlético nacional, mas um alemão iria ver uma disputa de Barcelona x real Madrid. Essa é minha lógica. Povo sulamericano e diferente do europeu, logo, vai dar merda.
Agora só falta copiarem a renda, o sistema de transporte e o calendário do futebol europeu…
Vai ser uma bela aventura sair do Rio para assistir Flamengo x Boca em Lima no Peru numa quarta feira à noite…
É de se admirar que tenha gente do único país que fala português defendendo essa sandice…
Pensando bem, brasileiro é burro mesmo… Não é de se admirar…