LANCE! traz as sugestões de seus colunistas, blogueiros e de personalidades do esporte para melhorar o calendário do futebol brasileiro. Hoje quem opina é Nelinho
Embora leve tempo e muita cautela para sua organização, há, sem dúvidas, possibilidade de o futebol brasileiro ter um calendário mais ajustado (e até semelhante à temporada da Europa). A medida mais urgente é decretar o fim dos campeonatos regionais.
A rivalidade entre os clubes do estado não é argumento suficiente para uma competição ocupar tanto tempo no calendário. Ano a ano, os jogadores têm de dividir os estaduais com Copa do Brasil e Libertadores no primeiro semestre, e logo depois voltar suas atenções para o Campeonato Brasileiro. É preciso deixar as datas para jogos mais relevantes.
Naturalmente, destinar mais espaço a competições nacionais não significa aumentar o número de clubes. Poderia acontecer de clubes sem a mínima condição financeira terem espaço, e corria o risco de piorar o nível de cada competição.
Além disto, é essencial que a reformulação ocorra também na CBF. É preciso gente correta, e com condições de proporcionar a organização no futebol. Afinal, já passou da hora também dos clubes se tornarem empresas, com pessoas especializadas lidando no dia a dia.
Fonte: Lance!
Os estaduais têm de continuar…
O Brasil é muito grande… Não dá para ter só 20, 30 clubes…
Os times pequenos precisam existir… Eles também revelam muitos craques…
O que tem de mudar é o formato atual…
No
caso dos estaduais, por exemplo, os pequenos deveriam disputar a 1ª
fase e os clubes que já tenham sido campeões só entrariam na fase
seguinte, jogando menos jogos com os pequenos, jogos mais importantes e
lucrativo…
Essa é a melhor proposta que tenho escutado. Mas dando uma de advogado do diabo: será que a fase sem os grandes não tirará audiência (TV e estádio) do campeonato a ponto de prejudicar economicamente os pequenos? Entendo que vários times vivem de Estadual e depois dispensam seus elencos, correto?
Pelo contrario, os pequenos precisam ter vida própria.
Obviamente que os especialistas poderiam estudar a melhor maneira de se fazer isso, mas se a segunda fase do campeonato fosse interessante e mais rentável tanto na audiência e no público nos estádios, os pequenos que passassem a diante automaticamente ganhariam muito mais…
E a federação que também mete a faca em 10% das rendas teria a obrigação de ajudar aos pequenos que não conseguissem ir em frente na competição…
Acho q uma saída interessante, seria q os estaduais fossem disputados por jogadores sub20/sub23 assim como nas olimpíadas.. seria interessante, o elenco principal teria um período de treino melhor é de quebra vc faria testes com a base..e até possivelmente venda de jogadores, seria uma vitrine.
A CBF deveria fazer um torneio Sub-23, campeonato estadual (para os grandes) tem de acabar.