Se voltarmos há alguns anos, pouco se falava em um estádio para o Fla. Mesmo o rubro-negro mais exigente não pensava numa alternativa para chamar de “casa”, senão o histórico e charmoso Maraca de clássicos e títulos.
Muito por conta de, pouco se mostravam os detalhes extracampo nas gestões anteriores e sequer sabíamos sobre os polêmicos números financeiros do Fla.
Mas é que os mesmos vieram à tona e o comprometimento dos números com o torcedor também. Agora, fiscalizamos cada centavo gasto e damos pitacos para futuras ações do clube. De fato, que conhecemos o quão caro é a nossa “casa”, sabemos que não é o melhor para o nosso clube.
Agora você já deve saber que acabamos de fechar um contrato formal com a Portuguesa-RJ para utilizar seu estádio pelos próximos 3 anos podendo estendê-lo para mais 3. Criando uma alternativa e distanciamos cada vez mais do elefante branco carioca.
No entanto, como um apaixonado torcedor quero que você leitor, fique menos pensativo e mais esclarecido, por isso irei falar pouco e mostrar muito.
– Segundo números recentes da própria CBF, pagamos uma despesa no Maraca de aproximadamente 1 milhão por jogo (dependendo da presença do público no estádio) e se não colocarmos no mínimo uns 40/45 mil, teremos PREJUÍZO (como todos os números em caixa alta), uma das razões para os preços altos dos ingressos.
O nosso coirmão Fluminense contra o Atlético PR, teve um prejuízo de 54 mil reais, mesmo colocando 47 mil no estádio, fazendo valer a fama de estádio caro e inviável para apenas um clube.
Não contando apenas com os balanços financeiros, todos os clubes que tiveram seus “caldeirões” e não os padrões FIFA, mantiveram um aproveitamento muito bom em casa. O maior exemplo, o Botafogo em nosso futuro estádio, 11 jogos 7 vitórias 2 empates e 2 derrotas. Provando por A mais B que não há só dinheiro envolvido, mas desempenho também.
O planejamento inicial do Fla é bom; ampliar a capacidade, melhorar o gramado e remodelar o estádio em geral. Fazer com que joguemos a libertadores lá e que se cuide Argentinos, Colombianos e afins…Pois espero que tenhamos um desempenho de Cariacica parte 2. SRN!
Igor de Paula
Faça como o Igor, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para torcedor@colunadofla.com, que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor” .
Igor Cariacica por exemplo foi fantástico, e era também caldeirão. No brasileirão nosso aproveitamento lá se não me engano foi 100%.
Obs: Pense em Cariacica com a torcida do Rio?, aquilo vai virar um inferno para a torcida adversária.
Boa Silas, eu particularmente irei em todos os jogos…
Sim, exato. Por isso a ideia de transformá-lo em nosso caldeirão, inclusive para a libertadores. SRN!
Galera tem que entender que esse negócio de Arena está quebrando os clubes… a manutenção é muito cara e se o time não estiver em um bom momento, ou seja, se a torcida não estiver comparecendo em massa todo jogo, é PREJUÍZO na certa! Acho legal um estádio grande para finais e jogos decisivos… mas pra 80% dos jogos é recomendável um caldeirão tipo a “ILHARÃO” vai se transformar! Como bem colocado, temos que fazer daquilo um alçapão!