Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Base vence metade das competições e empolga Fla: “Somos top 3 do país”

Redação
Redação
Publicação: 16/12/2016
17 Comentários
Atualização: 16/12/2016
Compartilhar

Com previsão de investimento bem maior no próximo ano, a base do Flamengo já pode marcar 2016 como ano histórico no clube. Até entrar em campo, às 19h, contra o Botafogo, pelo torneio sub-20 em Porto Alegre, os números são impressionantes: em 34 torneios do sub-11 aos juniores são 17 conquistas. Além de sair vitorioso em metade das competições, a garotada foi vice-campeã seis vezes e chegou em terceiro lugar em seis oportunidades.

O diretor da base do Flamengo, Carlos Noval, não tem dúvida em dizer: o trabalho coloca o clube no pódio das divisões inferiores no cenário nacional.

– É um ano de resultado excepcional que consolida essa continuidade de um trabalho que começamos aqui em 2010 – explica Noval. – O Flamengo é muito respeitado no cenário nacional. Entramos nas competições e conseguimos chegar. Hoje, posso dizer, somos top 3, estamos entre os três melhores do país.

Carlos Noval, diretor executivo das categorias de base, com o time de juniores do Flamengo (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)

Oriundo do mercado financeiro, Noval é filho de um ex-diretor do clube e “respira” a Gávea e o futebol desde garoto. Do antigo trabalho na Bolsa de Valores, trouxe práticas de gestão e organização ao Flamengo. Ele lembra que a maioria dos títulos vieram com gerações que começaram a ser montadas no pré-mirim.

– É um trabalho de formiguinha, com metodologia e conceitos bem definidos. Tanto no tipo de jogo, no treinamento, no perfil de profissionais que queríamos para o Flamengo. Hoje, todas as categorias jogam parecido. Queremos jogadores velozes, muito ofensivos, decisivos no ataque. E a estrutura também melhorou muito. Quando cheguei era precária, hoje temos todas as condições de dar essa melhoria para os atletas. E eles estão usufruindo muito bem disso – diz o diretor de futebol de base do Flamengo.

Com a contribuição da consultoria belga Double Pass, o Flamengo vai adaptar conceitos europeus no modelo de treino e aprimorar a qualificação de seus profissionais. Além disso, vai disputar até cinco competições internacionais. Para Noval, fundamental no amadurecimento e crescimento futebolístico desses jovens atletas.

Hoje, quase todo o departamento de futebol de base trabalha no Ninho do Urubu. O futsal, integrado ao departamento de futebol de base, funciona ainda na Gávea. Ao todo, do sub-8, que é a categoria pré-mirim, até o sub-20, são 380 atletas.

– Temos integração muito boa de toda a base. Hoje, 90% dos nossos atletas jogam no campo. Mesmo aqueles que jogam futsal. Os treinadores do futsal vêm para o campo duas a três vezes e são auxiliares das categorias do campo. Todo o trabalho flui muito bem – garante Noval.

Com quase 20 convocados para seleções de base – do sub-15 ao sub-20, com Matheus Sávio, Felipe Vizeu e Lucas Paquetá -, o aproveitamento de jogadores no profissional ainda é baixo. Hoje, apenas Jorge atua com frequência. O que o Flamengo quer mudar em 2017. Questionado sobre as poucas oportunidades no profissional, Noval mostra-se compreensivo:

– Eu acho que tudo tem seu tempo. Há o tempo normal de amadurecimento do atleta no profissional. Faz parte ele ficar treinando e amadurecendo junto com os outros profissionais.O processo é esse mesmo e logo eles vão ter oportunidade.

Fonte: Globo Esporte

Assuntos:BasebrasilFlamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
17 Comentários
  • dropdead disse:
    16/12/2016 às 12:51

    Isso tudo para quando estiverem prontos serem emprestados para o Luverdense!

    Responder
    • Lucas disse:
      16/12/2016 às 12:58

      MIMIMIMMIMMMIMIMIMIMIMI

      Responder
      • silasT disse:
        16/12/2016 às 13:02

        Adoro essa musiquinha

      • Rodrigo Andrade disse:
        16/12/2016 às 13:42

        Mas não se pode negar, que isso é o que tem acontecido.

      • Lucas disse:
        16/12/2016 às 14:29

        Não se pode negar que existe uma coisa chamada planejamento.

      • Rodrigo Andrade disse:
        16/12/2016 às 17:16

        Não se pode negar que os planejamentos PODEM estar equivocados.

      • Lucas disse:
        16/12/2016 às 17:28

        Não se pode negar q saberemos ao final do ano.

      • Rodrigo Andrade disse:
        16/12/2016 às 19:14

        Não se pode negar o direito que os outros tem de discordar ou questionar o planejamento.

    • Maicon Gomes disse:
      16/12/2016 às 15:17

      Base do Flamengo era inútil cara.
      Em 10 anos, só revelamos 2 jogadores que prestam:
      R. Augusto e Jorge.
      O trabalho vem sendo feito a longo prazo, os frutos estão sendo colhidos agora, com essa geração que possui excelentes valores.
      Antes era uma terra de ninguém.

      Responder
  • Almir Albuquerque disse:
    16/12/2016 às 12:58

    Espero que essa filosofia vingue de vez no Flamengo: utilizar jogadores da base, e vendê-los depois com excelente lucro.

    Imagina se tivéssemos mais uns 4 ou 5 jorges no time titular? O Flamengo venderia 3 deles e faturaria quase 100 milhões.

    Esse é o futuro.

    Responder
    • silasT disse:
      16/12/2016 às 13:03

      Dispensar jogadores que pouco agregam, contratar apenas aqueles que venham para resolver e ter um elenco bem enxuto. Tudo o que citei já é meio caminho andado.

      Responder
  • silasT disse:
    16/12/2016 às 13:01

    Com uma base forte o foco deve ser melhorar a integração da base aos profissionais. O Carioca vai ser muito importante!

    Responder
  • Everaldo Guial disse:
    16/12/2016 às 13:22

    é perdido, o flamengo nunca aoroveita seus jogadores da base, o caso d Jorge foi só pq André Santos saiu e Anderson Pico tava fora de forma, só por isso que ele entrou

    Responder
    • Dekster DJ disse:
      16/12/2016 às 13:29

      E o Armero lesionado, Samir também só teve chance com Lesão do Chicão e Vizeu pq não tinha mais pereba pra colocar ai foram obrigados a dar chances a ele!

      Responder
    • Felipe F disse:
      16/12/2016 às 13:37

      Ou eles foram dispensados quando Jorge mostrou serviço e o Flamengo percebeu que não precisaria mais deles.

      Responder
  • Miqueias Pereira disse:
    16/12/2016 às 15:14

    É tanta espera por “amadurecimento” que acaba passando do ponto e se esbagaçando no chão…Pelo amor de Deus…Um grande exemplo temos em nosso time titular hoje. Diego foi campeão brasileiro aos 17 anos de idade, Robinho tinha 18 à época..Jogavam no “Santos de Pelé”..Fica com essa bobagem excessiva de amadurecimento, quando viu o cara tá com 25 anos e ainda amadurecendo, emprestado no Bahia, no Luverdense, no Macaé…Pára! Tira do time titular “Gabriéis”, “Cirinos”, “Fernandinhos”, “Patricks”, “Sheicks”, que a oportunidade vem para a garotada, mesmo com investimento em atletas de ponta.

    Responder
  • Ednei P. de Melo disse:
    16/12/2016 às 15:49

    Deixe-me ver se entendi: todo esse lindo trabalho na divisão de base, mas deixa à desejar na hora de subir para os profissionais? Ou será porque o Flamengo é “diferente” dos demais clubes? &:-D

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Ídolo do Flamengo compra briga de Rossi e dispara: “Eu também falhava”

Flamengo Sub-20 vence o Sampaio Corrêa-RJ antes enfrentar o Vasco 2 vezes

2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO | Assista às entrevistas de Freitas, Léo Ortiz e Saúl com o Coluna do Fla

3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Campeão continental pelo Flamengo é anunciado como novo técnico do Rio Branco-ES

8

Estudiantes tenta contratação de vice da Copa do Mundo com a Argentina antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

2 19
Brasileirão

Pedrinho dá explicação inacreditável sobre o Vasco ser a favor da redução de jogadores estrangeiros; Flamengo votou contra

6 6

Flamengo intensifica preparação para jogo contra o Santos

7
Libertadores

Onde vai ser a final da Libertadores 2026?

7 1

Técnico do Cruzeiro admite superioridade do Flamengo na Libertadores e exalta elenco rubro-negro

1
Comentários Recentes
  1. Darcy em Flamengo vence 1ª batalha no STF em disputa contra o fim das bets

    Somente milicianos e seus amigos defendem as Bets. Afinal, você é a favor das bets ou da família? Comparar loterias…

  2. PS em Flamengo vence 1ª batalha no STF em disputa contra o fim das bets

    Ridículo isso! Acabem os.jogos da CEF tbm pois o povo se endivida tbm com eles...

  3. Márcio Adriano em Médico do Flamengo explica cirurgia de Arrascaeta e estima tempo de recuperação

    Parabéns a atual diretoria do Flamengo que corrigiu um problema sério que já vinha de outras gestões que era a…

  4. João Vítor Reis em Jorginho elege Pulgar um dos melhores jogadores do Flamengo

    Obrigado pelo elogio e pela observação, Daniel

  5. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas marca golaço em vitória sobre o Real Madrid; assista

    Para mim, é um grande ídolo. Teve grande importância na mudança de atitude e mentalidade do time ao longo dos…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo