Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Análise: “Caixa investe muito no futebol, mas falta melhorar a sua estratégia de marketing”

Redação
Redação
Publicação: 13/01/2017
2 Comentários
Atualização: 13/01/2017
Compartilhar

O torcedor de futebol que acompanhou o Campeonato Brasileiro 2016 conseguiu ver algo em comum, a partir de determinado momento e até o final do certame, entre 13 times: todos compartilhavam o mesmo patrocínio máster. A Caixa Econômica Federal era esse ponto de igualdade.

A instituição pública é a maior patrocinadora do esporte nacional, e a que mais investe naquela que é a maior paixão esportiva do brasileiro: o futebol. A exposição de sua marca ainda deve aumentar para esta temporada que está para começar, afinal de contas as equipes que subiram da segunda para a primeira divisão (Atlético-GO, Avaí, Vasco e Bahia) também estampam o nome do banco. E como está em negociações com a Ponte Preta, a Caixa pode estar presente em 17 dos 20 times da elite nacional.

Desde 1987, quando a Coca-Cola patrocinou a Copa União, uma mesma marca não estava presente em tantos clubes do nosso país. Só que naquela época, o marketing esportivo engatinhava em relação ao que é hoje. Atualmente, não basta uma empresa colocar o seu nome em um uniforme e ficar de braços cruzados achando que o trabalho está completo. Para tirar o máximo de proveito desta relação, ela precisa ativar a sua marca. E na opinião de vários especialistas no assunto, a Caixa está deixando muito a desejar nesse sentido.

“Realmente eu não consigo ver qual é o objetivo de marketing que a Caixa quer com isso. Se é visibilidade da marca, é muito pouco”, avalia João Henrique Areias, especialista de marketing que ajudou a desenvolver o projeto da Copa União, que foi patrocinada pela Coca-Cola. “Quando uma empresa patrocina o esporte ou cultura não quer apenas visibilidade da marca. Isso valia para patrocínios nos anos 80 e até parte dos anos 90”, completa, em contato com a Goal Brasil.

Consultor em marketing e gestão esportiva, Amir Somoggi vai além: “eu sou absolutamente contrário ao patrocínio da Caixa, em essência”, afirmou com exclusividade. “Do ponto de vista geral, o que eu acho errado é você depender de uma única patrocinadora para ativar dez clubes, por exemplo. É muito pior do que você ter dez marcas de patrocinadores ativando, cada uma delas, o seu clube. Então ter dez patrocinadores é melhor do que um patrocinador, mesmo que o valor seja alto”.

Levando em consideração o fato de ser a principal patrocinadora de vários dos maiores clubes do Brasil, e de injetar tamanha quantidade de dinheiro – o planejamento para 2017 é injetar R$ 132 milhões no futebol – em um momento de crise, no qual grandes empresas privadas ainda estão reticentes em relação a fazer o mesmo, duas perguntas vem logo à mente: por que falta esse trabalho de ativação da marca (no site da Caixa, por exemplo, a lista de times patrocinados ainda está desatualizada); e o que poderia ser feito em relação a isso.

“Acredito que um dos motivos da falta de ativação da Caixa é a falta de flexibilidade que ela tem para gerenciar suas verbas. Por ser um órgão federal, ela tem lá os entraves burocráticos normais do governo”, avalia Areias, que de bate-pronto responde ao segundo questionamento: “tem que ativar a marca em dias de jogos, fazer uma publicidade dentro do estádio, alguma promoção que leve os clientes da Caixa para os jogos e, no intervalo, coloca-los para bater pênaltis, montar quiosques no estádio. Enfim, aproveitar aquele momento que tem muita gente reunida para divulgar a marca de uma maneira simpática, ajudando o esporte”, explica, deixando claro, também, a importância das Relações Públicas e do endomarketing (ações realizadas dentro da empresa, para estimular os funcionários).

“Se você pegar o perfil de consumidor da Caixa, ele não é ‘Classe A’. É classe C e D. O que mais tem de torcedor de futebol, no Brasil, é de classe C e D”, avalia Somoggi. “Dá para você converter isso não só em mídia, mas em aumento de base de clientes, em venda de abertura de contas, cartão de crédito, seguros… Você tem uma gama enorme de serviços, mas você faz o que? Coloca a marca no clube que você patrocina, faz o cliente fechar um seguro e, de repente, ele é sorteado e no dia em que for renovar o seguro vai um jogador na casa desse cara”.

Mas se um dos problemas apontados anteriormente está na burocracia intrínseca de uma instituição pública, outro problema que viria na sequência seriam os próprios clubes de futebol. Pelo menos na opinião de Amir Somoggi: “o clube tem que estar intimamente ligado, e um problema é que os clubes não estão intimamente ligados a essa filosofia de ativação. Então, não é culpa só da Caixa. É dos clubes também”.

Apesar das críticas e problemas observados, também há o reconhecimento de que a marca ficou ainda mais conhecida por estar presente nos maiores emblemas futebolísticos do Brasil. Mas fica a dúvida se a Caixa está fazendo o seu melhor para aplicar, da melhor maneira possível, um dinheiro que é público. E vale ressaltar que exemplos úteis estão muito recentes na memória: tanto Areias quanto Somoggi relatam a experiência do Banco do Brasil no vôlei como um exemplo, quando o assunto é estritamente o modo de se usar a marca através do esporte.

Em contato com a reportagem, a Caixa afirmou que por enquanto não vai falar sobre o assunto. No entanto, garantiram, através de assessoria de imprensa, que já estão planejando estratégias para ativar a sua marca da melhor maneira possível. Quando isso vai acontecer? Ainda não há prazo.

Tauan Ambrosio

Fonte: Goal

Assuntos:Brasileirãocaixacamisaclubes
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
2 Comentários
  • Magno González disse:
    13/01/2017 às 12:03

    Absurdos do Brasil. Estatais deveriam ser proibidas por lei de torrar dinheiro publico em patrocinios

    Responder
  • Fabricio NigeRace disse:
    14/01/2017 às 10:23

    Menos mal que, provavelmente, esse será o último ano da Caixa no MENGÃO. SRN

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Próximo adversário do Flamengo, Vitória joga pela Copa do Brasil hoje; saiba onde assistir

Jogos da Copa do Brasil hoje: Corinthians x Internacional e mais 1 partida fecham as oitavas de final nesta quinta

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Torcedores do Flamengo ‘invadem’ rede social de Luiz Henrique, alvo do clube

19 2

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

13 35
Brasileirão

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

8

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

10 12
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

11 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  2. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  3. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  4. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  5. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo