Salve salve Nação! Hoje, enfim, começa o Campeonato Carioca para o Mais Querido. O que podemos esperar do Flamengo nessa competição que mistura tantos sentimentos em nós torcedores?
Jogar com força máxima? Time misto? Reservas? Juniores? Todas essas possibilidades possuem prós e contras, porém é preciso dar o devido peso para a competição, afinal, apesar de muita gente relutar em admitir, o estadual é uma enorme sinuca de bico. Para a grande maioria da torcida, joga-lo e não ganhar é vexaminoso, ao mesmo tempo que se sagrar campeão nada mais é do que a obrigação.
A opinião desse colunista que vos fala é bem simples. Concordo que o Fla deva entrar em todas as competições para conquistar títulos e que ganhar o Campeonato Carioca é muito legal sim! Porém, o Cariocão é um torneio que deveria ser tratado como um preparatório, ou um laboratório para testar os jovens jogadores, reservas, formações e variações táticas diferentes, até porque disputaremos diversas competições maiores e mais importantes esse ano e precisamos estar muitíssimo bem preparados.
Após todo o imbróglio envolvendo Flamengo, FERJ e Globo, entrar no Campeonato sem força máxima seria uma ótima pedida para mostrar que em solo carioca, quem tem o poder nas mãos é o rubro-negro e ninguém mais.
Aliás, só para constar, esse episódio dos direitos de transmissão só serviu para mostrar ao mundo o que já era óbvio: o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro precisa muito mais do Flamengo do que o Flamengo precisa do Estadual.
https://www.youtube.com/watch?v=BZQXaboEbj8
Agora quero saber a opinião de vocês. O que esperam do Flamengo no Campeonato Carioca desse ano?
Abraços e SRN,
Leonardo Resende
Twitter: santos_leo07
Claro que todos torcem para que o Flamengo seja campeão em todas as competições.
No entanto, concordo que este não deve ser esse o objetivo principal do Flamengo no Carioca e, sim, um preparatório para as competições mais importantes.
Na minha opinião, o maior risco do estadual ‘preparatório’ é perder para times pequenos e começar a pressão dos torcedores, que só faz mal ao clube.
Basta o Flamengo testar alguns jogadores da base e sofrer uma derrota para um Madureira, por exemplo, e pronto: alguns torcedores irão prejudicar o time pedindo a saída do técnico, a entrada de jogadores que estão no banco, chances para a base e etc.
Além dos colunistas e comentaristas que vão falar que o Flamengo é maior que isso ou aquilo. Inclusive alguns aqui da Coluna.
O estadual ‘preparatório’ é um risco que deve ser considerado.
Concordo que o Carioca deva ser um laboratório de preparação para o time. Enquanto as maiores competições não começam, a ideia é dar padrão e ritmo a equipe. Base boa já temos, talvez isto facilite uma adaptação do Romulo, Trauco e Berrio. Além disto, Zé Ricardo deve ter em mente que o esquema deve prever uma entrada do Conca no futuro, logo e justo e correto treinar a equipe com dois meias natos.
Importante como você frisou a torcida segurar a onda, pois na tentativa de se firmar um esquema e dar ritmo aos jogadores, tropeços podem acontecer e isto não será o fim do mundo.
Concordo!
Somente a parte da torcida “segurar a onda” que, apesar de concordar, não tenho muitas esperanças.
Basta ver o comportamento da torcida (ou seriam ‘haters’) após o jogo contra o Vila Nova e o jogo-treino do Serra Macaense.
Quanto ao Conca, discordo que o Zé Ricardo deva prever um esquema com especialmente para ele.
O Zé Ricardo deve aprimorar o esquema que nos levou ao 3o lugar do Brasileirão.
Se o Conca se encaixar como titular, melhor.
Se não, fica no banco.
Montar o esquema especialmente para as peças que estão lá agora é aumentar a chance do fracasso.
Na primeira fase ruim de um jogador, o esquema para de funcionar.
Na primeira lesão, esquema para novamente.
Depois o jogador é vendido, monta um novo esquema do zero para o novo jogador contratado.
Acho que o esquema deve privilegiar o lado técnico. Logo, com isto deve-se pensar em como arrumamos estes jogadores técnicos e o fazemos jogar todos juntos e Conca fara parte deste esquema claramente. Se vai vingar ou não, é outra história, mas acho que pelo seu histórico de ser disciplinado e dedicado, ganharemos muito com ele em campo.
Vai falar que temos o Mancuello que tem grande capacidade técnica, mas acho que ele não se firmou ano passado por não se manter regular muito por causa da sua condição física, muito ruim por sinal e também porque o Ze Ricardo encontrou uma formação que deu certo e que nos levou a brigar pelo título, muito difícil mudar algo com o campeonato andando e com os bons resultados que tivemos, então considero justa a escolha dele no ano passado.
Mas este ano com tempo e melhores peças, temos uma chance muito boa de emplacar um time bem interessante este ano e que tenha mais variações:
Acho que tem que existir um equilíbrio entre ganhar e dar rodagem aos jovens.
Tem que ganhar o Carioca sim, até porque os mesmos que ficam esperneando para colocar time misto, sub-20, são aqueles que vão abrir a boca pra dizer que o Flamengo não levanta taça há três anos.
espero que nesse campeonato o Zé de chance ao Lucas Paquetá
e ao Matheus Sávio porque são dois bons jogadores e é um desperdício não aproveita-los
Penso o seguinte. O Zé Ricardo deve não só dar chances a jogadores da base, mas também dar ritmo ao time titular e ir preparando para a Libertadores. Fora rodar mais os jogadores do elenco, fazer testes no próprio time titular e não ficar restrito aos mesmos 11 inicias e as mesmas substituições, como fez ano passado. Nem simplesmente pôr o time reserva todo desentrosado. Me incomoda o fato do Zé Ricardo já iniciar o campeonato com as mesmas peças do time titular do ano passado, mesmo que algumas delas há muito tempo não estejam rendendo. E não há nenhum teste, nenhuma novidade. Em jogos desse tipo, em que ele utilizar o time “titular”, não admito de maneira alguma perder ou empatar com times fracos.
Amigos Rubronegros, como podemos ver abaixo, o Flamengo vai continuar mostrando “mais do mesmo” que estamos cansados de ver. VSQ titular absoluto – MANCUELLO volante/meia esquerda que joga bem de área a área sendo “fritado” na ponta direita e voltando na marcação cobrindo o Pará.
Time provável do Flamengo:
Alex Muralha; Pará, Réver Rafael Vaz e Miguel Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão, Diego, Mancuello e Everton; Guerrero.
Técnico: Zé Ricardo
Vamos ao jogo mais tarde, mas sem muito entusiasmo, pois, sabemos já de antemão o que esperar desse treinador, o time que ele escala e o esquema que ele usa.
Só nos resta esperar pelas estreias do RÔMULO e o BERRÍO e rezar pra o Zé não tirar o ARÃO e o MANCUELLO do time pra colocar eles!!!!!!!
Aquele abraço
O próprio Zé Ricardo sabe a pressão por resultados, por isso, ele não vai mais teimar tanto onde não houver eficiência. Ele sabe que muitos querem estar no lugar dele. Acredito que ele conseguirá encaixar o time. Torço para que essas engrenagens rodem macio. Só no fino progressivo futebol clássico.
Só não vai ganhar se não quiser! Elenco? É o melhor de todos. Estrutura? Incomparável com os outros 3. Apoio da torcida? Tem de sobra! Então se não ganhar, vai ser falta de vergonha na cara mesmo…
Com o ZR e MA não vai engrenar, Boa Vista vem forte e os últimos resultados do Flamengo foram ridículos, temos que esperar o que o fraco ZR traz, porque vi um time caminhando em campo, jogar com o time principal e o melhor possível, o time precisa mostrar algo, pois tem uma competição difícil e precisa entrar forte e entrosado na libertadores. Mesclar o time em partes sim, mas não em tudo.
Como pelo contrato carioca joga com titulares acho q na 1 liga os reservas é quem vão ter essa oportunidade
Acho q no começo tem q entrosar o time e dar oportunidades aos mais jovens campeonato pra colocar o time nos trilhos pra começar os campeonatos com o time ja forte
Lixo de competição. Tenho é medo de perdemos jogadores importantes para a Libertadores por conta desse torneio de 5ª categoria.
Só pra lembrar. O contrato que o fla assinou com a globo, exige que o fla use o time titular.
esperamos esse jogadores cumpri com a obrigação e semos campeão. por que a diretoria esta fazendo .
Com o elenco que possui tem a obrigação de ser campeão. Se vai ser é outro caso.
Amigos Rubronegros, o Zé Ruela já está procurando uma “desculpinha” para o caso de perder novamente hoje. Vejam as declarações antecipadas dele:
“O Boavista, tirando as quatro equipes grandes, é talvez a equipe com o maior peso pelos nomes que lá estão. Além do Professor Joel Santana, um super vencedor na função de treinador, tem uma comissão técnica extremamente experiente, preparador físico e inúmeros atletas com passagens por grandes clubes. Sabemos que colocarão o Flamengo em uma condição difícil”, disse Zé Ricardo.