Peço desculpas por atrapalhar a calmaria da viagem dos senhores, mas precisamos falar sobre o Campeonato Carioca. Tenho certeza de que quase todos preferiam que eu viesse aqui apenas distribuir sorrisos, falar sobre esse time maravilhoso que nos deixa sonhar com o tão prometido ano mágico… Mas não vai ser bem assim.
Calma, pessoal! Eu explico!
Acho que antes de breves considerações sobre o jogo, precisamos refletir sobre aquilo que desejamos para o Cariocão 2017. Alinhar expectativas é fundamental para que possamos fazer as cobranças mais adequadas. E sim, eu entendo e respeito quem pensa que tem que ganhar tudo.
Em um cenário ideal, a ideia é ganhar tudo mesmo, mas precisamos pensar de acordo com a nossa realidade. Mas o que é pensar de acordo com a nossa realidade? É considerar a importância de cada competição, os calendários, a forma como esses campeonatos se entrelaçam e quais preferimos disputar para ganhar.
Na minha humilde opinião, o primeiro grande dilema aparece com o Carioca. Qual é a real função do Carioca? Até onde devemos nos desgastar, arriscar peças ou sangrar pra ganhar mais um FERJÃO? Particularmente, acho que o Carioca desse ano tem caráter absolutamente preparatório.
Vou exemplificar!
A final da Taça Guanabara acontece apenas 3 dias antes de nossa estreia na Libertadores. Vocês acham que valeria jogar essa final como uma final? Vocês acham que seria inteligente deixar o Diego exposto aos riscos de um jogo pegado contra Fluminense ou Vasco? Eu não consigo achar isso inteligente.
Dentro do mundo dos meus sonhos, nosso time reserva daria conta de uma final de Carioca, mas ainda não abrimos essa distância toda. E gostaria de confessar aos senhores que eu quero, de qualquer maneira, que sejamos campeões esse ano. Mas eu quero ser campeão de competição grande.
Nossa seca não começou em 2014, mas em 2013. Precisamos pensar de acordo com a nossa grandeza. A partir daí, peço desculpas, mas não acho que o Carioca nos comporte. Para ganhar campeonato regional, ainda prefiro a Primeira Liga.
Mesmo assim, pelo menos para este que vos escreve, temos apenas 3 competições no ano: A Libertadores, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Quem sabe um Mundial! Seria um sonho! Para que o bom trabalho administrativo seja lembrado e coroado é preciso que nossa maior tradição seja respeitada. Vencer é preciso!
Deste modo, meus nobres, aproveitem o Cariocão como uma competição preparatória. Mais do que golear os pobres clubes do Rio de Janeiro, que dependem e se rendem a uma Federação nefasta, quero que o Zé ajuste o time.
Dentro do cenário que desejo, o começo foi bem promissor. O caminho ainda será longo, os ajustes defensivos demandam tempo, paciência, cobrança e atenção. Rodinei foi uma experiência interessante, dublando a posição que deve ser ocupada por Berrío. Mancuello precisa de maior esforço, entendendo que o ideal de sua atuação é por dentro.
Quem sabe a gente consiga preparar o time e levar mais um Carioca. É possível? É! Mas dentro daquilo que desejo pra 2017, o Carioca tem outro tipo de importância.
Um abraço a todos!
Vamos juntos!
SRN!
Thigu Soares
Querendo trocar uma ideia? Cola lá no Twitter!
Twitter: @thigusoares
A grana da premiação ao campeão carioca conta sim.
E outra, o time vai estrear em casa na libertadores e se tiver algum percalço, ainda terá mais 5 jogos pra superar 2 times na pontuação da fase.
Também não acho o Diego imprescindível ao time. Muralha é imprescindível, mas goleiro pode jogar em sequência.
Maior problema seria com o Guerrero, pois seu reserva é Damião.
Não fala isso do homem do sorriso do Thigu. Se tá doidão?
Isso mesmo, Max! Como assim o Diego não é fundamental nesse time, Jonh Snow?! Que coração mais gelado!
Outra coisa, seria a final da Taça Guanabara, não do Carioca. Além disso, financeiramente, a Libertadores também é mais robusta. E o básico pra que tenhamos uma classificação tranquila e em primeiro lugar é vencer em casa.
É o tipo de jogo que não podemos perder.
Abs, galera! SRN!
Então entendi errado mesmo. Pode ver que escrevi sobre a final do carioca.
Quanto ao Diego, reconheço sua importância como influenciador pela sua disposição e entrega no jogo, mas ainda não o vejo com muita participação nas jogadas com resultados efetivos, inclusive por errar muitos passes e lançamentos.
Por isso, acho que ele não faria falta, ainda mais sabendo que será taça Guanabara. Dá pra gente se virar sem ele.
Esse campeonato na forma de uma liga de clubes valia muito. Dá audiência e daria mais público se não fosse essas ínguas velhas e gordas que se aproveitam dos clubes.
Então o problema não é o campeonato e sim essas ínguas velhas e gordas.
Exatamente.
Concordo! O problema é que não conseguiremos nos livrar delas.
Discordo Thigu, o problema é o campeonato… Vivemos em um mundo globalizado. Torcemos para um gigante internacional.
Alguém já imaginou o Barcelona colocando Messi, Neymar e Soares em início de temporada para disputar o Campeonato Catalão?
Se considerarmos qualquer carioca como rival, iremos nos rebaixar a insignificância deles.
A torcida tem que ter consciência que o Flamengo está em outro patamar e não deve arriscar suas estrelas apenas para que possamos zuar nosso vizinho na segunda… Na terça feira o título já não vale mais nada.
Dependendo do desempenho do time o Zé irá cair. Tendo essa visão, eu acho que o time irá jogar com tudo.
Mas aí que tá, Max, não dá pra cobrar o cara pelo carioca. Acho que temos que usar esse campeonato pra preparar o time pra Libertadores.
Para mim carioca só serve pra dar ritmo de jogo. Ou enfrentamos times semi profissionais ou clássicos onde é 50% pra cada lado. Testes mesmo só contra times grandes da Primeira Liga como o Galo e Grêmio.
Concordo contigo. Mas a mídia está sempre cavando crises e já faz 3 anos que a torcida não comemora um título. Sendo assim, o Zé tem que ficar esperto.
Eu ia comentar mas o Almir já disse tudo.
Só um adendo, acho que temos que ganhar sim. Não pode ficar entregando os títulos estaduais, ano após ano, para Vasco, Botafogo e Fluminense.
Tem que ir pra vencer, e de fato conquistar o título. Seja com time titular, seja com time misto.
Concordo com a questão de melhor organizar o campeonato e como consequencia ter uma maior retorno. O ponto é político e passa pelo amadurecimento administrativo dos outros grandes.
Até a nossa estreia na Liberta temos seis jogos contando com uma possível final da Taça Guanabara. Acho que são jogos importantes para dar padrão e ritmo ao time titular.
Temos três jogos na Primeira Liga até a final da Taça Guanabara.
Sendo assim, temos oito jogos sem contar com a final da Taça Guanabara em 05/03, três dias antes de nossa estreia contra o San Lorenzo.
Se a ideia é vencer tudo, escalar o time titular no Estadual até as semifinais marcadas para sábado de Carnaval da Taça Guanabara. Jogar com o time titular contra o Grêmio na primeira rodada da Primeira Liga, pois será um teste importante com um time mais forte, nos demais jogar com time misto ou reserva para dar rodagem aos reservas.
Numa eventual final, escalar um time misto a fim de evitar um problema no jogo da Liberta em 08/03.
Tem que encorpar o time reserva para caso seja cheguemos na final da guanabara, titulo feio, sim, mas e grana entrando
e o titular vai jogar quando “jenio”?
Primeira liga e classicos ne
Pois pra mim o Carioca pode ser quase falido e um primor de desorganização mas pra mim ainda vale é um titulo, é o título do estado e levantar taça é sempre bom ou será melhor ficar vendo só pela televisão?
Eu não acho que valha arriscar peças fundamentais do elenco numa final de Taça Guanabara. A Libertadores precisa ser prioridade.
Claro Thigu que a Libertadores vai ser nossa prioridade como vai ser de todos os outros times envolvidos no certame mas a Libertadores esse ano vai quase até o fim do ano e a Globo por sua vez para fechar o novo contrato com o Fla exigiu a escalação de todos os titulares. Então não há muito pra onde correr. Abraço. SRN
Eu penso o seguinte, perder e inaceitável mas ganhar não não teria importância,vou explicar, temos disparado o melhor elenco do rio nosso time B com Tiago ,Juan ,Donnati ,Rodi , Cuellar… tem quase a mesma qualidade do time titular do fluminense, (o segundo melhor plantel do rio.)fizemos investimento pesado em 216/17 e ser eliminado pelo Vasco(ou qualquer outra time.) Como fomos ano passado vergonhosamente e não cairia bem, parecia parecia Vasco x Paratinga, (sei nem se existe um time com esse nome,so foi um exemplo.) Não dar pra aceitar esse ano,se ganharmos comemoraremos pois título é título, mas não é parâmetro algum e não tem a importância de outros tempos,uns já estão pensando que já estamos no mundial por ter feito 4 x 1 no boa vista, calma né galera vamos esperar se irão aguentar um clássico pois ano passado foi a mesma coisa.
Exato. Vamos com calma, é o início de um trabalho e ainda há muito pela frente. E sim, eu disputaria essa final de Taça GB com o time reserva.
claro que vale, mas tem que ser melhor organizado, ser curto, toda rodada com clássico, separar por grupo, ter ingresso barato para que os estádios estejam lotados, isso tudo conta. mas um campeonato longo com times fracos não da.
O problema é que já vimos que não vão mudar o formato. Continuaremos com esse campeonato fraco, sem apelo e zoneado.
Grande Thigu. Lamento pelo campeonato carioca que precisa se atualizar diminuindo clubes e lamento pelo Flamengo que tem que jogá-lo com sua força principal.
Em tempo: botafogo não chegará a final? Já descartou? auhauhauhauhauha
Concordo com o ponto de vista defendido no texto, mas…
Diante das últimas participações no FERJÃO e, principalmente, da falta de confiança de boa parte da torcida na capacidade do Zé Ricardo de conduzir o time a títulos de maior expressão (talvez eu me inclua entre esses torcedores), acredito que seria importantíssima a conquista do carioquinha. Isso nos daria mais tranquilidade para disputar os campeonatos mais importantes.
Sobre a final da Taça Guanabara não vejo problema em escalar o time reserva. Com o regulamento doido do carioca o que mais importa é estar entre as quatro melhores campanhas, para disputar as fases semifinal e, vencendo, o título.
O cara comentou sobre a final da Taça guanabara (que com este regulamento tosco agora nao vale nada) e nao final do carioca, olhando as tabelas do carioca/libertadores teremos libertadores 3 dias apos a final da taça Guanabara da Taca rio e do segundo jogo da final dp carioca, hora um time com alex muralha Rodnei Everton (improvisado na lateral esquerda) donatti e juan ou leo duarte, Ronaldo cuellar Adryan paqueta Viseu e Matheus savio podem sim ganhar a final da taça gunabara e taça rio se for para usar titulares em final eu so sou a favor no segundo jogo da final do carioca (isto se o jogo da libertadores 3 dias depois nao seja de vida ou morte pra classificar para as oitavas)
Mas filho é obrigado por contrato a por o time titular então a menos que perca de propósito na semi terá que jogar a final com o que tem de melhor, e ai meu irmão se tá na chuva é pra se molhar entrou em campo faça o favor de ganhar, agora é lamentável que o calendário da libertadores sempre atropela os jogos decisivos do Rubão…
Se formos pensar em termos de teste para Brasileirão e Libertadores, para mim o carioca é insignificante (vide o Vasco bi campeão, primeiro ano caiu e no segundo sofreunpara subir da B). O que vale mesmo são os clássicos contra Grêmio e Atlético Mineiro.
Mas os testes também podem ocorrer, em maior escala, com equipes mais fracas, não acha?
“Rodinei foi uma experiência interessante, dublando a posição que deve ser ocupada por Berrío.” — E se não tivesse dado certo? Seria (na opinião do corneteiros) mais uma CAGADA do Zé Ricardo! Quando o cara acerta poucos dão crédito, mas quando erra… &;-D
Eu não sei o que os corneteiros diriam. Como toda experiência, poderia dar certo ou errado. Felizmente, o Zé foi preciso em sua visão e o jogador correspondeu. Mérito exclusivo de ZR e Rodinei.
Concordo com o texto, mas no Flamengo tudo é diferente por causa da politicagem interna e da passionalidade da torcida. Não faz nem 10 dias perdemos um simples amistoso de pré-temporada para um tradicional clube da série B do brasileiro e já teve ex-dirigente, o genial fabuloso inteligentáço competente modesto BAP fazendo demagogia na rede social, apoiado por muitos e teve gente querendo demissão do treinador porque perdeu um amistoso. Se queriam demitir treinador porque perdeu amistoso, imagina o carnaval que o genial fabuloso modesto BAP e seus apoiadores não fariam se perdesse a TG para algum rival histórico. Zé Ricardo jamais terá tranquilidade para fazer os necessários testes que poderiam ser feitos em um campeonato decadente como o carioca. Por isso mais uma vez o Flamengo burramente não tratará como prioridade a Libertadores.