O Flamengo anunciou nesta quarta-feira que o Maracanã será o palco da estreia contra o San Lorenzo, no dia 8 de março. Pelo estado de abandono do tradicional palco das torcidas cariocas, a arrumação do estádio a 15 dias da partida surpreendeu. Mas a negociação foi muito rápida, revelou o diretor geral do Flamengo, Fred Luz.
Confira a entrevista com o dirigente rubro-negro:
Como foi possível garantir o Maracanã, que está – e vemos isso em diversas imagens recentes – praticamente abandonado, para a estreia na Libertadores?
Fred Luz: Primeiro quero deixar claro que era um compromisso da diretoria do Flamengo com o elenco este ano: tentar fazer o mínimo de viagens possível. Por isso fizemos o esforço do estádio da Portuguesa foi nesse sentido. Mas nos jogos de maior relevância, como a estreia da Libertadores, contra o San Lorenzo, com toda a qualificação do nosso elenco, era uma situação que sabíamos que ia atrair bastante. Então, a gente abriu conversa com a Odebrecht há cerca de 20 dias. Era uma solução complexa porque tínhamos que ver como estava o Maracanã: conseguimos fazer alguns testes (funcionamento elétrico, capacidade do campo de estar em condições, irrigação, ar condicionado, acesso e tudo mais) na segunda-feira passada e construímos acordo potencial com a Odebrecht para o dia 8. Mas é bom deixar claro, como falamos na nota oficial, que isso não tem nada a ver com o processo de solução estruturada e longa que a gente torce para que venha a acontecer no Maracanã.
O que vocês encontraram no estádio?
Ainda precisamos de algumas verificações, como por parte do Gepe, mas no nosso entendimento o Maracanã está em condições melhores do que estava quando pegamos para usá-lo contra o Corinthians (segundo turno do Brasileiro). Também fizemos esforço naquela ocasião. Isso (estar melhor agora do que ano passado) nos animou. Assim, acertamos com o Consórcio Maracanã especificamente para esse jogo. O que é um brinde também para a torcida do Flamengo. Voltamos a sentir o cheirinho do Maracanã.
Você falou em ter relação mais duradoura com o estádio. A GL e CSM avisaram que se as regras da Odebrecht não mudarem estão fora.
Não posso falar por eles, não somos partícipes diretos dessa negociação, só somos parceiros. Agora, o que está em curso é um processo negocial, temos acordo com a GL e CSM e a gente espera que esse caso seja bem resolvido.
Flamengo, naturalmente, arca com os custos dessa volta ao Maracanã?
A Odebrecht, o Comitê, o Governo deram Maracanã de graça quando pegamos no Brasileiro? Não, claro que não. Vamos assumir todas as responsabilidades do Maracanã. Daqui para frente vamos criar as condições para estar em condições dia 8. Vamos gastar dinheiro no Maracanã, claro. Ainda nem sei quanto, mas isso vai aparecer no borderô.
E em relação ao gramado. Há tempo hábil de recuperá-lo?
Temos ótima relação com a Greenleaf, que cuidam de todos nosso campos. Sempre estamos conversando com eles. O Flamengo não entra em aventura. Essa administração tem sido extremamente responsável em realizar o que a gente combina. Os quatro primeiros jogos que tocamos no Maracanã foram os melhores de organização do estádio, os do Fluminense também. Foi tudo direitinho, tudo funcionou bem.
O valor dos ingressos já estão definidos?
Ainda não definimos. Estamos discutindo hoje, agora. Os preços serão compatíveis com preços de Libertadores. A Ilha sempre foi nossa alternativa. É um seguro que temos para o Flamengo garantir a maioria dos jogos no Rio. A gente não tem a segurança de que teremos o Maracanã. Já consideramos um fato extremamente positivo viabilizar o Maracanã no primeiro jogo da Libertadores. É surpreendente para muita gente, mas é um sinal muito bom. Mostramos que o Maracanã pode ter jogo. Se é sustentável ou não a longo prazo, vamos ver para frente. Quanto à Ilha, a gente sabe que toda obra tem fluxo, pode atrasar, pode não atrasar, há insumos importados que demoram para chegar. Tem algumas questões que mexem um pouco no prazo. Se não tivéssemos também o Maracanã arrumaríamos outra alternativa, que não vou falar qual era (risos).
Fonte: Glbo Esporte

Ótimo, bora para espelunca pública!!
Viva o Cabral, viva o Eike!!
SRN
20 dias negociando pelo Maracana, ou seja, a história de jogar em Brasília era mais uma invenção do Extra.
Esse extra não tem notícia com pé nem cabeça. Site sensacionalista.
É, todo mundo sabe disso, mas um monte de gente acreditou e xingou a diretoria.
Diogo Dantas, no Twitter após o Fla anunciar o Maracanã esse lixo postou outra postagem 5 minutos de que o teto do maraca tava caindo.
O Eric Farias postou isso no Twitter e falou que o gramado já vinha sendo tratado por conta dessa negociação. Com o Extra sempre tem que manter o pé atrás.
Sabe qual é o cheiro dessa ação pro Maracanã? Arregar!
A CSM já largou de mão e no mesmo dia o Fla negocia com a Odebrecht. Aí a nova empresa (legardére) faz a proposta, o Flamengo entuba e mais uma bravata é esfregada na cara da torcida.
Na moral? Eu sou carioca, mas preferia que esse jogo fosse em Brasília.
Estou MUITO PREOCUPADO com esse ano de 2017 com o Fla voltando a ser prostituta das atravessadoras do ex-maraca.
SRN
eu preferia esse jogo em natal.. apesar de adorar brasília, de ter morado lá 9 anos da minha vida, a torcida é quieta e impaciente demais. natal faz mais festa.
Não pode, tem que ser na cidade dá sede.
Isso aí é brasileirão, libertadores pode botar até na Amazônia q vai ter jogo.
Não não pode tem que ser na cidade dá sede do clube, tá no regulamento dá CONMEBOL.
regulamento diz que os jogos podem, sim, ser levados à outras cidades, desde que o adversário aprove e seja enviado o pedido à conmebol até 10 dias antes da partida
Foram 20 dias de negociação.
” Se é sustentável ou não a longo prazo, vamos ver para frente.” — Sem mais… &;-D
Ednei, eu senti náuseas em ler essa frase. Qual foi sua reação?
E eles ainda vomitam: “A administração do Flamengo é toda profissional”
À meu ver, eles querem resolver um problema de imediato (disponibilidade do estádio para um jogo de grande impacto). No entanto, não deixam claro os planejamentos a serem adotados para administrá-lo à médio e longo prazo. Ou então, JÁ POSSUEM um planejamento, mas não o divulgam… &;-D
Naturalmente… A administração não será nossa. Vamos ver pra frente…
Anunciaram a Ilha sem ninguem conseguir ter esse “furo”.
Agora nego anunciou Brasilia e o jogo foi anunciado num maraca “sem grama, sem cadeira, sem marquise, sem rede e bandeirinha”.
Ja era maluco…a maquina ligou e quebraram o botao “power off”. Ninguem segura. E os jornais estao enlouquecidos, esquizofrênicos. “Quem é esse tal de homem-aranha, q protege todo mundo”…
O caos se instala, o Flamengão ri e o Rubronegrismo se diverte.
Esse teu bagulho estragou brother. Tá dando defeito.
O final foi pra tripudiar. A terceira alternativa nao vou revelar…kkk
Fred Luz: “E se reclamarem, vamos construir um estádio novo para a estréia”
Kkkkkkkkkkkkkkk
Pipipipipi… Shhhhhhh desliga, desliga, desliga, desliga pipipipipi
Kkkk, edições extras nos jornais. “Esse Flamengo é louco!!!!”
Boa postagem. É isso aí. Na dá pra discutir com moleques e débeis mentais. SRN
gastar uma nota nesse banheirao neutro. sei não hein. estádio que faz é ajudar o adversário.poe essa bagaça pro mané garrincha.
Não pode.
Se o Flamengo jogasse pela libertadores em Brasília, teria de mandar todos os jogos pela libertadores lá pois assim manda o regulamento, então antes de criticar se atende a entender!
Marcelo Odebrecht tá dando gargalhadas!
Não põe um centavo no estádio e o Flamengo paga 2 mini reformas. Pô maneiro Maracanã lotado mas a que custo?
Se eles escolheram o Maracana, é pq vai ser lucrativo
Correto, deve já tá pensando nos outros 3 jogos da libertadores na fase de grupo em casa.
Além do mais jogar no Maracanã da uma garantia de fazer os “9 pontos em casa” ou pelo menos pressionar o adversário jogando por lá.
Vdd… já é a segunda reforma bancada pelo Flamengo
Lamentável, Flamengo.
O Bandeira vai arrumar o Maracanã para a Odebrecht? Complicado.
Vai usar para um jogo só, para estrear em casa e no maracanã.
E flamengo utilizará o estádio, está fazendo para ele mesmo usar.
O Flamengo poderia tentar a posse na justiça… é patrimônio publico… está sendo depreciado… o Flamengo está mantendo… se conseguir judicialmente algo nesse sentido… só sai se for ressarcido.
Geral falando que nós vamos gastar um absurdo, pra reforma o Maracanã.
Não tem nada disse….
O Zico fez um jogo lá a dois meses, e não gastou nada.
A mesma coisa será com Flamengo. Se tiver que gastar, vai ser em elétrica, se algum ar condicionado não tiver funcionando do vestiário, ou um refletor estiver queimado, ou a infra estrutura de transmissão Des jogo estiver comprometida, mais com certeza será abatida do valor do aluguel.
O maracana só precisa aparar o gramado , fazer os testes de luz e outros pequenos detalhes como limpeza e troca de algumas cadeiras , se em tudo o fla gastar 300 mil , será lucro pois a renda pode superar os 4 milhões . E isso mostra o compromisso do flamengo com o maracana ,mostra que é o melhor gestor para ele , enquanto outros abandonan o flamengo assume briga e faz de tudo pelo maior palco do mundo do futebol , parabéns flamengo no final vc será o grande vencedor.
D vdd, eu preferia q o jogo fosse na ilha!! Tdo mundo badalava o Maraca no ano passado, falavam q quando o flamengo voltasse a jogar lá na fase decisiva do brasileiro 2016 não iria ter pra niguém, e tds viram uq aconteceu, né!? Então.. em time q esta ganhando não se mexe!!!