O Flamengo já corre para conseguir um terreno e nele erguer um estádio próprio. Mesmo com a alternativa do estádio da Ilha por até 6 anos, o clube quer tirar do papel o projeto de um estádio fixo e de maior capacidade.
Com o Maracanã praticamente descartado, o clube avalia terrenos em diversas áreas da cidade. Barra da Tijuca, Guaratiba e Niterói são alguns exemplos.
Para o jornal O Globo, a departamento de comunicação do clube falou sobre o assunto:
– Tão logo haja uma definição sobre o projeto mais adequado, o Conselho Diretor (CODI), cumprindo suas prerrogativas estatutárias, levará o mesmo para apreciação dos demais conselhos do clube – diz a assessoria.
O Flamengo dá prioridade à Gávea. Porém, como já informamos diversas vezes, a Associação de Moradores do local é contra a construção de um estádio no bairro:
– Soubemos do projeto. Fechar aquela área, mudar a paisagem, é questão urbanística, não é só barulho. Atrair vinte mil pessoas dois domingos por mês não é agradável. É um bloco de carnaval. Não é interesse nosso – afirma moradora.
Ontem, nós publicamos uma matéria falando sobre possíveis terrenos para se construir um estádio próprio. Veja abaixo:
Aposto que nunca pegam um rubro-negro pra falar dessa tal associação de moradores do Leblon. Povo fresco.
Exatamente!
Melhor local seria nas proximidades da Av. Brasil (tipo Deodoro), acho q nessa região ficaria bom p/ todos !
Esqueçam a Gávea, inclusive qualquer local da zona sul ! Trabalho pela zona sul, o trânsito já é um caos normalmente, imagina em dias de jogos ?! Tem q ser um local onde haja infraestrutura de trasporte p/ satisfazer o acesso a todos. Eu dei um exemplo de construção de estádios na região de Deodoro (proximidade da Av. Brasil), mas acho mais viável essa construção ocorrer nas proximidades de Bangu, pois naquela região não temos trânsito na Av. Brasil.
Tem o terreno do Detran, que está abandonado, perto do Trevo das margaridas. É bem grande ali!
O trânsito é ruim quarta à noite e domingo à tarde?
Se o trânsito for a questão principal, então a melhor opção é Guaratiba! Só que aí reclamam que é longe…
Existe algum lugar no planeta que não tenha trânsito, seja fácil de chegar para todos e não tenha moradores para reclamar?
Aos domingos não, mas as quartas o trânsito ficaria caótico, mesmo com jogos as 21:45, muita gente chegaria antes.
Então, por isso q citei a Av. Brasil (proximidades de Bangu), é um local q não possui trânsito, independente do horário. Sem contar q possui o trem como alternativa de transporte em massa.
A melhor opção com certeza é a Barra da Tijuca. Um estádio de futebol de grande porte nao se sustenta mais só com jogos, eventos são parte fundamental da equação. Baixada, Deodoro, Niterói nao possuem apelo para grandes eventos e para que um estádio seja bem sucedido precisa ser proximo da galera com dinheiro, é impopular falar isso mas essa é a realidade. A Barra possui transportes públicos e é perto de Jacarepaguá onde possui um grande publico alvo alem de ser relativamente perto para o pessoal da Zona Sul. A Barra é a única opção para nao termos um elefante branco como é a Arena Corinthians (que é longe do centro e longe do pessoal com dinheiro sem nenhum interesse em eventos).
Uma ideia é o Terreno atras da Ayrton Senna. Facil acesso, transporte publico e muito espaco para estacionamento estadio de grande porte etc.
https://uploads.disquscdn.com/images/9ce328f9f34e3af493dad2c1dcd9ca6ec9beb3fecf890b11b47129e43f02074d.png
Este terreno tem aproximadamente o mesmo tamanho do terreno do complexo do Maracanã
Caro Joe Lima, na Barra seria ótimo, moro próximo. Mas pensando na infraestrutura, não temos grandes transportes de massa na região citada na foto (ex: trem ou metrô), pois o metrô ainda fica distante, tendo q pegar outra condução até o possível local do estádio (citado na foto). Qdo houveram shows no Barra Music, a prefeitura teve sérios problemas com o trânsito na região (deu nó no trânsito), muito por conta da dificuldade de rápido acesso através de transporte público. Imagina um estádio do Flamengo, com capacidade para 50 mil pessoas por exemplo ?
Na Barra a maioria das pessoas iria de carro, e teria estacionamento no local com certeza.
A facilidade de estacionar facilitaria a vinda de pessoas de carro(alem de lucrar com o estacionamento), mas como toda obra grande seriam feitas expansoes na malha viaria como expansao da Av. Joao Cabral de Mello Neto, e a construcao de uma grande estacao do BRT proximo do local.
obs. O parque Olimpico foi feito em um lugar onde nao tinha nehum transporte publico. O que precisa eh um pouquinho de vontade pq o sistema de BRT ja possui faltaria apenas uma Estacao proxima.
Mas a Arena de Itaquera em si não dá prejuízo, pelo contrário, está sempre recenbendo bons públicos e com altos preços de ingresso (preço médio lá é mais alto que o preço dos ingressos nos jogos do Flamengo no Maracanã), o que acontece é que o Corinthians que fica em situação delicada porquê o acordo de financiamento fou mal feito, aí eles ficam sem grana porque não pode ficar com nenhuma porcentagem da bilheteria, nem estacionamento, etc…, tudo vai para um fundo para a quitação do estádio, e de todos os clubes que construíram arenas, o Corinthians vai ser o primeiro a conseguir quitar o estádio, mas até lá as receitas ficarão abaixo, com fluxo de caixa reduzido por não poder contar com as receitas obtidas com o estádio.
o acordo de financiamento mal feito? juros do bndes que sao mais baixos que o de mercado. Isencao de 400 milhoes em impostos? Nao conseguem vender naming rights por que o estadio é somente para futebol.
Imagina o alivio de caixa que seria tem 10 shows por ano no estadio a custo de 1,5 milhao como é no Allianz?
Isso com certeza iria para o bolso da empreiteira. O projeto, pelo que dizem, é com a MRV, nos mesmos moldes do porco.
O tempo pra pagar, onde já se viu pagar 100 milhões por ano, clube nenhum conseguiria isso…
Aonde vc viu 100 milhoes??
Qm falou isso para vc mentiu pq isso é balela.
O Acordo era 5,2 milhoes por mes por 8 anos apos 2016. Dah 62 milhoes por ano.
A manutencao mensal é 2 milhoes como é o maraca brasilia todos de copa do mundo.
O primeiro ano era 100 milhões, depois da renegociação que diminui o valor, mas o fato é que a arena em si não dá prejuízo, o problema é que o Corinthians não consegue ver a cor do dinheiro antes de pagar o estádio. Entendeu?
2 milhões mensais é o custo do estádio? Pra vc ver né… o Corinthians ganha cerca de 70 milhões por ano com bilheteria, mas esse valor não entra no balanço deles, pois vai tudo para o fundo pra pagar o estádio.
Imagina quando eles pagarem o estádio, com 70 milhões de faturamento e apenas 2 milhões mensais + o custo de cada partida, o estádio é lucrativo, o Corinthians é que tá enrolado com o financiamento.
O problema do Itaquera é que ele está muito acima dos padrões brasileiros. É um estádio que custou mais de 1 bilhão. Até pedra de mármore colocaram nele. Se você for na parte interna do estádio do Palmeiras, vai notar paredes de concreto com uma tinta verde. Tudo muito simples. Porém, na parte em que ocorre o espetáculo, é lindo! Mais bonito que a impressora corintiana, na minha opinião. E, sim, estar em Itaquera é um problema. Lotava sempre porque o Corinthians vivia grande fase. Apesar disso, não há grandes eventos, pois o estádio do Palmeiras é sempre escolhido por estar em área nobre. Por estar tão bem localizado, consegue-se quase 100 milhões em bilheteria, o que é impensável para outros clubes. Acho que somente a Barra proporcionaria o mesmo ao Flamengo. Niterói, talvez, pois não há outros equipamentos na cidade. No Leblon, tenho minhas dúvidas. Parece-me um bairro conservador, com um público bem seletivo. Na Barra com certeza haveria um público consumidor imenso. Da Barra, do Recreio, de Jacarepaguá e até de Campo Grande, bairro mais populoso da cidade. Ali há também imenso público consumidor de eventos, de shows. Vide o Rock in Rio, que é lá e sempre lota. Acho que a Barra é o bairro do futuro. É o novo centro econômico e cultural do Rio. A Zona Sul, aos poucos, perde espaço. O Flamengo deve buscar, como primeira alternativa, fazer parte desse cenário. Deve ser protagonista na cidade.
Sim, o estádio do Corinthians é caro e superfaturado, e realmente o estádio do Palmeiras é mais rentável, mas o estádio do Corinthians consegue bons resultados financeiros, sempre tem lucro, não mais que o Allianz Parque, mas não tem prejuízo.
Joe, que tipo de grandes eventos? Pois a Barra é saturada.
Shows que seriam no engenhao como guns n roses justin bieber, lady gaga, elton john etc… passariam para o novo estadio pq eh mais bem localizado
Tomara que dê certo, tô torcendo muito pra dar certo.
Politicamente, é melhor avançar as negociações em Niteroi. O terreno escolhido lá é fácil acesso pelo que disseram, e a Prefeitura de lá teria todo o interesse em atrair o clube para lá pelas receitas de impostos que conseguiria.
Isso no mínimo forçaria a Prefeitura do Rio a se mover para tentar manter os jogos do Fla no Rio, viabilizando a estrutura de transporte para algum local na Barra.
Sem a ameaça do estádio em Niterói, a Prefeitura do Rio fica em uma situação cômoda nas negociações.
Papo repetitivo, muda o texto mas o tema é o mesmo, chega cansa…o estádio está às portas, com certeza nessa gestão do EBM ele começa ser construído, onde vai ser? Com certeza num terreno muito bem localizado. Como será a obra? Com custos não muito elevados, transparência na prestação de contas. A torcida vai abraçar? COM CERTEZA!
No momento em que o publico que vai para estádio mudou tanto, e ocorreu o esvaziamento dos estádios por conta da diversidade de opções de lazer que a população tem, e do alto valor dos ingressos, acho viável começar a considerar um modelo de estádio semelhante ao do link abaixo, que é simplesmente um shopping, e na cobertura um estádio.. logicamente um estádio maior… Assim o clube tem a renda da venda da propriedade das lojas, do condomínio do shopping, estacionamento e etc. É um modelo ultra viável para um estádio de pequeno porte (30k) e sempre lucrativo, independente se tiver jogos o não. Ficaria lindo na gávea!
https://uploads.disquscdn.com/images/4db162ce719234145a12a63929af527d9bc739510a42ffd69ca6787a0a3fef1d.png
Você quer um estádio que seja o segundo andar de um shopping? Quer que os rivais nos sacaneiem para sempre, né?
Não tem a menor condição de criar um estádio ali na Gávea, muito pequena a área..
Lendo as sugestões e reclamações aqui, pergunto:
Existe algum lugar no planeta que não tenha trânsito, seja fácil de chegar para todos e não tenha moradores por perto para reclamar?
Se fosse associação de moradores do pavãozinho, estariam se lixando.Só porque moram pessoas de alto poder aquisitivo, elas tem poder de opinar e ter a palavra final.Infelizmente num país de ladrões e corrupção é assim mesmo
Minha proposta para um estádio é : INVESTIR EM UM TIME CAMPEÃO , e construir a arena em um prazo de 10 anos. Em 2018 depois de um grande esforço para pagar suas dívidas o clube vai começar a ter sobra de recursos que deverão ser investidos na contratação de jogadores de primeira linha que posibilitem que o Flamnego tenha favoritismo em diversos torneios que passam a pagar altos prémios para os vencedores. No ano que vem a Copa do Brasil vai pagar R$ 50 milhões para o Campeão; a Taça Libertadores terá novo contrato de TV negociado e acredito que as premiações , que hoje são baixas , serão majoradas para quem sabe , também R$ 50 milhões só para o campeão. O campeonato Brasileiro em 2019 também já tem negociado novo contrato de TV e provavelmente a CBF vá equiparar o premio de campeão (em 2017 será de R$ 20 milhões) ao da Copa do Brasil , assim esses valores não previsto em orçamento se ganhos poderiam ser reservados para construção do Estádio . Considere que em 5 anos o Flamengo conquiste 8 (em 15) desses torneios , seriam R$ 400 milhões em caixa ! . Apos/durante esse periodo de 5 anos teriamos um time valorizado , com Vinicius Jr , Lincoln , Vizeu confirmados como grandes jogadores que poderiam ser vendidos junto com outros para arrecadar algo como 200 milhões de euros ( 600 à 700 milhões de reais ) assim no final deste periodo teriamos mais de 1 bilhão para a construção de um belo estádio ,moderno , inovador ,marcante. Em 5 anos seriam suficientes também para confecção de projetos, estudos de viabilidade , escolha de terreno , negociação com os poderes públicos sobre diversos itens , como mobilidade urbana, questões burocraticas , etc , Seria necessário também negociar com o consócio Maracanã o aluguel de um determinado número de jogos , por exemplo 25 anualmente enquanto os outros jogos de menor porte seriam realizados na Ilha. Um time vencedor seria também um fator de aumento de sócio torcedor , renda, patrocínio , direitos de TV ( os primeiros ganharão mais) licenciamentos , isso é , aumento de receita e também atração de empresas interessadas em estar associada com o sucesso , parceiras no estádio ? Um Shopping talvez ? , Naming Rights ? ,enfim , muitas possibilidades. Ao contrário disso acho arriscado partir de imediato para a construção de um estádio sem recursos , dependendo de doações ou uma costrutora parceira (hoje quase todas estão em dificuldades ,sem dinheiro em caixa , assim necessitando de financiamento ) ou fazendo dívidas bancarias. Vamos sair do mítico Maracanã e construir um estadiozinho só para dizer que temos um ? Não somos os maiores do mundo ? Ou então vender barato jogadores promissores para arrecadar dinheiro , ou escolher entre elenco ou arena , já que não vai dar para investir nos dois , vendo o Palmeias conquistar o que deveria ser nosso ? O Flamengo está para começar uma etapa que nunca pensei que veria , ser o maior e melhor clube do Brasil e da America Latina , já com a dívida equacionada , receitas recorrentes , bem estruturado , faltando apenas um Estádio , seria ideal se fosse o Maracanã , para completar .
todo dia tem a mesma noticia sobre estadio
Não acho a Gávea o mais apropriado para um estádio de grandes proporções, algo do tamanho da ilha seria ideal.
E quem estiver incomodado que se mude, se ela quiser me vender bem barato o apê dela que ficaria ao lado do estádio do Mengão eu compraria sorrindo. Já pensou ir a pé ao jogo? Pra mim isso valoriza o imóvel.
SRN
Quem mora no Rio sabe que é inviável qualquer tipo de estádio na Barra da Tijuca na região por onde passa a AV Ayrton Senna, Linha Amarela ou Av das Americas. Quem é carioca sabe que um show da Anitta com 10 mil pessoas no Barra Music para a região DE MADRUGADA causando um transtorno absurdo para os moradores, tanto que essa casa de shows é alvo de diversas situações para fechamento da mesma. Na minha opinião a unica opção, próxima a região, é no local onde aconteceram as Olimpiadas, pq já há uma estrutura de escoamento de pessoas montada com o BRT. Eu não sei se há terrenos disponíveis nessa região.
Enfim alguém com o mesmo pensamento. Eu desde que acabou as olimpíadas digo que naquele espaço daria pra fazer um estádio maravilhoso e ainda manter o de basquete,por exemplo.Porque Ninguém fala nisso ne? SRN
O melhor lugar seria na barra,já postei
no meu facebook que se o Bandeira quiser um terreno,a nação ajuda vamos
ao calculo simples é fácil 40milhõesxR$10,00=400Milhões de reais e só
bandeira fazer o sócio torcedor pra ajudar no estádio s for 40×20=800
milhões,foda essa prefeitura aceitar que o Clube de Regatas Flamengo
faça seu estádio porque o Maraca ia virar um elefante branco
O problema é quem nem todos podem contribuir. O ideal seria um patrocinador master investir na Arena do Flamengo. Mas até 2020 este estádio vai sair do papel. SRN
Esse estádio tem que ser na Barra ali na entrada da Abelardo Bueno perto Shoping Metropolitano ou em Guaratiba o que nao falta é terreno por ali.constrói um estádio pra 100.000 com sócio torcedor bombando fazer manutençao vai ser mamao com açucar.Flamengo Vamos em busca do que é nosso.