O regulamento do Estadual do Rio prevê que todos os clássicos, semifinais e finais sejam disputados no Maracanã. É um tentativa de dar uma grandiosidade e relevância ao campeonato que este não tem mais. Basta verificar os públicos durante a competição. Só se justificaria jogar as finais ali, e uma ou outra partida.
Não é à toa que Botafogo e Vasco já cogitam jogar no Engenhão a final da Taça Rio, esse jogo inútil sob qualquer ponto de vista para o campeonato. E deveria se procurar alternativas para quase todos.
Nas semifinais, o time da Estrela Solitária e o Fluminense levaram apenas 7.309 pessoas ao Engenhão, no domingo, enquanto rubro-negros e vascaínos tiveram 21.895 pagantes no seu jogo. Em média, as duas partidas não atingiram nem 15 mil.
O Maracanã é um estádio caro. Em condições normais, só se justifica abri-lo pelo seu custo com públicos entre 30 mil e 40 mil pelo menos. Ou seja, valeria a pena para os jogos de Botafogo e Flamengo na Libertadores, ou do Fluminense na Sul-Americana, que têm apresentado público acima deste patamar porque são competições importantes.
Nenhum clássico do Estadual até agora ultrapassou a marca de 30 mil, sendo o melhor deles o Fla-Flu da final da Taça Guanabara, com 29.905, no Engenhão. É provável que no Maracanã o público fosse um pouco melhor.
Se em condições normais o Maracanã já é muito caro, os preços cobrados pela Odebrecht neste período de transição do estádio tornam ainda mais inviável utiliza-lo. Foram aluguéis nos patamares de 400 mil a R$ 500 mil, fora os custos. Ainda não está disponível o borderô de Vasco e Flamengo, mas, se houver lucro, será bem pequeno.
Sob esse ponto de vista, só as finais do Estadual do Rio justificariam de fato a abertura do estádio. É possível que uma semifinal atinja este público, mas não há certeza.
Ao impor o Maracanã, a Ferj tenta, mais uma vez, maquiar a realidade como faz com os borderôs dos jogos em que coloca a cota de televisão para disfarçar prejuízos seguidos em bilheterias dos jogos. É possível fazer isso em um papel no regulamento, mas a arquibancada não mente.
PS: Não comentarei aqui a classificação de Botafogo e Vasco à final da Taça pela inutilidade deste turno. A única observação é que a arbitragem do Estadual cometeu mais um erro bizarro com a validação do gol do botafoguense Dudu em um impedimento tão acintoso que até uma criança seria capaz de marcar.
Fonte: Rodrigo Mattos | Uol
A que ponto chegamos nesse decadente campeonato carioca. A final da taça rio não vale nada, assim como a guanabara perdeu importância. Só lhe restou o peso de alguma tradição, se é que isso importa atualmente. A quem acompanhou os antigos cariocas, ainda que por televisão, a grande maioria, só resta a nostalgia. Francamente, só lamento a atuação do time nesses últimos jogos, mas não me incomoda nem um pouco se venceremos esse torneio ou não. Aliás, por mim, o Mengo deveria entrar sempre com um time alternativo, dando oportunidade aos que não estão sendo aproveitados, principalmente os da base.
Concordo com você Caio, mas quanto a questão dos jogadores utilizados a TV quer que os clubes utilizem os seus melhores jogadores para não desvalorizar o campeonato (já que é ela que financia o campeonato nesses moldes) pois se para os clubes está uma merda, para ela está ótimo pois a audiência é o que conta para TV, e foi pensado nela que a FFERJ alterou o modelo do campeonato para que tivesse mais clássicos e não ficasse sem finais, nesse caso quem deveria zelar pelo esporte e pelo campeonato é a FFERJ, porém nós sabemos que ela caga e anda para os mesmos; como sempre, alguém sempre lucra na miséria dos outros. SRN
Com relação ao Maracanã é claro que esse regulamento é para forçar os clubes a jogarem lá. Imaginem: Fla tem agora a ilha, Botafogo o Engenhão, Fluminense Edson Passos e Vasco S. januário…Maracanã para quê. Isso no estadual. Brasileiro, CDB, Liberta***(essa pode ter jogos fora do Estado), mas com a proibição ridícula da CBF das vendas dos mandos, Maracanã ganha força, pois para jogos de maior apelo é o único que sobrou no RJ…parece tudo bem arquitetado para o Flamengo em especial ter que assinar algum contrato com o Maracanã…
Na licitação do Maracanã estava escrito que os 4 times podem jogar lá… no Engenhão não tinha isso?
Pq são poucos jogos que o Flamengo precisa do Maracanã… mas alguns que não cabem na Ilha poderiam ser jogados no Engenhão…
Se tiver algo assim (todos os times podem jogar) na concessão do Engenhão o Botafogo n pode impedir…
Ai o próximo passo seria ver os valores… pq se ele colocar o aluguel por 10 milhões ele “permitiu” que o Flamengo jogue..
Isso daí é só um aperitivo do que a Larardere vai passar no Maracanã com esses três nanicos. E eu vou morrer de rir com os clássicos de 10 mil pessoas.
Chega de estadual, esta merda não serve para nada a não ser para as Federações e a Globo faturar, todo os outros só tomam prejuízos técnicos e financeiros; Já passou da hora de mudar a mentalidade e ser mais profissional.
SRN #Desapega #BoicoteAoCarioca #SaiDaMinhaAba