Ailton avança pela direita, chuta cruzado e Renato Gaúcho, com a barriga, marca o gol do título estadual para o Fluminense contra o Flamengo em 1995. Embora tenha sido a última vez — e uma das mais inesquecíveis — em que uma taça do Carioca foi decidida pelo clássico Fla-Flu, esta não foi a última final propriamente dita entre as duas equipes. Tratava-se, na verdade, de um jogo pelo octogonal decisivo daquele Estadual. Faz mais tempo que os dois rivais, finalistas deste ano, não se encontram em uma decisão: desde 1991.
Há 16 anos, o Fluminense, campeão da Taça Guanabara, enfrentava o Flamengo, vencedor da Taça Rio, para decidir o título do Carioca. No primeiro jogo, empate em 1 a 1, gols de Paulo Nunes para os rubro-negros e Ézio para os tricolores. Na segunda partida, porém, o Flamengo goleou por 4 a 2 e levou o título. Uidemar, Gaúcho, Zinho e Júnior balançaram a rede pelo time rubro-negro. Ézio, duas vezes, descontou.
Flamengo e Fluminense já fizeram vários jogos que valeram títulos do Carioca. A rigor, no entanto, só disputaram três finais pelo Estadual. A primeira delas foi em 1936, quando ambos terminaram empatados em pontos na fase única do torneio. Em três clássicos valendo o título, houve dois empates e o Fluminense venceu outro por 4 a 2.
Em 1973, novamente a dupla Fla-Flu se cruzou em uma final. O tricolor, campeão do segundo turno, derrotou na decisão o Flamengo, vencedor do primeiro turno, por 4 a 2 no Maracanã. Manfrini (2), Toninho e Dionísio marcaram os gols do Fluminense, enquanto Dario descontou para o rubro-negro.
Os dois times também já se encontraram sete vezes em uma única final de Taça Rio, vencida pelo Fluminense em 2005, e em sete finais de Taça Guanabara. Destas, o Fluminense só venceu uma, em 1966. Nas outras seis — 1970, 1972, 1978, 1984, 2001 e 2004 —, o rubro-negro levou o título.
Fonte: O Globo
engraçado, os dois times, somados tem 2/3 dos títulos cariocas, mas raramente decidiram a taça.