Depois do emocionante embarque, nos braços da Nação Rubro-Negra, o Flamengo partiu para mais uma importantíssima batalha na Libertadores da América.
Seguindo à risca a receita certa do sucesso naquela competição que já se tornou a nossa maior obsessão. É assim mesmo, na base da emoção, nas boas energias da Nação, e em tudo aquilo que o imaculado Manto Sagrado Rubro Negro carrega consigo.
O Flamengo, e principalmente a torcida do Flamengo, parecem que enfim incorporaram o verdadeiro espírito de Libertadores. Na primeira partida contra o Atlético-PR já tivemos uma amostra disso, e acredito que gradativamente melhore ainda mais.
Se no campo as coisas estão se encaixando e encorpando, nas arquibancadas a torcida parece ter desligado os smartphones das selfies, e voltado não só a cantar a plenos pulmões por bem mais de 90 minutos, como também dando apoio irrestrito até aos Marcelos Cirinos do elenco.
O Mengão tem tudo para voltar a ser o copeiro que estamos historicamente acostumados. Com o apoio da massa, com a estrutura que construímos nos últimos anos, e com o baita elenco que montamos para essa temporada que pode entrar para a história do clube.
O panorama atual é animador, graças aos deuses do futebol Zé Ricardo recuperou a sua autoestima depois de dar um nó tático no Atlético-PR na última partida pela Liberta. Eu que saí em defesa do nosso promissor treinador fico feliz em saber que o fogo da fritura apagou de vez.
Tenho que dar o braço à torcer também em relação ao Paolo Guerrero. Eu, que encho a boca para criticar o caríssimo astro peruano, tenho que admitir que ultimamente o cara está fazendo a diferença, tecnicamente impecável, ele tá chamando a responsa, e até fazendo gols.
Confesso que me preocupo bastante com a ausência do nosso principal jogador, o maestro Diego. Se não chega a ser insubstituível, está bem próximo disso, entretanto, como disse aqui nesse espaço anteriormente, a formação com três volantes vai nos ajudar.
Podem criticar, mas jogar lá dentro da casa dos caras, no gramado sintético, contra a perigosa equipe paranaense, é pedreira sim, senhores! Precisamos ter humildade, eu acredito inclusive que o empate é um bom resultado, ainda que seja um atestado de mediocridade jogar apenas para isso.
Mas são essas equipes medíocres, sem tradição, sem nome, sem dinheiro, com nenhuma badalação, que estão chegando, aos trancos e barrancos, às fases derradeiras da Libertadores da América nos últimos anos, são os Del Valle’s-EQU, e Guarani’s-PAR, da vida.
Se esses clubes conseguiram chegar mais longe que a gente conseguiu durante os últimos 35 anos, compensando a fragilidade de seus elencos com motivação e vontade, o Flamengo imprimindo essas mesmas características em seu forte elenco certamente levantará a taça, com uma pequena dose de sorte, é claro.
Enfim, precisamos jogar cada batalha como se fosse uma final, não pode existir bola perdida, temos que defender como time pequeno e atacar com o gigantismo natural do maior Clube do Brasil.
‘Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!’
Vinny Dunga
Siga no Twitter: twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)
Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny
Creio que Diego seja insubstituível tecnicamente, porém taticamente o Zé Ricardo tem obrigação de fazer a equipe sentir o menos possível de sua falta. O coletivo tem que prevalecer a partir de agora.
O empate é sim um bom resultado, claro que ganhar seria o ideal, mas perder é que não pode nesse momento.
Sobre Guerrero
Para muitos, centroavante só tem a função de fazer gol, ou só joga bem se fizer gols. Paolo Guerrero é o típico jogador que quebra esse tabu. O peruano é um jogador muito mais perigoso quando tem liberdade para se movimentar fora da área, abrindo espaços entre a defesa adversária e dando possibilidades de infiltração para os homens que vem como elemento surpresa. El Depredador protege a bola como poucos, dá vida a jogadas que estão praticamente perdidas e sem dúvidas é peça primordial no Flamengo e em sua seleção. Em veículos da imprensa sul americana, as mais repetidas frases são:
“Se Paolo fosse argentino ou uruguaio, já estaria no Barcelona ou Real Madrid.”
“Não entendo como Higuain pode jogar na Europa e Guerrero não”.
“O que Lewandowski e Luis Suarez tem a mais que Guerrero? Mídia!”
Ainda que possa ser exagero, nosso peruano é muito mais prestigiado lá fora do que por nossos torcedores. Esses mesmo torcedores argumentam que Guerrero faz poucos gols. será mesmo que o GUERRERO tem apenas essa função? Vejamos alguns números.
74 Jogos Oficiais
32 Gols
8 Assistências
Média de Gols por partida: 0,43
Média de Participações em gols: 0,54
Parecem números ruins? Receio que não.
Temos um grande jogador no elenco, um cara diferenciado. A nação rubro negra torce pra que ele mantenha essa boa fase e que Guerrero seja recompensado com títulos.
SRN.
“Se Paolo fosse argentino ou uruguaio, já estaria no Barcelona ou Real Madrid.”
O Guerrero jogou lá e não foi muito bem, e nacionalidade não define nada, o Keylor Navas é costarriquenho e é titular do Real.
“Não entendo como Higuain pode jogar na Europa e Guerrero não”.
Guerrero jogou na Europa e não fez metade do que fez o Higuain.
“O que Lewandowski e Luis Suarez tem a mais que Guerrero? Mídia!”
Mídia não, eles tem mais gols.
Você exagerou e muito nessas colocações.
“Em veículos da imprensa sul americana, as mais repetidas frases são:”
Jogar em um time poderoso como Bayern,Juventus e Barcelona contra Darmstad, Sassuolo e Granada não deve ser proporcionalmente tão diferente de jogar um Carioca pelo Flamengo…
Mas o Guerrero teve a chance dele lá, jogou no Bayern e não foi bem, e não é a mesma coisa, o que mais tem aqui são jogadores arrebentando aqui, mas vão pra lá e não jogam nada, chegam a ser reservas de clubes medios e pequenos por lá, como foi o Guerrero no Hamburgo, os clubes médios da Europa são até superiores aos grandes daqui, é insanidade dizer que o Guerrero tá no nível desses caras.
O Guerrero do Bayern não é do Flamengo. Lewa tem 30 anos, mas aos 20 onde jogava Lewandowski? Alguns atacantes não são Ronaldos que já são prontos aos 17.
Mas ele muito melhor que o Guerrero cara, isso não devia nem ter discussão.
Mas há momentos e momentos; DR tava banco e aqui brilha; antes e depois do mesmo jogador; certamente Guerrero está melhor hoje do que antes.
Só pra deixar bem claro, o que citei acima foi dito pela imprensa sul americana, atualmente.
O que eu falo é proporcionalidade. Será que Bayern x Augsburg é tão diferente de Flamengo x Boa Vista? A superioridade do Barcelona sobre o Osasuna é maior ou menor que a do Flamengo sobre o Bangu?
Lewandowski e Suarez são mais jogadores que Guerrero (nisso entra o “Ainda que possa ser exagero”). Como há outros CAs melhores que o peruano (Icardi, Aubameyang, etc…).
Proporcionalmente pode até ser, mas ainda sim é mais difícil pro Suarez passar por um zagueiro do Osasuna do que o Guerrero passar por um zagueiro do Bangu, mesmo jogando no Barcelona, mas dizer que eles só tem mais mídia, queria que eu pensasse o quê?
Rodrigo, sobre ter mais mídia, foi algo dito pela imprensa sul americana, não fui eu. Acompanho o futebol sul americano e depois daquele jogo contra o Uruguai e antes mesmo contra a Argentina, eles se renderam ao peruano, que fez um jogos de almanaque. Nos grupos de futebol sul americano, torcedores sonham com o Guerrero.
Ainda que exageradamente, o prestígio desse cara é fenomenal.
Esse Lewandowski se viesse jogar aqui era banco na maioria dos times grandes, inclusive no flamengo. O Guerreiro é melhor. O dia em que esse Lewa pegasse esses Campos esburacados, torcida no cangote e os rodrigos da vida, pedia pra cagar e sumia. A maioria desses europeus só conseguem jogar em tapete porque não exige muita técnica, mais tática. Ele só aparece pra empurrar a bola pras redes e só no alemão. Soares não, esse é um monstro, melhor camisa 9 da atualidade.
Forçou a amizade aí, Lewandowski é fera
Respeito sua opinião, mas pra mim é muito midiático e só. No flamengo tem uma Cultura de querer podolski, van não sei quem, o volante alemão que saiu do United. Só jogam em tapete, se pegar no Raulino de Oliveira viram jogadores de futebol americano. O futeb sulamericano se fosse gerido o pessoas honestas e competentes seria muito melhor. O Mourinho disse em uma entrevista na ESPN que o único futebol que ele assiste na TV é libertadores, copa américa e eliminatórias sulamericanas o resto é tédio. Na Europa é só pra ganhar dinheiro. Vou nessa linha, jogador europeu que gosto e ver jogando é Pogba, Iniesta, Hazard, C. Ronaldo, Modric e mais alguns outros, viram craques no espetáculo deles. Vejo qualquer jogo de sul-americanos. Europeu nem embaixada sabe fazer, o sulamericano é muito mais completo, só perde no quesito de fazer o espetáculo, até mesmo pela condição social imposta.
Concordo com vc , tucano , a diferença é gritante , no resumo geral dos campeonatos europeus pro daqui , por falta de organização dá CBF , federações e clubes
Concordo em genero, numero e grau.
Saudades do Ibson hahaha
Me perdoe, mas dizer que Higuaín, Lewa e Suárez não terem oportunidade de jogar contra clubes amadores é meio estranho. Comparar o nível de Barça, Juve e Bayern a Pescara, Osasuna, Augsburg e tantos outros que enfrentam é meio complicado. Na verdade, a diferença está na capacidade que eles têm em decidir nos poucos jogos decisivos, com exceção, talvez, de Higuaín, que vem pipocando constantemente. Apesar disso, não venho contestar que o Guerrero não tenha o nível desses atacantes, mas ele é um atacante capaz de jogar, sim, em alguns times de ‘médio porte’ da Europa. O Milan, por exemplo, adoraria um Guerrero no elenco, sem dúvidas.
Esses clubes aí não são tão amadores quanto o Tigres do Brasil… os grandes ganhariam os estaduais até com os reservad, mas o Bayern não seria campeão da Bundesliga jogando com o time reserva.
“o Bayern não seria campeão da Bundesliga com o time reserva”
Será? Acho que as chances são parecidas com as chances dos grandes ganharem os estaduais com os reservas. Tirando o Dortmund e um ou outro que se destaca de vez em quando, a diferença do Bayern para os demais da Bundesliga é abissal.
Não digo que o Osasuna seja tão ruim quanto o Tigres, mas a diferença entre o nível do Barcelona e o Osasuna é muito maior, ou pelo menos comparável, ao da diferença entre o Fla e o Tigres. E eles jogam com esses times o ano inteiro, e não só no primeiro trimestre do ano.
Exato. Nem tinha lido seu comment mas o meu foi parecido. Hauauauha
Você esqueceu de levar em consideração que ele disse que isso é exagero ao fazer sua crítica.
“Ainda que possa ser exagero, nosso peruano é muito mais prestigiado lá fora do que por nossos torcedores.”
Prestigiado na América do Sul e só, se fosse prestigiado na Europa não seria vendido por apenas 7 milhões pro Corinthians quando ainda tinha na época 27 anos.
Amigo, ATUALMENTE, não na época que foi vendido. As declarações que o amigo cita no texto são citações da imprensa européia. Larga de ser corneta! Corneta sempre leva em consideração apenas o que convém para usar argumentos. Felizmente ainda tem gente pra rebater esses argumentos convenientes.
Pela imprensa sul americana*. Rs
Chamar o outro que discorda de você de corneta, também não é argumento,essas declarações são de jornalistas argentinos e uruguaios, não europeus.
Vc ta dizendo entao que o lewandowski e o time do bayern tem muita dificuldDe no durrissimo campeonato alemao?
A diferenca do flamengo para o boa vista eh a mesma do bayern pro augsburg. O barcelona eh parelho com o granada!?
O Bayern ganha o campeonato por que ele é muito bom ou pq os outros são ruins? O Dortmund não é ruim, e mesmo assim não tem tanta facilidade na Bindesliga.
Nos ultimos 6 anos o dortmund ganhou 2 titulos e foi vice 3 vezes. O bayer ganha pq ele eh bom, o borussia ganha pq eh bom. Os outros perdem pq sao muito ruins. Entao a conparacao, flamengo fluminense x boavista e madureira eh justa se pensar os em bayer , borussia x augsburg , ingolstad
“”Enfim, precisamos jogar cada batalha como se fosse uma final, não pode existir bola perdida, temos que defender como time pequeno e atacar com o gigantismo natural do maior Clube do Brasil.””
Concordo.
Apoio e enalteço suas palavras…
Grande abraço !!!
Valeu Carlos!
Estamos juntos!
Abraço!
Boa sorte pra gente amanhã!!!
Boa…
Avante!
Nesses jogos decisivos, diego fará muita falta. Pois perdemos um pouco de criação no meio.
Só um pouco só?
Boa… bom texto!
Valeu!
Amanhã serão dois times do mesmo nível, o que vai nos levar a vitória é a raça. SRN
É isso confrade!
Se por um lado perdemos o Diego por outro ganhamos a segurança e as duas partidas que jogamos com 3 cabeças de área foi muito boas partidas e so não saimos com um resultado melhor do Chile pq Guerreiro não estava em um bom dia e a bola não entrou, o importante foi ver que o Flamengo não esta preso ao Diego e ao esquema do ano passado ?
Digo isso há tempos, mas a galera critica!
mais a maioria pensa como nos e quer ver a evolução do time e ja foi um otimo caminho do Zé !
Vlw parça!
Não, não pode! Vinny Dunga fez um texto que presta? Kkkkkkkkk continue assim kkkkk
HAHAHAHAHAHAH
Valeu Vinny, tu chamou a atenção para um detalhe importantíssimo que poucas pessoas tinham reparado: a torcida da selfie saiu e entrou a torcida que ganha jogo no grito, literalmente. Essa é a nossa história.
SRN
Valeu Almir!
É isso aí cara, nossa identidade está sendo resgatada.
Estamos juntos!
Abraço! SRN
Vinny, essa “estorinha” de gramado sintético, seria uma estratégia desse CAP, pois quantos Estádios usam isso?, não sei. Se a zaga for lenta, teremos problemas, mas o uso de três volantes pode sim, diminuir esse handicap dos Paranaenses.
SRN
Estratégia ou não, está tendo resultados.
Bom, nosso papel é nos prepararmos para tudo que possa atrapalhar o nosso caminho.
Abraço! SRN!
Vinny o sintético é só esse ano, no próximo pra ter jogos do brasileirão lá, vai ter que botar grama.
Del valle 1 x 0 maguary!
Peru 3 x Chester 3,50
Flamengo 4 x 0 Universidad Protestante
Universidad 1×0 Estudiantes
Internacional 0 X 0 Nacional
Quando acabei de ler e vi que foi Vinny Dunga que escreveu, levei um susto kkk
O cara tá impecável
Bom texto, xará. Apesar do Fla não ter um bom histórico em competições internacionais recentemente, é bom ver a essência do torcedor raiz de volta.
Valeu Xará!
É isso aí…
Abraço! SRN!
Ótimo texto.
Valeu amigo!
TMJ
Uma dúvida, aero Fla do Palmeiras se chama aeroPal???
Boa, Dunga! Acertando a mão novamente! Bem isso aí mesmo. Liberta é defender como pequeno e atacar como grande. Qualquer vacilo pode custar a partida. SRN
Valeu Tiago!
Abraço! SRN!
Vi o jogo do CAP contra a Católica, se o Flamengo souber segurar e não abdicar do ataque nos primeiros minutos do jogo, com tranquilidade faz um gol. O time deles se lança muito pra frente nos minutos iniciais, jogando na velocidade do Nikão e do Gedoz, os dois laterais são fracos, se o Flamengo souber jogar nas pontas dá pra dar canseira pra eles, mas tem que segurar os dois pontas e principalmente o Lucho que é o cérebro do time no meio.
Pois é, no jogo anterior Nikão foi muito bem…
Sidcley não é fraco,amigo.
Eu não gostei dele nos jogos da CAP que vi, sabe atacar bem, mas defensivamente ele é fraco, pena que nosso lado direito é uma nulidade…somente o Pará joga.
Parabéns pelo texto Vinny. Sempre te crítico pelos “absurdos” que escreve e falo que defeca pelos dedos! Hahahah! Porém um texto bem coezo desta vez! Também dei o braço a torcer! Abraço!
HAHAHA
Valeu Luis!
Essa é a graça da parada.
Abraço! SRN!
Só espero que o Zé não se preocupe demais com CAP, e esqueça de fazer que o Flamengo tenha um bom futebol.