O Flamengo está seguindo os passos do mundo digital e recentemente aprovou a criação no clube da categoria de e-Sports, esportes digitais. Na semana passa, o clube anunciou o primeiro esporte: O League of Legends.
Em entrevista ao site Meio/Mensagem, o VP de Marketing do clube Daniel Oerlean, falou sobre o novo projeto. Ele disse que a criação de e-Sports no Flamengo é uma tentativa de se aproximar da geração que consome esses tipos de esportes.
O que levou o Flamengo a decidir por ter uma equipe de e-Sports?
Daniel Orlean – Desde que assumi, em meados de 2016, definimos como metas (entre outras) a ampliação dos ativos de marketing do clube, o incremento das receitas com parceiros e patrocinadores e o estabelecimento de uma maior aproximação com nosso público – o de hoje e o de amanhã. Para cumprirmos essa agenda, observamos as inovações do mercado. E uma delas foi bastante analisada: as gerações Y e Z consomem futebol (e entretenimento esportivo) de forma muito diferente da forma como as gerações anteriores consumiam.
Quais outras áreas entraram nesse pacote de inovações?
Orlean – Por um lado, o Flamengo cresceu muito nos canais digitais nos últimos dois anos em plataformas como Facebook, Youtube, Instagram e Twitter. Por outro, mesmo assim, ainda existem muitas oportunidade de construir produtos especificamente para essas novas gerações no ambiente digital. Resolvemos aproveitar essa oportunidade e reconhecer a importância dos jogos eletrônicos.
O clube desenvolveu uma estrutura para entrar nesse segmento ou vai contar com parcerias?
Orlean – A Cursor e-Sports, formada por gamers profissionais, que conhecem muito desse mercado, é nossa parceira estratégica para este projeto, do desenho à implementação.
Como o clube enxerga o potencial do segmento de e-Sports?
Orlean – É a possibilidade de estar ainda mais em contato com as gerações mais novas, especialmente por elas estarem imersas no ambiente digital e serem consumidores ávidos de novas plataformas como Youtube e Twitch.TV. Nossos objetivos são expandir a área de atuação de forma alinhada às tendências de mercado, principalmente para os jovens, conquistar um público já cativo do Flamengo em futebol e outros esportes, mas carente de Flamengo em uma de suas paixões, os jogos eletrônicos, conquistar públicos que hoje não são Flamengo, mas podem vir a ser, principalmente por encontrarem, nos jogos eletrônicos, elementos de ligação com amigos e familiares. A internacionalização de marca também é um dos pilares do projeto.
Quais serão as estratégias de patrocínio relacionadas a essa equipe?
Orlean – As estratégias de patrocínio vão além da tradicional camisa e direitos de naming. O objetivo é oferecer para as marcas que abraçarem este projeto uma forma de impulsionar toda a plataforma digital do Flamengo. Podemos dizer que a maior parte das entregas será direcionada para plataformas digitais e de livestreaming. Além de poder oferecer ativações exclusivas para jovens torcedores.
Podiam contratar o brTT pro Bot, além disso, um time de CS GO tbm cairia bem
CSGO apesar de ter tantos jogadores no Brasil não tem tanto apoio da desenvolvedora do jogo. O melhor time brasileiro tem sua gaming house nos EUA, jogam fora por aqui não ter campeonatos como tem lá… Mas no LoL, com o poder de investimento do Flamengo podemos ter um grande time, com certeza. O Santos e o Remo já investiram o e-sports, mas não em times tão fortes, tomara que o Fla acerte na escolha SRN
Vendo por esse lado faz sentido, espero realmente que o flamengo monte um time competitivo para o cblol, além de colocar a marca em evidência já sai na frente de muitos times que possam vir a montar seus respectivos times SRN
Time do Santos é bem forte no rainbow six
Este camarada faz um bom trabalho, só não gosto desta foto dele fazendo tipo, deixa o marketing só pro Flamengo!!!
Esse league é lixo!! Flamengo não é hospital, pra lidar com esses doentes mentais que ficam jogando essa merda!
fla comments…para isso sou old school tb, tenho 37 e meu único video game foi um master system que ganhei e depois meu irmão só que jogava…porém esta geração agora consome muito isso e o cara trabalha com Marketing…essas plataformas são sim hj uma oportunidade de divulgar a marca e atrair novos consumidores…quero o Flamengo com time até de cuspe a distância…se se pagar.
Espero que não seja frequente ter contusões nos dedos desses bostinhas. O Tanure já tá atolado de serviço.
Espero que consigam disponibilizar a Carabao em todos os supermercados, por enquanto está tendo somente nas Americanas, MultiMarket e Lojas Oficiais do Fla.
Precisam expandir pras outras redes.
Vê quem são os melhores brazucas e contrata….pronto …