40 pontos, corda fora do pescoço e mais tranquilidade para planejar o ano de 2014. Essa é a nova realidade do Flamengo, embora ainda faltem uns 7 pontos para a equipe evitar qualquer possibilidade de rebaixamento, além do jogo de volta da Copa do Brasil, que é o único campeonato em que ainda temos chances de reais de dar a volta olímpica.
Durante a semana, o jornalista Renato Maurício Prado noticiou que o Hernane está prestes a ser vendido para o Al Gharafa, por cerca de R$ 24 milhões, tendo o Flamengo direito a 50% desse valor (aproximadamente R$ 12 milhões). Após a veiculação da matéria, instaurou-se a discussão: é, ou não, um bom negócio vender o atacante?
Hernane foi uma das poucas peças que deu certo em 2013. Quando Marcelo Moreno foi contratado, ninguém diria que o primeiro iria desbancá-lo com tamanha facilidade e justiça. No Maracanã, é quase certo que Hernane irá deixar o dele. São 11 gols em 11 jogos, excelente marca. No entanto, o jogador tem 27 anos e, se o Flamengo não aproveitar a sua boa fase e vendê-lo agora, não conseguirá fazer dinheiro mais pra frente, pois o poder de revenda tende a diminuir, em razão da idade e do desempenho.
A Nação deve ser grata ao jogador por tudo o que ele vem fazendo em 2013, contudo, temos que dar o braço a torcer de que ele não é uma sumidade técnica. A fase é ótima, mas deve acabar. Ele está vivendo situação parecida com a que viveu o Obina em 2007. A diferença é que o Flamengo não conseguiu fazer dinheiro com este último, devido a uma séria lesão que ele teve em um jogo contra o Vasco. Depois que voltou, Obina não repetiu as atuações de antes.
Mas o que será feito com o montante da venda do Hernane? Toda a verba será utilizada pra pagar impostos ou reforçar o elenco? Essas respostas só quem pode dar são os atuais gestores do Rubro-Negro. O fato é que surgiu uma fonte de dinheiro novo, que não estava prevista, e isso já ajudará bastante o clube no planejamento para 2014.
Enfim, Hernane tem ajudado muito o Flamengo dentro de campo com seus gols. Agora, poderá ajudar também fora dele, caso a sua transferência seja concretizada. Não vejo motivo para alarmismo caso isso aconteça, pois já sobrevivemos às saídas de Zico e Romário, por exemplo. Não será com a saída do Hernane que as coisas desandarão, apesar de termos que agradecer por tudo que o matador tem feito pelo Mais Querido.
SRN
Gabriel Lima