Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Coluna do Torcedor: “O Universo Rubro-Negro”

Matheus Brum
Matheus Brum
Publicação: 31/10/2017
12 Comentários
Atualização: 31/10/2017
Compartilhar

O Flamengo joga, hoje, com a mesma alma de 1911. Admite, é claro, as convenções disciplinares que o futebol moderno exige. Mas o comportamento interior, a gana, o élan são perfeitamente inatuais. Essa fixação no tempo explica a tremenda força rubro-negra. 

Note-se: – não se trata de um fenômeno apenas do jogador. Mas do torcedor, também. Aliás, time e torcida completam-se numa integração definitiva. O adepto de qualquer outro clube recebe um gol, uma derrota, com uma tristeza maior ou menor, que não afeta as raízes do ser. O torcedor rubro-negro, não.

Se entra um gol adversário, ele se crispa, ele arqueja, ele vidra os olhos, ele agoniza, ele sangra como um césar apunhalado. Também é de 1911, da mentalidade anterior à Primeira Grande Guerra, o amor às cores do clube. Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo.

Para o Flamengo, a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte: – quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas tremem, então, intimidados, acovardados, batidos.

Há de chegar o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável”.  – Texto O MILAGRE DA CAMISA (Nélson Rodrigues)

O grande Nelson Rodrigues, apesar de tricolor, entendia bem o universo rubro-negro. O torcedor sangra e demonstra sua ira não só em gol adversário, mas se o time não demonstra a raça e a vontade de honrar o manto e vencer, vencer, vencer. Sempre foi assim, sempre será e isso é um direito inegociável para a torcida. E claro, piora se as derrotas forem em finais de campeonatos; mas podem ser derrotas em partidas simples também, cara e coroa ou cuspe a distância. Ser Flamengo é torcer de verdade.

Essa paixão avassaladora tem o seu lado bom e ruim. O lado bom é que nossa torcida é incomparável em todo o globo terrestre. O lado ruim é que a paixão nos cega e permite que sejamos facilmente manipulados.

Por ter uma torcida enorme e louca por tudo o que diz respeito ao Flamengo, há um potencial de marketing e mídia gigantesco. Vende camisas, lota estádios, já é líder nas redes sociais e será líder em sócio torcedor em um futuro muito próximo. Porém é o clube mais cobrado do Brasil pela imprensa.

Mas vamos entender isso melhor. O Flamengo sempre foi uma super potência na questão torcida. Era o clube mais popular do Rio de Janeiro, e após conquistar títulos nacionais, libertadores e mundial, tornou-se um gigante do futebol com repercussão no mundo inteiro. Tinha no elenco um dos maiores craques do mundo, Zico, que sempre foi um atleta exemplar. Em 1984, o Flamengo conquista o principal fruto financeiro das glórias em campo. O patrocínio com uma das maiores empresas brasileiras, a estatal Petrobrás, transformaria o Flamengo em uma potência do futebol. Porém a história mostra que o amadorismo das administrações não fez com que fosse exatamente isso.

Na questão midiática, o Flamengo pelo tamanho da torcida sempre vendeu muitos jornais, deu muito “ibope”. A “Rede Globo” que já tinha enxergado um potencial enorme na paixão do brasileiro pelo futebol, escolheu o clube mais popular para amplificar esse sentimento que já havia pela seleção brasileira, e assim deter o poder sobre a “paixão nacional”. Então não é preciso pensar muito pra saber porque o Flamengo se tornou o “time da Globo” como costumam nos chamar os eternos invejosos torcedores adversários. Somos time da Globo sim, não porque queremos, mas porque a Rede Globo necessita de nós.

Após ser patrocinado pela Petrobrás, a primeira conquista relevante decorrente desse poder financeiro veio no título nacional da Copa União de 1987. Aquele campeonato foi a revolução do futebol brasileiro. A CBF se afastou por estar sem condições financeiras para realiza-lo, e então os clubes assumiram a organização do torneio, semelhante ao que é feito na Europa. Foi o primeiro campeonato com patrocínios oficiais. Na ocasião as marcas que bancaram foram Coca-Cola, Varig e….Rede Globo. A Globo passaria todos os jogos com cobertura exclusiva. Era tanta revolução no futebol, e a fórmula dava tão certo que após iniciado o campeonato, os abutres da CBF cresceram o olho e decidiram que não perderiam o poder, e todo o potencial milionário do futebol brasileiro. Para a Globo era o teste para saber se valeria a pena o investimento. A grande final foi tudo o que o mundo do futebol queria ver: maracanã lotado em vermelho e preto, e craques como Zico, Bebeto e Renato Gaúcho em campo. Flamengo campeão e Inter vice, num jogo de gigantes do nosso futebol. Apesar da festa linda, a CBF resolve interferir e considera o título ilegítimo.

No decorrer dos anos, a dona CBF, usou a pauta de 87 como joguete político em várias ocasiões. É triste pensar assim, mas consideramos isso normal porque é o que se espera da CBF, uma entidade envolvida até o pescoço em negócios escusos. No entanto, algo que ninguém esperava à época era a omissão da Rede Globo. Com toda a confusão em cima do título do Flamengo, vencido em campo, porque a Globo se excluiu da discussão? A resposta meus amigos, é que a Globo já havia conquistado o que precisava, que foi o molde para se tornar a maior transmissora do futebol nacional. Mesmo sendo testemunha ocular do fato, a Globo representando a grande mídia lava as mãos diante de um campeonato bem organizado e com sucesso de público, para apoiar a tirania da CBF. Então a mesma Rede Globo que hoje cobra mais profissionalismo no futebol, mais torcidas nas arquibancadas, e menos violência, poderia ter sido protagonista lá atrás em 1987, quando os clubes organizaram (e bem) um campeonato, que hoje poderia se assemelhar a qualquer liga europeia. Seria mais público, mais dinheiro e mais paixão nacional. Mas o poder e o dinheiro falaram mais alto.

Porque citar a polêmica de 87?

Porque dar corda pra essa história, é mais uma forma da mídia vender. Flamengo e polêmica vendem, ou seja, eles usam o torcedor flamenguista e a sua ilimitada paixão. O que seria pior do que arrancar de um clube um título ganho em campo de forma limpa? Dá pra vender jornais e matérias pra maior torcida do Brasil? Sim nação, a imprensa depende disso.

Como tudo no Flamengo tem repercussão absurda, alimentada pela imprensa, a questão chegou ao cúmulo de parar no Superior Tribunal Federal.

Pensem: Só o Flamengo consegue levar uma causa desportiva até lá. Coisa de gigante.

Mas como mencionou o ministro Luiz Roberto Barroso:

“Embora eu seja Flamengo, deixa eu dizer uma coisa que é muito importante. A lógica de um juiz não é a lógica de um amigo e inimigo. A lógica de um juiz é do certo e errado, justo ou injusto, legítimo ou não legítimo, isso vale para todas as instâncias da vida e vale pro Flamengo também. Mas o Flamengo estava cheio de direitos ali. Tanto que foi uma questão de aplicar o direito, mas os outros colegas não pensaram assim.”

Por isso nossa postura deve continuar a de sermos e nos acharmos campeões de 87 e hexacampeões brasileiros. Vencemos e quem fez a lambança foi a CBF e quem se omitiu foi a imprensa.

O Flamengo continuou sendo o gigante da grande massa, e o Sport é o que? Que títulos ganharam depois disso? É apenas um clube que vive dessa polêmica ridícula.

Após 87, Conquistamos mais um importante título da nossa história, o pentacampeonato brasileiro em 1992, comandado pelo maestro Junior.

De 1993 até 2009, não tivemos mais nada expressivo muito por culpa nossa. Após sobreviver a administrações catastróficas, entramos na era da mídia digital onde a notícia corre rápido e pra prender a atenção do torcedor, a imprensa utiliza cada vez mais da polêmica e do sensacionalismo. Hoje só está pior, mas podemos dizer que na administração Patrícia Amorim isso chegou ao cúmulo. A imprensa esportiva percebeu que o caminho das pedras é fomentar, criar, descobrir qualquer polêmica no Flamengo. Não é só uma grande torcida que estará atenta, mas todos os outros times do Brasil, que tem o interesse no não crescimento rubro-negro. Uma a uma as polêmicas caíam como uma bomba nos jornais e cada torcedor do Flamengo sangrava como em uma derrota em campo com os vexames fora dele. Jogadores que não queriam vestir a nossa camisa, frase do Vampeta espalhando que o clube era caloteiro, caso goleiro Bruno, polêmicas do Ronaldinho Gaúcho e dívidas enormes.

A imprensa quase acabou com o Flamengo. E isso tudo por causa da falta de um departamento de marketing para contar a verdade e preservar a história rubro-negra.

Desde 2013 até agora, a administração Eduardo Bandeira de Mello fez o óbvio. Primeiro precisava limpar a imagem de clube ruim, bandido. Utilizou o potencial de uma torcida enorme para captar patrocínios e chegaram aos resultados porque agiram de forma correta ao arrumarem a casa de verdade, sanarem dívidas, se tornarem transparentes em tudo. Hoje o Flamengo é um dos clubes mais honestos do país.

Se o departamento de futebol do Flamengo funciona de forma falha e os resultados não vem, é porque ainda se encontra se reestruturação. Depois de levar tanta pancada da mídia, e de ser saqueado por corruptos é óbvio pensar que esse departamento estava abandonado desde a década de 90.

Ninguém duvida que a diretoria acertou ao arrumar a parte das finanças do clube. Mas acredito que se fazia bastante necessário um departamento que cuidasse do marketing do Flamengo para fomentar a paixão e que filtrasse o que sai na imprensa. O markenting tem de servir de escudo do clube perante a sociedade, perante o torcedor brasileiro.

Investimentos foram feitos no departamento de futebol e acredito que estamos cada vez mais perto da excelência.

Quem não lembra da frase do ex-presidente do Galo, Alexandre Kalil?

– “Estão arrumando o Flamengo, e se arrumar não vai ter para ninguém. Se arrumar o Flamengo, acabou o futebol brasileiro!”

FLAMENGO PRECISA DE UNIÃO ENTRE DIRETORIA E TORCIDA

Enquanto a diretoria investe cada vez mais em CT, jogadores, técnicos e estádios falta algo fundamental pra união rubro negra.

Esse algo é a diretoria tocar o coração do torcedor. O papel de vocês diretoria é alimentar o imaginário do Flamengo, fazer o torcedor orgulhoso.

Jogadores!!! Cadê a raça? Se derem a vida a nação dará a sua alma na arquibancada!!!

A grande mídia esportiva orbita como uma lua no universo rubro-negro. Eles precisam de nós e não nós deles.

Nação rubro-negra, preste muita atenção:

Fiquem atentos a tudo e não sejam manipulados pela mídia anti-Flamengo!!!

Muita atenção com locutores e comentaristas que sempre esculacham o clube na Globo, SporTV e ESPN principalmente.

A imprensa com seu novo estilo polêmico/sensacionalista consegue atrapalhar e muito a evolução do Flamengo. Reparem que comentaristas, locutores, jornalistas todos os dias comentam sobre “os erros do Flamengo no futebol”, “a torcida não aguenta mais”, “rendimento fraco”, “pelo investimento o Flamengo é decepção”, “vexame da libertadores”.

Isso tudo é pra enfraquecer o Flamengo. Ótimos jogadores saem do Flamengo a preço de banana por que não rendem no Ninho mas viram craques em outros clubes. A base quase sempre é destruída.

Todos concordam com a falta de rendimento do goleiro Alex Muralha, mas o que o jornal Extra fez, não pode acontecer nunca mais. Isso não é imprensa nem liberdade de expressão tampouco a proibição do Flamengo tenha sido censura.

O Flamengo precisa melhorar suas campanhas de marketing e propaganda. Tentaram, mas nenhuma conseguiu colocar de forma precisa a paixão flamenguista. Outra coisa que incomoda, é os sagrados craques rubro-negros como Zico e Junior, falarem tão mal do time. Zico precisa ter consciência de que cada palavra dele cai como uma bomba no ambiente do centro de treinamento, porque ele é a principal figura da nossa história! A cada crítica, que nunca é leve, ajuda mais os adversários do que o elenco do Flamengo.

Zico, ajudaria mais se você fosse até o Ninho e falasse com o elenco diretamente. E na imprensa desse mais força do que críticas. A torcida ouve você sempre.

O Flamengo sobreviveu a presidentes corruptos, pessoas que usavam o clube em benefício próprio e a pessoas incompetentes. Porque o Flamengo é gigante. O Flamengo é a cara do futebol brasileiro.

“O Flamengo é uma força da natureza. Quando o Flamengo espirra, é o futebol brasileiro que fica resfriado.” (Nelson Rodrigues)

Vamos apoiar porque o futuro é brilhante para o maior clube do mundo!!!

Saudações rubro-negras!

Andre Prokofiev

Assuntos:campeonato brasileiro de 1987coluna do torcedorgestão Eduardo Bandeira de Mello
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Matheus Brum
Seguir
Mineiro de Juiz de Fora; jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora; repórter da TV Vitória/Record ES; ator e escritor do livro "Entre Contos e Crônicas: Tupi 'Fantasma do Mineirão' e Sport 'Campeão do Centenário'"
12 Comentários
  • Ricardo Freitas disse:
    31/10/2017 às 13:46

    Fiquei com preguiça….

    Responder
  • DefendaSeuDinheiro disse:
    31/10/2017 às 19:01

    Texto gigante, mas bem escrito, não ficou massante e muito bom de se ler!
    Parabéns!
    Nelson Rodrigues era genial no seu estilo!!
    SRN

    Responder
    • Andre disse:
      01/11/2017 às 18:17

      Valeu! Nelson é Nelson!

      Responder
  • Ednei P. de Melo disse:
    31/10/2017 às 21:11

    JURO QUE ME EMOCIONEI AO LER ESTAS PALAVRAS! Parabéns! &;-D

    Responder
    • Andre disse:
      01/11/2017 às 18:16

      Isso é o nosso Flamengo que propicia! Grande abraço!

      Responder
  • Diogo disse:
    01/11/2017 às 09:33

    Andre Prokofiev, excelente texto!! São poucos os textos longos que prendem a atenção como o seu. Parabéns!!

    Responder
    • Andre disse:
      01/11/2017 às 18:15

      Obrigado Diogo!

      Responder
  • Rodrigo Larese disse:
    01/11/2017 às 17:51

    Parabéns por ajudar a abrir os olho de alguns torcedores que acabam caindo nessa onda de cobrança desmedida ao time e à diretoria . O Flamengo provoca inveja e ódio em muitas pessoas e normalmente são essas as primeiras a plantar de fora pra dentro do clube as nossas crises . Ficam falando , por exemplo , que o time não justificou o alto investimento !! Claro que não !!! O marco dos grandes investimentos do clube foi o Diego que chegou da Europa pra jogar a segunda metade do brasileiro do ano passado . Éverton Ribeiro , Rhodolfo, Geuvanio , Diego Alves ( que não podiam nem jogar a Copa do Brasil , competiçao nacional aonde perdemos a final nos pênaltis ) chegaram de outros continentes e não tem nem 6 meses de clube !!!! O Nosso espetacular CT só ficou pronto no ano passado , não fez nem aniversário ainda e já estamos construindo um outro , melhor , pra deixar esse pra base !!! Base que voltou a revelar jogadores que , se pra nossa tristeza , não vão ficar no clube , pelo menos são vendidos por um preço vil , caso do VJ , que antes de estrear no profissional já tinha sido vendido pela maior quantia já paga numa transação no futebol brasileiro . Aliás , é pra preservar o dinheiro do clube que não se deve fazer campanha ( criticar , tudo bem …) Contra jogadores com contrato no clube . Por isso que o presidente “protege ” o MA , Gabriel , Muralha e Vaz …por serem ativos do clube e , em última instância , o jogador que vem jogar aqui sabe que será bem tratado pela diretoria se ele fizer como esses 4 jogadores , que podem ser ruins ( nem importa nesse caso …) , Mas nunca fizeram corpo mole ou desrespeitaram a instituição !!!
    Investimento não é certeza de título , mas de que chegaremos longe nas competições .
    Calma , galera !!!
    Essa mania iconoclasta de atacar os melhores jogadores do time também me incomoda .
    Os caras vão pegar no pé do Guerrero , Diego e Everton Ribeiro ???!!
    É muita burrice …
    SRNs

    Responder
    • Andre disse:
      01/11/2017 às 18:15

      Isso aí Rodrigo, se não temos um dep. de marketing que consegue dialogar com a torcida, que nós de dentro da torcida possamos enxergar e alertar. Nosso futuro depende disso. Não temos nenhuma posição política no clube, só queremos ver nosso Flamengo vencer!

      Responder
      • Rodrigo Larese disse:
        01/11/2017 às 21:01

        Flamengo acima de todos !!!

  • Beatriz Canto disse:
    08/11/2017 às 12:09

    MEU COMENTÁRIO É SOBRE A “MOLEZA” DA DIRETORIA EM SE MOBILIZAR PARA QUE TENHAMOS O MELHOR. PRECISAMOS URGENTE DE UM BOM TREINADOR DE GOLEIROS NÃO É? POIS DEMOS MOLE E TREINADOR DO DIEGO ALVES JÁ FOI CONTRATADO PELO CRUZEIRO. COMO “‘ LESMAS” FICAREMOS NA MAIOR PARTE DAS VEZES, COM OS RESTOS…

    Responder
  • AMRS disse:
    16/11/2017 às 14:32

    Bom, tudo isso comentado a respeito, concordo… Mas não trata apenas de perseguição em alguns comentários… principalmente do Zico e Junior… Os jogadores poderiam utilizar bastante coisa que sai na imprensa e se fortalecerem e mostrar o contrário…Fizeram isso em apenas 1 jogo (fluminense) e depois voltaram a perambular em campo…
    Curica fez isso com o tal de 4° força, saiu no início do ano e até hoje não esquecem.
    Mas o recado é válido… Juntos seremos mais fortes!!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

1

Como fica a negociação do Flamengo como Almada já que o clube decidiu investir na contratação de Luiz Henrique?

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Real Madrid aumenta oferta por renovação de Vini Jr e afasta interesse do Arsenal

5 5

Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

29 4
Brasileirão

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

9 8

Flamengo acerta contratação de jogador que quebrou recorde no Cuiabá

30 8
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

9 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  2. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  3. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

  4. Douglas Dutra em A atitude do Flamengo após Matías Viña ser ‘encostado’ pelo River Plate

    Da um voto de confiança pro Vinã é um bom jogador só precisa recuperar a confiança.SRN

  5. Joãozinho Trepidação em A atitude do Flamengo após Matías Viña ser ‘encostado’ pelo River Plate

    Nas duas últimas vezes em que Vinã jogou pelo Mengão, jogou bem. Em 2025, depois de se recuperar da contusão,…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo