Na primeira partida do ano de 2018, o Flamengo entrou no Campeonato Carioca com uma equipe alternativa. Nesta quarta-feira (17), na vitória por 2 a 0 contra o Volta Redonda, apenas dois jogadores que atuaram têm mais de 20 anos. A base rubro-negra foi muito elogiada, porém, o que muitos não sabem, é que apenas três jogadores dos que estiveram em campo são 100% do clube da Gávea.
No Demonstrativo Financeiro do terceiro trimestre de 2017, disponível no site do clube, pode-se conferir qual a parte nos direitos desses atletas que o Fla tinha até setembro do ano passado. O Rubro-Negro possui os direitos integrais de somente três dos quinze jogadores: Patrick, Thuler e Jean Lucas.
A maioria gira em torno de 70%, porém, atletas como Gabriel Batista e Vítor Gabriel têm apenas 50% dos direitos vinculados ao Mais Querido. Lucas Silva e Pepê, os autores dos gols da vitória desta quarta, têm 65% e 70%, respectivamente. Ronaldo, que retornou agora de empréstimo, possui 60% dos direitos ligados ao clube. Além disso, dos 15 atletas que atuaram contra o Volta Redonda, apenas o lateral-esquerdo Ramon não pertence ao Fla. O jogador está emprestado pelo Nova Iguaçu até o início de 2020.
Confira a lista completa:
Thuler – 100%
Patrick – 100%
Jean Lucas – 100%
Dantas – 80%
Hugo Moura – 80%
Jajá – 80%
Jonas – 70%
Klebinho – 70%
Pepê – 70%
Lucas Silva – 65%
Ronaldo – 60%
Vitor Gabriel – 50%
Gabriel Batista – 50%
Ramon – Emprestado pelo Nova Iguaçu até janeiro de 2020
Wendel – não divulgado
bom saber que o Jean Lucas é 100% porque esse é bola
Pessoal como seria bom se todos tivessem o mínimo de conhecimento do clube. A um mês A traz o Flamengo adquiriu um garoto do Juventude de SC, é claro, evidente e lógico e com razão que o Clube catarinense ficou com uma fatia, se não, não negociavam o garoto, e assim e com os demais.
Por enquanto… A renovação está pra ser feita, provavelmente perderemos alguma porcentagem
Por isso que o Ronaldo não tinha vez no elenco….
Acho também que é bem por aí…
Uma pena realmente, mas não adianta:
Se não houver confronto com essa turma de empresários o quadro tende a se tornar tenebroso.
Agentes dos jogadores ou empresários donos do passe e da vida desses atletas?
São todos muito jovens, e à época do primeiro contrato profissional a FIFA já tinha acabado com a permissão de terceiros (empresários, empresas, etc) de deterem algum percentual do direitos econômicos de algum jogador…
O mais provável é que o time tenha feito um trabalho de observação à procura de talentos em times menores ou times que apenas mantêm o futebol de base, e vendo o potencial dos meninos, o Flamengo decidiu comprar parte dos direitos!
Boa!!.
Valeu muito pela info e opinião pessoal.
A FIFA fez modificações nisso e empresários não podem ter direitos de jogadores , não sei se jogadores podem possuir porcentagem deles próprios, más só para contratos apois determinada data.
Comprar o restante dos direitos econômicos de Lucas Silva urgente…
Não é assim que funciona, para comprar o dono tem que querer vender.
Certamente vai perder alguma coisa na renovação do Jean Lucas
ja pode comprar esse ramon, vai esperar ele valorizar mais ? 16 anos, e jogou bem ontem, para posição de lateral no mercado MUNDIAL, está muito dificil, compra e trabalha melhor o mulek. outra coisa tambem, tem que pegar 100% do lucas silva, pepe ,e principalmente do goleiro, se não fizer isso, vai ser burrada !!
Com certeza deve ter valor de compra fixado no contrato de empréstimo.
Não é questão de ser burro ou não, isso não é um supermercado que vc vai e compra o que quiser, os donos do percentual desses garotos precisam querer vender, se eu fosse o dono eu não venderia nem tão cedo.
existe contrato, se o clube não se resguardou e estabeleceu um mecanismo de compra em caso de valorização, pode fechar as portas, pq o flamengo ta sendo usado como vitrine e fazendo os outros ricos !!
Vc deve saber que em uma negociação os dois lados impõem condições não é? Ou vc acha que todo mundo é idiota e aceita qualquer coisa?
É melhor ter 50% de uma joia da base, que 100% de um medalhão que só da prejuizo.
melhor ainda, é ter 100 % da joia da base, e não ter nenhum medalhao que te dar prejuizo !!
O problema é a maldita Lei Pelé que deixa os clubes com a faca no pescoço.
Se o moleque for acima da média, ele tem um poder de barganha grande.
SRN
Acho que a lei Pelé não é mais “culpada” por essa situação que é agora regida pela FIFA.
Sim, vc tem razão!
A Lei Pelé tinha sido alterada, elevando o prazo do contrato para 5 anos, mas a norma da Fifa era de 3 anos (q valia para as transferências internacioanis).
Por isso, ficou esse conflito.
Depois, parece que a Lei Pelé foi modificada para ficar de acordo com a FIFA.
De qualquer modo, na Lei Pelé, eles poderiam aumentar o valor indenizatório para os clubes formadores, de modo a proteger os clubes.
SRN
sim, mas o clube tem que ter mecanismos que pelo menos garanta ao clube no maximo 80 %, porem apresentando aos jogadores plano de carreira, valorização…tem que cuidar melhor da nossa base, ja perdemos muitos jogadores de graça, vejo flamengo muito refem de empresario e tudo isso com permissão do presidente !!
Ótima resposta. De que adianta ter 100% de Vaz e Muralha.
Exato amigo. O que eles não dizem é que o Flamengo enriqueceu mais alguns milhões só nesses 90 minutos de ontem. Hoje mesmo já teve noticia da valorização e interesse nessas joias. Só não vê quem não quer, a nossa riqueza e o futuro está na base. Abraços
Normal no meio do futebol, poucos clubes detém 100% de todos os jogadores da base, mesmo pq muitos chegam de outros clubes.
Não adianta revelar jogadores se não são nossos. Acho que somente deveriam jogar na base e principalmente estrear nos profissionais atletas que pertencessem 100% ao Flamengo. Isso deveria estar no estatuto do Clube.
Nem deveriam estará na Copinha jogadoras de empresários.
Isso não existe em nenhum time do mundo. Não viaja.
Nada a ver.
Ou seja, melhor ficar com os jogadores meia boca, né não? Porque os melhores possuem divisão mesmo
Endoidou né? E se vc leu a matéria (tendenciosa, por sinal) viu que o Flamengo tem o maior percentual.
Não sabia que ae emprestava jogador para a base. É no mínimo curioso.
O que o dinheiro não faz, times menores topam ficar mais fraco na sua categoria de base só pra que no futuro receba uma merreca
Claro como vai destacar um garoto deste somente no carioca
Um trabalho sério pode ajudar ao clube a disputar competições maiores
Mas para isso é necessário dinheiro para investir em infraestrutura.
É aquela história, “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”
Esses times tem que saber dosar empréstimo e investimento para poder crescer, coisa que na maioria das vezes, não sabem fazer.
Tem clube que vive disso.
Se o moleque é promissor, o clube empresta com valor de transferência fixado.
Na base, é comum jogadores que são muito bons apenas porque se desenvolveram fisiologicamente antes; quando chegam no profissional voltam à vala comum…
SRN
Normal. Nenhum clube brasileiro e maioria dos clubes do mundo não detém 100% de todos os jogadores de base.
Muito possivelmente pertença aos procuradores ou empresário dos atletas. E se eles não estiverem juntos os caras ferram com o clube. Vide o q acontece no Santos.
Muitos vem de outros clubes aos 16 anos ai quem sede o atleta segura um percentual, 70% tá bom
Cara, este lateral esquerdo Ramon é bola… gostei muito. Acho que era o mais novo ontem. Me chamou mais atenção do que o Jorge na época… Arisco! Compra já! SRN
O que falta agora é paciência da diretoria e da torcida.
Principalmente da torcida, já que é ano eleitoral e acredito que a gestão atual não vai querer se queimar vendendo prematuramente jogadores da base.