O futebol do Rio de Janeiro está vendo a história sendo feita neste início da temporada de 2018. E não é através de Flamengo, Vasco, Botafogo ou Fluminense. Quem está escrevendo capítulos importantes em sua biografia é a Portuguesa, modesto clube do bairro da Ilha do Governador, Zona Norte carioca.
Isso porque a equipe está fazendo um dos melhores anos de sua história quase centenária. Na vice-liderança do Grupo B da Taça Rio, precisa vencer o Flamengo e torcer para o Botafogo não superar o Vasco para avançar às semifinais do turno. Em caso de vitória de ambos, a classificação será decidida no saldo (atualmente, a Lusa leva vantagem de três contra dois gols). Os insulanos podem ser beneficiados mesmo perdendo, em caso de derrota do Glorioso para o Cruz-Maltino.
E não é só isso: caso supere o clube da Gávea, a Lusinha automaticamente vai estar nas semifinais do Campeonato Carioca, já que alcançaria os 19 pontos, deixando para trás Vasco ou Botafogo, que têm 17 e 19 pontos, respectivamente, e se enfrentam no próximo domingo (1). Em 5° lugar geral, só se encontra atrás dos times de expressão do futebol estadual.
Outro fator histórico para a Portuguesa é o retrospecto contra os times grandes. Os lusitanos, como não acontecia desde 1985, vêm fazendo frente às gigantes instituições do Rio na competição. Empatou com Botafogo e Fluminense, além de ter vencido o Vasco, quebrando um tabu de 53 anos.
Por fim, a Portuguesa só precisa de apenas mais um ponto para garantir vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou da Copa do Brasil de 2019. São duas vagas disponíveis, destinadas aos dois melhores times da classificação geral que não possuem qualquer divisão nacional assegurada na próxima temporada.
Reprodução: Esporte Interativo
Depende, se o Flamengo for de time misto eles até tem chances mesmo de vencer, caso contrário fica só no sonho.
Sou Lusa dês de criança kkkkk so pra ver a cachorrada fora!