O volante Jonas, 26, virou uma espécie de amuleto nos jogos do Flamengo na atual temporada. Com o jogador em campo, a equipe rubro-negra é invencível, somando 621 minutos jogados, 13 gols feitos, apenas dois sofridos e nenhuma derrota.
Na única vez que o Flamengo sofreu um revés em jogos que Jonas participou, ele já não estava mais em campo quando o resultado aconteceu. Foi contra o Macaé, derrota por 1 a 0, mas ele foi substituído quando o placar estava empatado.
Nesta temporada, Jonas é titular no meio de campo rubro-negro na vaga que até o ano passado era ocupada por Márcio Araújo. Mas, exceto pela posição, não há semelhança entre eles.
Sou fã da ESPN, mas nos últimos tempos têm caido MUITO. Comparar Jonas com Marcinho é sacanagem, Jonas faz o que Marcio não faz pra começo de conversa: rouba bola e sabe jogar.
Não é nem de longe meu volante preferido, gostaria de ver um jogador que participasse mais do jogo com a bola não somente sem ela, precisa chegar na frente também, ser aquele homem surpresa, Cuellar as vezes aparecia dessa forma, também não seria a minha primeira opção, eu falo sempre que essa é uma das posições que tínhamos que botar alguém “indiscutível”, mapear o mercado, pagamos salários astronômicos para determinados jogadores mas essa posição eu confesso que ficou carente. Acho que o Jonas fez até boas partidas dentro do que se espera dele, diminui bastante o ímpeto de “bruto” que tinha na antiga passagem, sabe utilizar bem as duas pernas e tem um chute potente e muitas das vezes certeiro, esses são predicados importantes para essa posição, agora, não adianta nada ter um jogador com essas ferramentas longe a todo momento do gol adversário, as poucas vezes que vi esse rapaz chutar gostei bastante, como disse, sabe utilizar bem as duas perna, apesar de não ser o meu escolhido, torço para que consiga evoluir e aproveitar bem suas virtudes para ajudar o mais querido.
Então meu caro, a culpa é do treinador que não põe ele ali naquela posição mais perto do gol adversário. Sendo, que, o esquema tático não permite que ele jogue por ali.
Não tenho dúvidas que isso requer treinamento, mas hoje o nosso futebol prefere fazer o famoso feijão com arroz, ai sai nas coletivas dizendo que fazem tudo que se passa la fora.
João, em um futebol dinâmico não se pode guardar posição, você fica absolutamente previsível, ou seja, o adversário já sabe que um jogador é inofensivo, vão marcar outros, é preciso todos participar e a obrigação do treinador é tirar o melhor de cada jogador, explorando suas característica, até acho que o Carpegiani busca isso mas é nítido que a primeira impressão é que temos um marcador apenas a frente da zaga….se todos estiverem sincronizados pode ter certeza que quando o Jonas ou qualquer outro jogador da posição aparecer lá na frente, teremos a cobertura feita pelos que ficaram, isso é treinado, ou melhor, deveria ser treinado né…
Com esses laterais? Com esses zagueiros lentos? Dinamismo só funciona com um grupo capaz! Se o Jonas (único marcador da equipe) não guardar posição, quem que vai dar combate? Diego? Everton Ribeiro? Com esse esquema e esses jogadores, a responsabilidade do Jonas é defender e realizar a transição defesa-meio de campo.
Concordo quanto aos laterais, com relação aos zagueiros eu acredito que o ideal seria ter sim ao menos um zagueiro mais rápido, no entanto nada que um bom posicionamento e experiência não “compense”, isso pode ter certeza que temos, Diego, Everton e cia precisam sim participar da parte defensiva, sem a bola, não precisa necessariamente combater, precisam fechar os espaços, cobrir as opção de passe do adversário, não é força, é noção, ocupação e inteligência, a parte física é importante sim mas depende muito desses outros ingredientes para aparecer, acha mesmo que o nosso combate é o Jonas??? Quantos “Jonas” já tivemos e quantas partidas desastrosas defensivamente fizemos?….Já chegamos jogar com “3 Jonas” e ser vulnerável, jogamos contra o Fluminense com um meio “trepados” de volantes, e tomamos 4, foi pouco pelo que vimos, portanto ter um “cão de guarda” não é determinante para se ter um setor defensivo seguro, e sim treinar o sistema como um todo de maneira que todos participem da recuperação da bola fechando os espaços com inteligência.
Não me iludo com essa zaga q engessa o posicionamento do time. De resto, segue o que respondi ao colega Johann.
“Se o Jonas (único marcador da equipe) não guardar posição, quem que vai dar combate? Diego? Everton Ribeiro?”
Sim, por que não? Por que eles não podem voltar para contribuir defensivamente? Todo mundo faz isso no mundo inteiro, inclusive nos times do Brasil, ou você acha que o Corinthians foi campeão brasileiro defendendo com apenas seis jogadores (a linha de zaga e os dois volantes)? Claro que não, não à toa o Romero foi o líder de desarmes da equipe por um bom tempo, apenas o Jadson não voltava tanto, mas por conta da idade avançada, não por falta de obrigações defensivas da posição que ele ocupava.
Aproveitando um exemplo mais caseiro, o Everton Ribeiro foi quem mais desarmou contra o Botafogo, e o Jonas estava em campo.
Em um cenário ideal, sim; Só q tudo isso depende das carcteristicas dos jogadores, nao adianta atribuir funções para atletas q n tenham capacidade nem tecnica e nem fisica para executar. Diego, acredito que pela idade, ja sente mto o desgaste. E esse mesmo everton ribeiro foi aquele q perdeu as bolas na libertadores do ano passado e n voltou p dar combate.
Reiterando, concordo que se tenha um time combativo, com jogadores contribuindo ofensiva e defensivamente, mas não vejo jogadores aptos a isso no atual time titular. Dos jogadores q atuam a frente do Jonas, vejo apenas Paqueta e Everton desempenhando de forma satisfatória.
Você não está entendendo o que eu estou dizendo, não estou dizendo que todo mundo tem que dar bote no adversário pra roubar a bola, até porque nem todos têm características para tal, mas qualquer jogador tem a capacidade e a obrigação de voltar para fechar os espaços do adversário e cercá-lo, consequentemente impedindo o avanço ofensivo do adversário e, eventualmente, o forçando ao erro, é a isso que me refiro. Está se referindo ao primeiro gol do Independiente na Sul-americana? Everton Ribeiro não participou da Libertadores do ano passado, e mesmo naquele lance, não só o time estava extremamente desorganizado (por consequência não tinha qualquer jogador voltando para ajudar a linha defensiva), como o Independiente rapidamente levou a bola para o outro lado do campo para passar no meio do Trauco, o Everton Ribeiro ter voltado ou não naquele lance era irrelevante, pois Diego, Paquetá, Arão, etc. sumiram do mapa e não voltaram para ajudar, quando deveriam, e isso só reforça o meu argumento, pois não adianta deixar tudo nas costas da zaga e dos volantes, todo mundo tem que ajudar.
bem isso nesse esquema 4-1-4-1 o volante é bem mais fixo olha o Casemiro na seleção.
Ele tá fazendo a função dele! Agora querer que ele faça a função que o Diego e Everton Ribeiro não estão fazendo aí é querer demais né…
Ninguém disso isso caro Léo Lopes, estamos falando de futebol real não pebolim onde os jogadores só se movimentam de lado, existem sim obrigações a cumprir para cada jogador mas isso não quer dizer que isso lhe basta, foi isso que eu disse, vou lhe dar um exemplo, a obrigação do Goleiro é defender correto, porém se não enxergar o jogo lá atrás terá dificuldade para fazer as saídas e coberturas da zaga, se ficar esperando no gol para defender certamente veremos dificuldades, portanto é preciso realizar outras funções com os pés, o centroavante as vezes precisa retardar a saída do zagueiro e até mesmo do goleiro, para dar tempo a recomposição do sistema defensivo, esses são pontos que fogem muitas das vezes do “script”, já pensou se fosse assim Léo, em um 4-1-4-1 teríamos 5 jogadores somente com funções ofensivas, acha mesmo que não seríamos um “saco de pancadas”?
Jonas e Cuellar são infinitamente melhores que o Márcio Araújo, é um crime a comparação. Acredito que em jogos difíceis fora onde o adversário coloca pressão no ataque o Jonas possa ser titular mas nos demais jogos o Cuellar é muito mais útil, só ver as estatísticas dos espaços no campo que ele ocupa e quantidade de passes, simples assim.
O título diz que o cara é o novo Marcio Araujo e o texto diz que eles não tem nada em comum, então VSF quem faz essas coisas.
O Jonas é mil vezes melhor do que o Caramujo, o que também não quer dizer muita coisa. Basta saber chutar uma bola e dar um passe pra frente que você já está em vantagem.
O Jonas ainda tem outras vantagens, chuta forte a gol com as duas e faz viradas de jogo com lançamentos precisos de 40 ou 50 metros.
Além do combate , podem até me criticar , mas o Jonas toca mais rápido e mais verticalmente deixando o time mais rápido , o cuellar apesar de ótimo eu acho que ele demora um pouco pra tocar e deixa o meio mais lento , o Jonas pensa mais rápido ao meu modo de ver.
Isso passa pela característica do jogador e do time, o Cuéllar tem característica de fazer a saída de bola através da condução, embora tenha bom passe, tanto curto, quanto longo, sem contar que o Flamengo é um time sem característica de contra ataque, e sim do jogo pensado, por isso o Cuéllar costuma quase sempre procurar lançar a bola em um jogador atuando pela ponta para tentar quebrar a linha adversária, e quando não é possível, simplesmente toca a bola pro companheiro mais próximo. No Junior Barranquilla, o Cuéllar soltava a bola mais rápido, pois é um time que tem característica de transição rápida, o que não é característica do Flamengo, e isso passa muito pelo Diego (embora ele venha segurando menos a bola recentemente, mas ele não atuou com o Cuéllar desde então).
O Jonas, embora saiba bater bem na bola, tanto no chute, quanto na bola longa, ele não tem, digamos, o domínio da bola, por isso ele a solta mais rápido, não tem muito a característica de esconder a bola do adversário, e quando tenta, normalmente faz falta, inclusive foi assim que ele arrancou o dente do De La Cruz, se não me engano. Não estou desmerecendo o Jonas, pois acredito que ele vem tendo ótimas atuações nessa temporada, são simplesmente observações.
Concordo , acho também que os dois nao sabem proteger bem a bola o cuellar tbm se enrola um pouco nessas situações , justamente pelo jogo amarrado do nosso meio , no momento o Jonas da um pouco mais de dinâmica , mas estamos bem representados com os dois.
Novo marcio Araújo ?
Tao de sacanagem,
Esse tem raça caramujo so sabia deixar o rever em desepero com bolas recuadas
Ta doido márcio araujo, jonas sabe passar sabe lançar e chuta bem pra o gol, coisa que caramujo jamais fez, piauiense como eu e o conheço. Deus vai proteger ele e muito.
Pelo menos ele é melhor que o Caramujo, mas o Cuellar é muito mais jogador, não dá pra entender esse cabeça de bagre do técnico. Cada vez menos, gosto desse Carpegiani, outro enganador.
Jonas nesse momento é titular por que está jogando muito, so voce não quer ver isso. Nada impede até que os dois joguem juntos, uma vez que Jonas é mais volante/volante e Cuellar tem mais saida de jogo com qualidade no passe. Mas ai a pergunta, que sacar do Time? Everton? Everton Cardoso ? Paqueta? Diego? Um dilema kkkkk
Nada a ver, a galera fala que os dois são diferentes pq o Cuellar é mais marcador, blza, concordamos. O Jonas tá numa ótima fase, blza, concordamos. Agora vc vai me falar que o Cuellar já não tava marcando tanto quanto o Jonas, olha os desarmes daquele cara. Então a questão é, eles são diferentes pq um sabe sair jogando. E eu não tô cornetando o Jonas, só acho que o Cuellar ainda é mais jogador. E não é pq dois volantes tão jogando bem que os dois tem que jogar, ainda bem que o Carpegiani não tá mudando o esquema por causa disso. Os dois que se revezem, qnd um tomar cartão sabe que tá dando a chance pro outro, se machucar tbm, se entrar com corpo mole pra não se machucar ou tomar cartão sai tbm e com o caramujo não acontecia nenhuma dessas coisas. Avante Mengão!
Eu acho que depende do jogo, times com mais qualidade e que vão para cima, da para sacar um dos meias e colocar Cuellar e Jonas juntos, se for um time de menor qualidade ou mais fechado, melhor jogar com um volante apenas e mais meias… quanto a Jonas ou Cuellar, os 2 estão bem, e vem correspondendo o que entrar vai dar conta..
Que time que joga com dois volantes de marcação?
Não dá para entender a cabeça de torcedor realmente , se o cara acha um esquema bom para o Flamengo ele é cabeça de bagre , meu filho não tem como fazer mágica , ele está jogando com oq tem
Não tiveram coragem de nem assinar a materia por que sabem que está mexendo em um vespero depois não sabe porque tem #VaiTomarNOCÚESPN no twitter bando de arrombado!
Até mesmo em 2014 o Jonas era bom jogador, mas o seu problema era as entradas violentas que nocauteava vários jogadores kkkk. Ele ainda continua firme, porém na bola, com raça e disposição. Sem entradas criminosas
Pelo amor de Deus
Não falem o nome desse infeliz nunca mais!!!!!
O Jonas é o novo Jonas
Nada de só cerca, só passe para trás… Baidu, Marcinho, MA, Massaraújo….
Daqui a pouco vão comparar o Vinícius Jr com o Jamal, Peteleco…
Porque a ESPN já tá querendo quebrar o cara? Para de comparar ele com vírus, cabe danos morais.
Pro Jonas ser o novo inomivável ia precisar: ele só fazer passes laterais, não ter raça, ser contestado por 3 anos e mesmo assim não sair nunca mais.
Ele é eficiente mas não tem futebol pra ser o titular. Com o Cuellar o time ganha muito na saída de bola, fazendo nossos meias se desgastarem menos por não precisarem buscar a bola no campo de defesa.
Com o Diego jogando como segundo homem de meio campo, eu prefiro o Jonas que marca mais. Se tivesse no Fla o segundo volante que marcasse mais que a soubesse armar o jogo aí preferia o Cuellar, minha opinião.
Mas o Diego não está jogando como segundo homem de meio campo.
Cuellar é melhor ofensivamente, mas temos um time com zaga lenta, precisamos de um cara com mais força e velocidade de marcação e o Jonas leva vantagem sobre o Cuella nesse aspecto.
Acho que teria melhor forma de elogiar a ascensão de Jonas, ao invés de compará-lo com um dos jogadores mais perseguidos pela torcida, na história do Mengão.
Jonas começou muito bem, em sua primeira passagem pelo Mengão, chegando a fazer um belíssimo gol, contra o Fluminense. Depois, teve uma queda de produção e sofreu bastante por sua virilidade excessiva, recebendo sucessivos cartões. Acabou sendo afastado e emprestado várias vezes.
Noutros clubes, apresentou bom futebol, que o levou ao Dínamo Zagreb-CRO, pelo qual disputou a Champions League 2016/17. Fez um bom Brasileiro 2017, jogando pelo Coritiba, o que despertou o interesse do Mengão em incluí-lo em seu qualificado plantel.
O volante tem se apresentado muito bem, jogando com firmeza, dando passes precisos, “roubando” bolas dos adversários e dando bastante proteção à defesa.
Torço para que venha a ser um ídolo da torcida.
SRN!
O nosso torcedor tem que começar a entender as necessidades do jogador que chega, vindo do futebol maranhense (e só conheceu este âmbito), certamente vai sentir muita diferença e pode demorar a se acostumar, mesmo sendo um bom jogador.
Nação rubro negra.
Venham fazer parte da nossa página do flamengo no Facebook .
Sempre com as últimas notícias do mengão.
Fla já tem proposta por ele, mas abaixo disso. O presidente do Santos pediu que o Fla aguardasse pra tentar uma venda superior ao exterior.
Mas hoje, em regra, deverá vestir o manto no segundo semestre.
Jonas era um pouco estabanado, mas não violento. Foi estigmatizado pela mídia. Tem desenvolvido um bom futebol, todavia tem que controlar um pouco os braços abertos (não é maldoso, é descuido mesmo), pois um juiz mal intencionado pode expulsá-lo. Torço para seu sucesso, pois cada vez que o vejo em campo lembro da entrada infantil e amadora do Cuellar no jogador do Independiente que nos tirou o título. Força, Jonas!!!
Nao foi aquela jogada infantil do Cuellar que nos tirou o titulo,e sim a falta de competencia do time do flamengo em nao vencer nenhum dos jogos contra aquele time fraquissimo do Independiente.
Se não fosse aquela jogada infantil o jogo seria FLA 1X0 Independiente, com chances de ampliar no segundo tempo, pois eles teriam que se abrir. Perdemos o título naquela entrada infantil, assim como perdemos a CB no frangaço do Thiago.
Pode ate ser,mas nao da pra botar a culpa na perda do titulo somente em cima do Cuellar,que vinha jogando muito bem,e foi um dos motivos de termos chegado aquela final.pois como eu ja expliquei antes,o maior culpado mesmo foi o proprio time do flamengo,que nao conseguiu vencer nenhum jogo deles.E se formos pensar assim,tambem da pra colocar a culpa em cima do ”Motorzinho” do Everton,que perdeu um gol feito na cara do gol naquele jogo.
Ganhar ou perder faz parte. Podemos perder por mérito do adversário, mas nunca por uma jogada bizonha de um atleta nosso. Cuellar tem certa experiência internacional, qualquer jogador juvenil saberia que o juiz estava mal intencionado contra o FLA. Naquela jogada bastava cercar o adversário, o máximo que conseguiria era cruzar uma bola despretensiosa. Eu não perdoo. Para mim, perdemos a Copa do Brasil por culpa do frangueiro Thiago e perdemos a sulamericana pela entrada infantil do Cuellar. Nunca me esquecerei.
E o mesmo Cuellar perdeu a titularidade absoluta pela expulsão imbecil depois do jogo. Ele é o principal culpado pelo Jonas estar tendo a chance e podendo mostrar.
Aquilo nem foi realmente penalti,se voce observou direito;foi uma grande preciciptaçao e erro do juiz ter marcando aquele penalti. E Perder e ganhar faz parte,mas nao pra um time tao fraco como aquele time do independiente,ainda mais jogando dentro de casa;o flamengo tinha obrigaçao de vencer aquele jogo,e mesmo assim nao conseguiu.Eu culpo mais a falta de competencia do time do flamengo,do que o Cuellar. agora a CB sim,eu culpa os nossos fraquissimos goleiros(principalmente o Muralha)e a nossa diretoria incompetente,por ter mantido por tempo demais aquele frangueiro do Muralha no time,e nao ter trazido um goleiro de verdade,desde o começo do ano passado.
Sempre achei que não foi pênalti. Mas tínhamos um juiz mal intencionado, qualquer encosto dentro da área o adversário cairia e ele marcaria pênalti. Por isso mesmo que ele não deveria ter entrado daquela maneira idiota. O time do Independiente não era fraco não, estávamos encaminhando bem a vitória que, fatalmente seria no placar que precisaríamos, mas havia um CUELLAR pelo caminho. Mas tudo isso é passado, não mudaremos, torçamos para que Jonas e Cuellar tranquem a frente de nossa área e vamos atrás do bi da libertadores. SRN.
So discordo sobre o time do Independiente que pra mim era fraco sim,ainda mais comparado ao time do flamengo,que tambem é bastante superestimado pela midia. mas sobre o juiz mal intecionado,e sobre Jonas e o Cuellar jogarem juntos eu estou de acordo com voce,SRN.
Não é/era violento? Tudo bem que ele está jogando muito bem, mas não vamos tirar seus defeitos, ele deu uma voadora nos peito do Gilberto, além de constantemente chegar por trás em várias ocasiões, hj claramente ele evoluiu muito, mas ainda faz muitas faltas.
Titulo de materia besta. Nao da nem pra comparar o Jonas com aquele inutil do MA,que so fazia passes pros lados e pra tras e mais nada.. o Jonas é muito mais jogador do que ele.embora prefira o Cuellar,tenho que reconhecer que o Jonas vem jogando muito bem.
Acho que é por causa de alguns torcedores que falaram isso, Thiago. Muitos aqui falaram. Acho que o título foi meio que uma ironia.
Mas concordo que não há porque fazerem essa comparação, mesmo que seja com intuito de elogiar o Jonas. SRN
Os caras sabem que torcida ultimamente tem pego um pra Cristo, e quer eleger o Jonas como esse jogador.
Molecagem de repórter, espero que a torcida nano caia nessa.
O Flamengo nano é nenhuma seleção, mas todos nós sabemos aonde é que está o ponto fraco do time, aonde destoa da média, e é na lateral esquerda.
Recuar não é o nosso objetivo.
Certamente estaríamos tirando o Éverton Ribeiro, que é craque e merece toda a nossa paciência. Assim, ficaríamos com uma proteção de defesa bem forte, mas faltaria o último passe.
Jonas tem comparaçáo com Cuellar sim! Os numeros
De ambos sao identicos, favorecendo mais jonas atualmente! Sorte nossa! Temos dois bons primeiros volantes!
Nao? Acho q vc precisa ver mais jogos! Jonas náo é esse brucutu que vc pensa nao…
Se não me engano você defendia o marcio também ne..
Eu? Nao Me recordo, porem se algum dia eu o elogiei com certeza foi pa na minha avaliaçáo ele mereceu e foi a minha opnião naquele instante! Nao reproduzo conceitos de ninguem e tambem nao sou bitolado como alguns! De qualquer forma isso náo tem nada a ver com o assunto! SRN
Colocava o CUELLAR mais avançado no lugar no morto Éverton ribeiro.
Novo marcio araujo?! Pqp os caras ja estão urubuzando o cara! Deixa o cara em pa! Jonas é novo, Joga muito mais que marcio araujo, esta em processo de consolidaçáo no clube e no cenario nacional, muitos anos pela frente e esses urubus só pq o cara está bem demais ja começam a sacanear o cara!
Sou fã da ESPN, mas nos últimos tempos têm caido MUITO. Comparar Jonas com Marcinho é sacanagem, Jonas faz o que Marcio não faz pra começo de conversa: rouba bola e sabe jogar.
Completando sua bela opinião, Jonas também sabe fazer gol. ?
Não é nem de longe meu volante preferido, gostaria de ver um jogador que participasse mais do jogo com a bola não somente sem ela, precisa chegar na frente também, ser aquele homem surpresa, Cuellar as vezes aparecia dessa forma, também não seria a minha primeira opção, eu falo sempre que essa é uma das posições que tínhamos que botar alguém “indiscutível”, mapear o mercado, pagamos salários astronômicos para determinados jogadores mas essa posição eu confesso que ficou carente. Acho que o Jonas fez até boas partidas dentro do que se espera dele, diminui bastante o ímpeto de “bruto” que tinha na antiga passagem, sabe utilizar bem as duas pernas e tem um chute potente e muitas das vezes certeiro, esses são predicados importantes para essa posição, agora, não adianta nada ter um jogador com essas ferramentas longe a todo momento do gol adversário, as poucas vezes que vi esse rapaz chutar gostei bastante, como disse, sabe utilizar bem as duas perna, apesar de não ser o meu escolhido, torço para que consiga evoluir e aproveitar bem suas virtudes para ajudar o mais querido.
Então meu caro, a culpa é do treinador que não põe ele ali naquela posição mais perto do gol adversário. Sendo, que, o esquema tático não permite que ele jogue por ali.
Não tenho dúvidas que isso requer treinamento, mas hoje o nosso futebol prefere fazer o famoso feijão com arroz, ai sai nas coletivas dizendo que fazem tudo que se passa la fora.
Se o Jonas não guardar posição aí eh q fode tudo!
João, em um futebol dinâmico não se pode guardar posição, você fica absolutamente previsível, ou seja, o adversário já sabe que um jogador é inofensivo, vão marcar outros, é preciso todos participar e a obrigação do treinador é tirar o melhor de cada jogador, explorando suas característica, até acho que o Carpegiani busca isso mas é nítido que a primeira impressão é que temos um marcador apenas a frente da zaga….se todos estiverem sincronizados pode ter certeza que quando o Jonas ou qualquer outro jogador da posição aparecer lá na frente, teremos a cobertura feita pelos que ficaram, isso é treinado, ou melhor, deveria ser treinado né…
Com esses laterais? Com esses zagueiros lentos? Dinamismo só funciona com um grupo capaz! Se o Jonas (único marcador da equipe) não guardar posição, quem que vai dar combate? Diego? Everton Ribeiro? Com esse esquema e esses jogadores, a responsabilidade do Jonas é defender e realizar a transição defesa-meio de campo.
Concordo quanto aos laterais, com relação aos zagueiros eu acredito que o ideal seria ter sim ao menos um zagueiro mais rápido, no entanto nada que um bom posicionamento e experiência não “compense”, isso pode ter certeza que temos, Diego, Everton e cia precisam sim participar da parte defensiva, sem a bola, não precisa necessariamente combater, precisam fechar os espaços, cobrir as opção de passe do adversário, não é força, é noção, ocupação e inteligência, a parte física é importante sim mas depende muito desses outros ingredientes para aparecer, acha mesmo que o nosso combate é o Jonas??? Quantos “Jonas” já tivemos e quantas partidas desastrosas defensivamente fizemos?….Já chegamos jogar com “3 Jonas” e ser vulnerável, jogamos contra o Fluminense com um meio “trepados” de volantes, e tomamos 4, foi pouco pelo que vimos, portanto ter um “cão de guarda” não é determinante para se ter um setor defensivo seguro, e sim treinar o sistema como um todo de maneira que todos participem da recuperação da bola fechando os espaços com inteligência.
Não me iludo com essa zaga q engessa o posicionamento do time. De resto, segue o que respondi ao colega Johann.
“Se o Jonas (único marcador da equipe) não guardar posição, quem que vai dar combate? Diego? Everton Ribeiro?”
Sim, por que não? Por que eles não podem voltar para contribuir defensivamente? Todo mundo faz isso no mundo inteiro, inclusive nos times do Brasil, ou você acha que o Corinthians foi campeão brasileiro defendendo com apenas seis jogadores (a linha de zaga e os dois volantes)? Claro que não, não à toa o Romero foi o líder de desarmes da equipe por um bom tempo, apenas o Jadson não voltava tanto, mas por conta da idade avançada, não por falta de obrigações defensivas da posição que ele ocupava.
Aproveitando um exemplo mais caseiro, o Everton Ribeiro foi quem mais desarmou contra o Botafogo, e o Jonas estava em campo.
Em um cenário ideal, sim; Só q tudo isso depende das carcteristicas dos jogadores, nao adianta atribuir funções para atletas q n tenham capacidade nem tecnica e nem fisica para executar. Diego, acredito que pela idade, ja sente mto o desgaste. E esse mesmo everton ribeiro foi aquele q perdeu as bolas na libertadores do ano passado e n voltou p dar combate.
Reiterando, concordo que se tenha um time combativo, com jogadores contribuindo ofensiva e defensivamente, mas não vejo jogadores aptos a isso no atual time titular. Dos jogadores q atuam a frente do Jonas, vejo apenas Paqueta e Everton desempenhando de forma satisfatória.
Você não está entendendo o que eu estou dizendo, não estou dizendo que todo mundo tem que dar bote no adversário pra roubar a bola, até porque nem todos têm características para tal, mas qualquer jogador tem a capacidade e a obrigação de voltar para fechar os espaços do adversário e cercá-lo, consequentemente impedindo o avanço ofensivo do adversário e, eventualmente, o forçando ao erro, é a isso que me refiro. Está se referindo ao primeiro gol do Independiente na Sul-americana? Everton Ribeiro não participou da Libertadores do ano passado, e mesmo naquele lance, não só o time estava extremamente desorganizado (por consequência não tinha qualquer jogador voltando para ajudar a linha defensiva), como o Independiente rapidamente levou a bola para o outro lado do campo para passar no meio do Trauco, o Everton Ribeiro ter voltado ou não naquele lance era irrelevante, pois Diego, Paquetá, Arão, etc. sumiram do mapa e não voltaram para ajudar, quando deveriam, e isso só reforça o meu argumento, pois não adianta deixar tudo nas costas da zaga e dos volantes, todo mundo tem que ajudar.
bem isso nesse esquema 4-1-4-1 o volante é bem mais fixo olha o Casemiro na seleção.
Ele tá fazendo a função dele! Agora querer que ele faça a função que o Diego e Everton Ribeiro não estão fazendo aí é querer demais né…
Ninguém disso isso caro Léo Lopes, estamos falando de futebol real não pebolim onde os jogadores só se movimentam de lado, existem sim obrigações a cumprir para cada jogador mas isso não quer dizer que isso lhe basta, foi isso que eu disse, vou lhe dar um exemplo, a obrigação do Goleiro é defender correto, porém se não enxergar o jogo lá atrás terá dificuldade para fazer as saídas e coberturas da zaga, se ficar esperando no gol para defender certamente veremos dificuldades, portanto é preciso realizar outras funções com os pés, o centroavante as vezes precisa retardar a saída do zagueiro e até mesmo do goleiro, para dar tempo a recomposição do sistema defensivo, esses são pontos que fogem muitas das vezes do “script”, já pensou se fosse assim Léo, em um 4-1-4-1 teríamos 5 jogadores somente com funções ofensivas, acha mesmo que não seríamos um “saco de pancadas”?
Jonas e Cuellar são infinitamente melhores que o Márcio Araújo, é um crime a comparação. Acredito que em jogos difíceis fora onde o adversário coloca pressão no ataque o Jonas possa ser titular mas nos demais jogos o Cuellar é muito mais útil, só ver as estatísticas dos espaços no campo que ele ocupa e quantidade de passes, simples assim.
O título diz que o cara é o novo Marcio Araujo e o texto diz que eles não tem nada em comum, então VSF quem faz essas coisas.
O Jonas é mil vezes melhor do que o Caramujo, o que também não quer dizer muita coisa. Basta saber chutar uma bola e dar um passe pra frente que você já está em vantagem.
O Jonas ainda tem outras vantagens, chuta forte a gol com as duas e faz viradas de jogo com lançamentos precisos de 40 ou 50 metros.
Até agora tem se saído um grande jogador.
Além do combate , podem até me criticar , mas o Jonas toca mais rápido e mais verticalmente deixando o time mais rápido , o cuellar apesar de ótimo eu acho que ele demora um pouco pra tocar e deixa o meio mais lento , o Jonas pensa mais rápido ao meu modo de ver.
Isso passa pela característica do jogador e do time, o Cuéllar tem característica de fazer a saída de bola através da condução, embora tenha bom passe, tanto curto, quanto longo, sem contar que o Flamengo é um time sem característica de contra ataque, e sim do jogo pensado, por isso o Cuéllar costuma quase sempre procurar lançar a bola em um jogador atuando pela ponta para tentar quebrar a linha adversária, e quando não é possível, simplesmente toca a bola pro companheiro mais próximo. No Junior Barranquilla, o Cuéllar soltava a bola mais rápido, pois é um time que tem característica de transição rápida, o que não é característica do Flamengo, e isso passa muito pelo Diego (embora ele venha segurando menos a bola recentemente, mas ele não atuou com o Cuéllar desde então).
O Jonas, embora saiba bater bem na bola, tanto no chute, quanto na bola longa, ele não tem, digamos, o domínio da bola, por isso ele a solta mais rápido, não tem muito a característica de esconder a bola do adversário, e quando tenta, normalmente faz falta, inclusive foi assim que ele arrancou o dente do De La Cruz, se não me engano. Não estou desmerecendo o Jonas, pois acredito que ele vem tendo ótimas atuações nessa temporada, são simplesmente observações.
Concordo , acho também que os dois nao sabem proteger bem a bola o cuellar tbm se enrola um pouco nessas situações , justamente pelo jogo amarrado do nosso meio , no momento o Jonas da um pouco mais de dinâmica , mas estamos bem representados com os dois.
Novo marcio Araújo ?
Tao de sacanagem,
Esse tem raça caramujo so sabia deixar o rever em desepero com bolas recuadas
ESPN o novo cocô grossão da mídia futebolista brasileira !!!
Ta doido márcio araujo, jonas sabe passar sabe lançar e chuta bem pra o gol, coisa que caramujo jamais fez, piauiense como eu e o conheço. Deus vai proteger ele e muito.
“Novo Márcio Araújo” é o kcti
Kkkk
Manchete para o Ednei…
Mentirosa demais.
Bem melhor do que Márcio Araújo.
Mas não é melhor do que Cuéllar!! Basta perder uma que a posição volta para quem de fato é o melhor para ela!!
Por enquanto tá mais pra novo Casemiro!
Sem comparar o monstro Jonas com o Caramujo.
Pelo menos ele é melhor que o Caramujo, mas o Cuellar é muito mais jogador, não dá pra entender esse cabeça de bagre do técnico. Cada vez menos, gosto desse Carpegiani, outro enganador.
Jonas nesse momento é titular por que está jogando muito, so voce não quer ver isso. Nada impede até que os dois joguem juntos, uma vez que Jonas é mais volante/volante e Cuellar tem mais saida de jogo com qualidade no passe. Mas ai a pergunta, que sacar do Time? Everton? Everton Cardoso ? Paqueta? Diego? Um dilema kkkkk
Nada a ver, a galera fala que os dois são diferentes pq o Cuellar é mais marcador, blza, concordamos. O Jonas tá numa ótima fase, blza, concordamos. Agora vc vai me falar que o Cuellar já não tava marcando tanto quanto o Jonas, olha os desarmes daquele cara. Então a questão é, eles são diferentes pq um sabe sair jogando. E eu não tô cornetando o Jonas, só acho que o Cuellar ainda é mais jogador. E não é pq dois volantes tão jogando bem que os dois tem que jogar, ainda bem que o Carpegiani não tá mudando o esquema por causa disso. Os dois que se revezem, qnd um tomar cartão sabe que tá dando a chance pro outro, se machucar tbm, se entrar com corpo mole pra não se machucar ou tomar cartão sai tbm e com o caramujo não acontecia nenhuma dessas coisas. Avante Mengão!
Eu acho que depende do jogo, times com mais qualidade e que vão para cima, da para sacar um dos meias e colocar Cuellar e Jonas juntos, se for um time de menor qualidade ou mais fechado, melhor jogar com um volante apenas e mais meias… quanto a Jonas ou Cuellar, os 2 estão bem, e vem correspondendo o que entrar vai dar conta..
Que time que joga com dois volantes de marcação?
Não dá para entender a cabeça de torcedor realmente , se o cara acha um esquema bom para o Flamengo ele é cabeça de bagre , meu filho não tem como fazer mágica , ele está jogando com oq tem
Simples: joga quem está melhor, e não quem é melhor. Cuellar deu mole ao ser expulso na final da sulamericana, jonas aproveitou bem a chance.
Penso da mesma forma,embora o Jonas mereça ser o titular do time ao menos no momento.
Kanté do Maranhão.
Alves; Rodinei, Juan, Rhodolfo, Everton; Jonas, Cuéllar, Paquetá, Diego, Ribeiro; Dourado.
Não tiveram coragem de nem assinar a materia por que sabem que está mexendo em um vespero depois não sabe porque tem #VaiTomarNOCÚESPN no twitter bando de arrombado!
Até mesmo em 2014 o Jonas era bom jogador, mas o seu problema era as entradas violentas que nocauteava vários jogadores kkkk. Ele ainda continua firme, porém na bola, com raça e disposição. Sem entradas criminosas
Com Muricy e Rueda o Caramujo era banco. E o Jonas virou titular graças a suspensão do Cuellar, que estava muito bem até.
Com Luxemburgo também, jogava as vezes, mas não era titular absoluto.
Pelo amor de Deus
Não falem o nome desse infeliz nunca mais!!!!!
O Jonas é o novo Jonas
Nada de só cerca, só passe para trás… Baidu, Marcinho, MA, Massaraújo….
Daqui a pouco vão comparar o Vinícius Jr com o Jamal, Peteleco…
Porque a ESPN já tá querendo quebrar o cara? Para de comparar ele com vírus, cabe danos morais.
Pro Jonas ser o novo inomivável ia precisar: ele só fazer passes laterais, não ter raça, ser contestado por 3 anos e mesmo assim não sair nunca mais.
Tem que ficar apontando pra aonde os outros tem que jogar, escondido atrás de um marcador
Você tá errado quando diz que o Márcio Araújo só fazia passes laterais. Ele voltava prós zagueiros também.
E passes pra tras(zagueiros) tambem,kkkkk.
Ele é eficiente mas não tem futebol pra ser o titular. Com o Cuellar o time ganha muito na saída de bola, fazendo nossos meias se desgastarem menos por não precisarem buscar a bola no campo de defesa.
Penso da mesma forma.
Com o Diego jogando como segundo homem de meio campo, eu prefiro o Jonas que marca mais. Se tivesse no Fla o segundo volante que marcasse mais que a soubesse armar o jogo aí preferia o Cuellar, minha opinião.
Mas o Diego não está jogando como segundo homem de meio campo.
Cuellar é melhor ofensivamente, mas temos um time com zaga lenta, precisamos de um cara com mais força e velocidade de marcação e o Jonas leva vantagem sobre o Cuella nesse aspecto.
Não acho. Jonas pode ser mais forte fisicamente, mas Cuellar é ótimo na marcação e nos desarmes. Só analisar os números.
Nem jogando bem o cara escapa das piadas de mal gosto, haha
Acho que teria melhor forma de elogiar a ascensão de Jonas, ao invés de compará-lo com um dos jogadores mais perseguidos pela torcida, na história do Mengão.
Jonas começou muito bem, em sua primeira passagem pelo Mengão, chegando a fazer um belíssimo gol, contra o Fluminense. Depois, teve uma queda de produção e sofreu bastante por sua virilidade excessiva, recebendo sucessivos cartões. Acabou sendo afastado e emprestado várias vezes.
Noutros clubes, apresentou bom futebol, que o levou ao Dínamo Zagreb-CRO, pelo qual disputou a Champions League 2016/17. Fez um bom Brasileiro 2017, jogando pelo Coritiba, o que despertou o interesse do Mengão em incluí-lo em seu qualificado plantel.
O volante tem se apresentado muito bem, jogando com firmeza, dando passes precisos, “roubando” bolas dos adversários e dando bastante proteção à defesa.
Torço para que venha a ser um ídolo da torcida.
SRN!
A torcida colocou o Jonas pra fora do clube na primeira passagem.
O nosso torcedor tem que começar a entender as necessidades do jogador que chega, vindo do futebol maranhense (e só conheceu este âmbito), certamente vai sentir muita diferença e pode demorar a se acostumar, mesmo sendo um bom jogador.
Nação rubro negra.
Venham fazer parte da nossa página do flamengo no Facebook .
Sempre com as últimas notícias do mengão.
CONFRARIA DO URUBU
Amém, que assim seja e que assim continue.
Agora sim, batido o martelo pelo presidente do Santos que quer 7 milhões de Euros pelo passe do jogador, pra quem esperava o Zeca de graça, já era.
Fla já tem proposta por ele, mas abaixo disso. O presidente do Santos pediu que o Fla aguardasse pra tentar uma venda superior ao exterior.
Mas hoje, em regra, deverá vestir o manto no segundo semestre.
Arão e Rômulo estão aí para facilitar essa negociação.
Se quiser levar os nossos lat. esquerdo sintam-se a vontade tb.
Marcio Araújo não era preferido do Rueda, que foi quem o barrou.
exato,
Jonas era um pouco estabanado, mas não violento. Foi estigmatizado pela mídia. Tem desenvolvido um bom futebol, todavia tem que controlar um pouco os braços abertos (não é maldoso, é descuido mesmo), pois um juiz mal intencionado pode expulsá-lo. Torço para seu sucesso, pois cada vez que o vejo em campo lembro da entrada infantil e amadora do Cuellar no jogador do Independiente que nos tirou o título. Força, Jonas!!!
Nao foi aquela jogada infantil do Cuellar que nos tirou o titulo,e sim a falta de competencia do time do flamengo em nao vencer nenhum dos jogos contra aquele time fraquissimo do Independiente.
Se não fosse aquela jogada infantil o jogo seria FLA 1X0 Independiente, com chances de ampliar no segundo tempo, pois eles teriam que se abrir. Perdemos o título naquela entrada infantil, assim como perdemos a CB no frangaço do Thiago.
Pode ate ser,mas nao da pra botar a culpa na perda do titulo somente em cima do Cuellar,que vinha jogando muito bem,e foi um dos motivos de termos chegado aquela final.pois como eu ja expliquei antes,o maior culpado mesmo foi o proprio time do flamengo,que nao conseguiu vencer nenhum jogo deles.E se formos pensar assim,tambem da pra colocar a culpa em cima do ”Motorzinho” do Everton,que perdeu um gol feito na cara do gol naquele jogo.
Ganhar ou perder faz parte. Podemos perder por mérito do adversário, mas nunca por uma jogada bizonha de um atleta nosso. Cuellar tem certa experiência internacional, qualquer jogador juvenil saberia que o juiz estava mal intencionado contra o FLA. Naquela jogada bastava cercar o adversário, o máximo que conseguiria era cruzar uma bola despretensiosa. Eu não perdoo. Para mim, perdemos a Copa do Brasil por culpa do frangueiro Thiago e perdemos a sulamericana pela entrada infantil do Cuellar. Nunca me esquecerei.
E o mesmo Cuellar perdeu a titularidade absoluta pela expulsão imbecil depois do jogo. Ele é o principal culpado pelo Jonas estar tendo a chance e podendo mostrar.
Aquilo nem foi realmente penalti,se voce observou direito;foi uma grande preciciptaçao e erro do juiz ter marcando aquele penalti. E Perder e ganhar faz parte,mas nao pra um time tao fraco como aquele time do independiente,ainda mais jogando dentro de casa;o flamengo tinha obrigaçao de vencer aquele jogo,e mesmo assim nao conseguiu.Eu culpo mais a falta de competencia do time do flamengo,do que o Cuellar. agora a CB sim,eu culpa os nossos fraquissimos goleiros(principalmente o Muralha)e a nossa diretoria incompetente,por ter mantido por tempo demais aquele frangueiro do Muralha no time,e nao ter trazido um goleiro de verdade,desde o começo do ano passado.
Sempre achei que não foi pênalti. Mas tínhamos um juiz mal intencionado, qualquer encosto dentro da área o adversário cairia e ele marcaria pênalti. Por isso mesmo que ele não deveria ter entrado daquela maneira idiota. O time do Independiente não era fraco não, estávamos encaminhando bem a vitória que, fatalmente seria no placar que precisaríamos, mas havia um CUELLAR pelo caminho. Mas tudo isso é passado, não mudaremos, torçamos para que Jonas e Cuellar tranquem a frente de nossa área e vamos atrás do bi da libertadores. SRN.
So discordo sobre o time do Independiente que pra mim era fraco sim,ainda mais comparado ao time do flamengo,que tambem é bastante superestimado pela midia. mas sobre o juiz mal intecionado,e sobre Jonas e o Cuellar jogarem juntos eu estou de acordo com voce,SRN.
Não é/era violento? Tudo bem que ele está jogando muito bem, mas não vamos tirar seus defeitos, ele deu uma voadora nos peito do Gilberto, além de constantemente chegar por trás em várias ocasiões, hj claramente ele evoluiu muito, mas ainda faz muitas faltas.
Primeiro: se nao vao dizer que eles são semelhantes, então não diga que ele é o novo Márcio Araújo.
Segundo: Não é o Jonas que está invicto, e sim o time titular.
Terceiro: Márcio Araújo não foi titular com o Muricy.
ESPN já teve melhores redações.
Titulo de materia besta. Nao da nem pra comparar o Jonas com aquele inutil do MA,que so fazia passes pros lados e pra tras e mais nada.. o Jonas é muito mais jogador do que ele.embora prefira o Cuellar,tenho que reconhecer que o Jonas vem jogando muito bem.
Acho que é por causa de alguns torcedores que falaram isso, Thiago. Muitos aqui falaram. Acho que o título foi meio que uma ironia.
Mas concordo que não há porque fazerem essa comparação, mesmo que seja com intuito de elogiar o Jonas. SRN
Os caras sabem que torcida ultimamente tem pego um pra Cristo, e quer eleger o Jonas como esse jogador.
Molecagem de repórter, espero que a torcida nano caia nessa.
O Flamengo nano é nenhuma seleção, mas todos nós sabemos aonde é que está o ponto fraco do time, aonde destoa da média, e é na lateral esquerda.
O ideal seria jogarem Jonas e Cuellar e tirar um desses meias.
Ai vc esta falando de mudar a formação e voltar ao 4-2-3-1 do Rueda!! Apesar do 4-1-4-1 ir muito bem com o Carpegianne
Recuar não é o nosso objetivo.
Certamente estaríamos tirando o Éverton Ribeiro, que é craque e merece toda a nossa paciência. Assim, ficaríamos com uma proteção de defesa bem forte, mas faltaria o último passe.
O Márcio não tem comparação com o Jonas .. assim como o Jonas não tem comparação com cuellar…simples assim..
Jonas tem comparaçáo com Cuellar sim! Os numeros
De ambos sao identicos, favorecendo mais jonas atualmente! Sorte nossa! Temos dois bons primeiros volantes!
Um sabe sair jogando outro não…simpl si assim..
Nao? Acho q vc precisa ver mais jogos! Jonas náo é esse brucutu que vc pensa nao…
Se não me engano você defendia o marcio também ne..
Eu? Nao Me recordo, porem se algum dia eu o elogiei com certeza foi pa na minha avaliaçáo ele mereceu e foi a minha opnião naquele instante! Nao reproduzo conceitos de ninguem e tambem nao sou bitolado como alguns! De qualquer forma isso náo tem nada a ver com o assunto! SRN
Colocava o CUELLAR mais avançado no lugar no morto Éverton ribeiro.
Nesse caso eu prefiro o Vinicius Jr. de titular.
E Prefiro o Cuellar ao Jonas!!
Na verdade quem disputa o posto de novo Marcio Araujo a tapas são Pará e Renê
O Jonas eu posso estar enganado mais acho que seu jeito maluco combina muito com a Libertadores, no brasileiro acho que os juízes vão pegar no pé dele
Acho ele bom jogador, 5 milhões de vezes melhor que o Caramujito
Novo marcio araujo?! Pqp os caras ja estão urubuzando o cara! Deixa o cara em pa! Jonas é novo, Joga muito mais que marcio araujo, esta em processo de consolidaçáo no clube e no cenario nacional, muitos anos pela frente e esses urubus só pq o cara está bem demais ja começam a sacanear o cara!
Ele está muito bem, Cuellar também é muito bom, sorte nossa de até que em fim termos dois volantes bons
Jonas está merecendo a titularidade. Jogando sério e com muita raça.