Qualquer análise sobre melhor ou pior seria precoce com apenas um jogo, mas uma coisa ficou evidente na atuação diante do América-MG: um Flamengo diferente sem Diego. A ligação com o ataque foi mais veloz e as bolas aéreas reduziram. Nada, porém, que encantasse ou convencesse o torcedor de uma evolução na ausência do meia, que voltará ao time diante do Santa Fe, quarta-feira, caso se recupere de lesão muscular na coxa.
A expectativa da comissão técnica é de que Diego siga com a delegação para Bogotá na manhã desta segunda-feira para dar continuidade ao tratamento intensivo visando a partida decisiva pela Libertadores. Muito cobrado após o tropeço em casa, o camisa 10 ainda é o maior “carimbador” de jogadas da equipe, que com ele levou mais perigo ao adversário nas últimas partidas.
Bolas levantadas por jogo:
Botafogo: 31
Santa Fe: 25
América-MG: 11
Finalizações:
Botafogo: 18
Santa Fe: 15
América-MG: 14
É verdade que a demora para tomada de decisão em certos momentos atrasa jogadas de um Flamengo que parece ser desenhado para explorar a velocidade da seus pontas. Bolas esticadas para Vinícius Júnior e passes em profundidade de Paquetá – que atuou na função de Diego – resultaram nos lances de maior perigo contra o Coelho, por exemplo.
Chances reais:
Botafogo: 4
Santa Fe: 10
América-MG: 4
O número de cruzamentos na área, entretanto, representa a mudança mais fácil de ser percebida. Diante do Botafogo, na semifinal do Carioca, e contra o Santa Fe, Diego sozinho levantou, em cada, mais bolas do que todo o time do Flamengo contra o América-MG: 12 x 11. Contra o Vitória, o número foi menor, mas ele seguiu sendo quem mais apelou para o recurso quatro em nove.
A mudança de estilo, porém, não representou para o Flamengo um futebol melhor. Por mais que tenha vencido, a equipe não demonstrou consistência e viu o América-MG mais presente no campo ofensivo na maior parte do tempo. Aí, entram os números que jogam a favor de Diego. Com ele, o Rubro-Negro finalizou mais e criou mais chances reais.
Na derrota para o Botafogo, ninguém teve mais a bola do que o meia: foram 60 passes, com 90% de acerto. A equipe finalizou 18 vezes contra 14 diante do Coelho, mas abusou do chuveirinho: 31. Curiosamente, porém, o melhor desempenho vem justamente da partida em que Diego foi mais criticado.
Mais do que a assistência para o gol de Henrique Dourado, o camisa 10 foi efetivo nas jogadas ofensivas e colaborou bastante para que o Flamengo tivesse 15 finalizações, com dez chances reais de gol, no empate com o Independiente Santa Fe. Com tabelas pelo meio, desperdiçou duas boas chances – uma em cada tempo – e viu-se no centro das cobranças ao errar passe que resultou no empate colombiano.
Críticos e defensores se dividem em argumentos. A ausência sábado, entretanto, mostrou apenas um Flamengo diferente sem Diego.
Reprodução: Globoesporte.com
Querer um futebol melhor com arão e Geuvanio… é brincadeira
Ainda quero ver o Diego fora dessa formação: Cuellar, JEAN LUCAS, EVERTON RIBEIRO, Paquetá, Vinícius Júnior e Dourado.
Jogando com meio time de volantes e entre eles um morto Arão como não faz falta?
Sinceramento dizer que o America foi mais ao ataque que o Flamengo é sacan@gem! Eles melhoraram no segundo tempo ajudados tambem pelas mudanças esdrúxulas do Barbieri, mas nao ficaram mais com a bola no ataque! E esse negocio de Diego levantar bola, vai muito dessa função de armador que ele vem exercendo. Eu adiantava ele e deixava isso ai pro everton ribeiro ou paqueta. Diego nao tem essa veia. SRN
Eu já falei, só ignorante acha que sem o Diego o time melhora, pra mim ER7 e Diego não podem jogar juntos, mais por conta do ER7 do que o Diego. Ok, ele não fez um “grande jogo” contra o Santa fé, mas quem fez????
Acho bom a torcida ficar esperta, tem muito jornalista de São Paulo que não gosta do clube, e fica tentando minar nossos melhores jogadores, aí eles saem e arrebentam em outros clubes. Ex: vcs lembram que a maioria dos “jornalistas” diziam que o Márcio Caramujo era injustiçado no Flamengo? Vejam hoje, RESERVA DA CHAPE, isso mesmo, RESERVA DA PODEROSA CHAPECOENSE, pq não falam nada agora?
Acho que muita coisa tem que mudar no Flamengo antes do Diego, como por exemplo termos bons laterais, bons zagueiros, e um bom atacante, eu sei que temos o Guerrero, mas sabe-se lá quando ele vai voltar a jogar.
SRN
Ahhh sim, esqueci de falar do Arão, Rômulo, Geovanio, Marlos Moreno e dentre outras pérolas do elenco…
Marlos Moreno? O cara nem jogou direito, o ideal para criticar um jogador é dar a ele ao menos uma continuidade de 1 ano jogando constantemente,esperar que o cara entre faltando 10/15 minutos pra acabar o jogo e faça uma diferença enorme fica complicado.Futebol quanto mais se joga, mais se pega confiança e melhora o rendimento.
Verdade brother. Façamos o contrário ao que diz o Ed-imundo.
No 4-2-3-1 o time funciona melhor! Só não pode entrar com Arão e Renê! Nesse esquema o Diego renderá mais
Se fazer chuverinho na área é jogada de escalão especial? Por que então não saem gols? Jogar a bola na área sem direção que sentido faz? Essa é uma diferença que deve ser observada, e não contar quantas bolas levantou na área contra tima tal, ou contra time tal, levantar bolas na área sem direção não faz sentido nenhum. Essa é a realidade do que cobra a torcida.
Concordo plenamente e acrescentaria que, bola parada não pode entrar como assistência, se o jogador foi contratado para jogar na criação de jogadas do time, para isso recebe 700 k de “alcatra” por mês. Se não conseguir jogar a bola na área corretamente, com a jogada parada, tem que ser preso, assistência é com bola rolando, com marcação ou não, com bola parada e escanteio, qualquer jogador que foi apresentado a bola joga ela na área.
Jean Lucas ou Jonas no lugar do Arão já melhora bastante, creio eu.
O Diego conduz muito a bola.
Bem ou mal, tá na cara que o Diego tem precisado de um banco. Eu sou a favor de colocar o Everton Ribeiro no lugar dele.
A equipe viajou hoje sobre xingamentos e ameaça, como pode uma torcida ser tão burra e medíocre desse jeito? O time precisando de apoio e motivação e a torcida faz uma burrada dessas
Conduz muito a bola, ok, mas tem: técnica, inteligência, visão de jogo e pode decidir um jogo em um lance. Se bem pesado claro que faz e muita falta…para mim sim. Temos que entender que o problema é geral, o time não está afiado como deveria, não apresenta um padrão tático, é um grupo tentando alguma coisa. Quem pede a sua saída é gente que não vivenciou as vacas magras, quando tinha: Vás, MA, Gabriel, talvez tenham saudades deles. Se o problema era o Diego, porque não melhorou sem ele? Não tem nada a ver. Como disse a cima é um problema coletivo. O Barbiere na minha visão é mediano e não será a solução. Erra em sua escolhas, mexe mal, tanto que a torcida já vaiou suas escolhas. Para mim é só um tapa buraco. Não me convence.
Nada agrada. Um time que hoje conta com: Diego Alves, Everton Ribeiro, Diego Ribas..e nego quer que saiam…os mesmos ovacionados quando chegaram, exigidos pela torcida. A bipolaridade crônica, que não dá trégua. É só começar a ganhar, que tudo se acalma. Sempre é assim.
Pois é…quarta feita o Diego passou aperto, time se escondendo em campo, Paquetá e VJ não estavam nos seus melhores dias, Everton Ribeiro até estava ajudando, mas realmente fica muito difícil quando se tem dois volantes e dois zagueiros lentos, prejudica demais a saída de bola.
Claro que faz falta, a torcida de internet, principalmente alguns mais novos, não entendem nada de futebol, mesmo por que muitos sequer jogaram esse esporte na sua infância, na terra, nos campinhos dos morros. Quando se joga um pouquinho que seja de futebol compreende-se que alguns jogadores são injustiçados, é o caso que um bando de pela saco tá fazendo com o Diego. Temos dois volantes que são uma nulidade em matéria ofensiva, principalmente o Arão que possui uma movimentação lenta e se esconde constantemente do jogo, dois laterais fracos, mas o Rodinei ainda consegue produzir ofensivamente alguma coisa, o Renê nem isso. Dois zagueiros lentos, que não ajudam na saída de bola, ficam plantados atrás e quando a coisa aperta desfazem da bola, tudo isso faz diferença num time de futebol, Diego é um dos que tentam pegar a bola lá atrás e melhorar a transição defesa/ataque coisa que deveria partir da zaga, volantes (principalmente) e laterais. Pega o time do Grêmio e vê a movimentação dos volantes, como eles jogam, isso é que faz diferença, o time como um todo tem que compreender a leitura de jogo, coisa que no Flamengo parece sobrar para uns poucos, o Diego é um deles.
Parabéns pelo comentário
Em futebol ofensivo a equipe desenvolveu muito melhor sem os “giros” do Diego, achou a velocidade do Vinícius Jr em dois lances, e simplesmente matou o jogo. Aquele passe do Paquetá quando o Diego deu? Não encontro.
O que fez parecer que o Diego fez falta foi a péssima atuação de Geuvânio e Arão. Dois nulos em campo.
Eu sou um detrator do Paquetá. Acho ele um nada. Mas procuro ficar isento.
O problema eh que ele não vem jogando nada.
Precisa rever seus conceitos de futebol, ele é um dos poucos que partem pra cima do adversário.
Infelizmente já tem olheiro europeu monitorando o garoto.
Vou confessar uma mea culpa com o Paquetá, não o achava desse nível jamais, achava o Sávio melhor que ele. Quebrei a cara nessa.
Se ter “ conceito” correto no futebol fosse assim, binário. Todos seriamos guardiolas .
Só imbecil pede a saída do Diego. Tente ser o craque do meio de campo num time onde ninguém te ajuda. O cara é ao mesmo tempo armador e segundo volante, com a responsabilidade de ser gênio E de fazer gols todo jogo. Isso é IMPOSSÍVEL. Parte da torcida é muito ingênua em ficar ouvindo mimimi de mídia paulista. Eles querem o Diego lá, não sejam bobos. Problemas o Flamengo tem muitos, Diego não é um deles. Quer apostar? Bota ele no banco e vamos ver se em dois jogos não pedem pra ele voltar. Único cara no time que busca bola junto com cuellar, único que chama a responsabilidade, único que mata no peito na derrota (coisa que nem o capitão Rever faz). Quando vc tiver que fazer um time com dois laterais nojentos, uma zaga boa, porém lente, um meio campo desarrumado, dois jovens que são bons mas marcam muito pouco e um atacante falso artilheiro jogar bola, aí você fala comigo…
Alteração zero. O time continua uma merdah sem padrão. O pior de tudo eh que mesmo tendo poucos jogos, esse rapaz já começou fazendo tudo errado. Eu aind achei que da a pra terminar o ano sem sustos. Talvez chegando perto de uma vaga na pré libertas.
Mas com esse time e essa involução, vais er tenso.
No fundo o torcedor rubro negro está torcendo mais pela eleição de presidente do clube do que a eleição para presidente do Brasil.
Em qualquer time da série A do Brasil Diego seria titular (Alguém duvida disso?)
Mas para os grandes especialistas da nossa torcida ele é um bunda mole e deve sair…
O que tem mais atrapalhado o Flamengo ha algum tempo já é a própria torcida… o técnico tem 36 anos, no segundo jogo (primeiro em casa) é chamado de burro…
Qual será a tranquilidade que o sujeito tem em trabalhar no Flamengo?
Não vamos a lugar algum com esse comportamento que mais atrapalha que ajuda.
Pra mim o que atrapalha o Diego é a posição em que ele joga e essa de esta toda hora buscando a bola na defesa pra iniciar as jogadas, Diego é jogador de chegada na linha de ataque pra entrar na area.
Jhon, pode ser…
mas ele so vai buscar pq a bola nao tem chegado nele..
Cara, cê acha titular no Grêmio ? Cê imagina ele barrando Luan ou Ramiro?
Imagina ele barrando o Rodriguinho ou Jadson?
São as únicas duas equipes competitivas do nosso país, e ele seria banco nas duas, pegar equipes fracas pra analisar que ele seria titular é muito fácil.
Eu sou totalmente contra expulsar o Diego do Fla como alguns querem, mas o Flamengo se tornou refém dele, não tem uma autocrítica que vem jogando mal, todo jogo perde e finge que tá tudo bem. Como vamos melhorar desse jeito?
Junior, eu sinceramente acho que os dois técnicos iriam arrumar um jeito pra ele jogar de titular… minha opiniao…
Seria reserva com certeza
outra coisa cara, Rica Perrone escreveu um artigo bem interessante sobre ele.
Tenta ver la.
Qual texto do Rica? Que fala que Diego é criticado por ser santinho de mais?
esse mesmo.
Eu discordo do texto, Diego “apanha” tanto da torcida porque não joga bem com frequência desde aquela lesão. Zico era um dos maiores santinhos em termo de comportamento e nem por isso era criticado
Não tem que tirar o Diego. Tem alguém chegar No Diego e dizer como ele deve jogar para o time. Ele não eh ignorante e nem idiota.
Bom dia!
Pessoal, na minha opinião, não acho justo essa crítica toda encima do Diego. Ele e o Eventon ainda estava no time foram e hoje o Diego é o jogador mais regular do Flamengo, Diego joga muito, ele também tem muita garra e dita o jogo do time. O Paquetá caiu muito de produção e o concordo se falarem que o Everton Ribeiro está devendo, mas o Diego não. NÃO CONCORDO COM ESSA CRÍTICA DA TORCIDA COM DIEGO.
JOGA MUITO E PEÇA FUNDAMENTAL PARA O NOSSO FLAMENGO!!!
Cara tem bom passe e boa finalização, mais prefere cruzar e tocar a bola prós zagueiros (isso quando toca).
Preferia o flamengo jogando com 2 volantes Cuellar e Jonas (ou Gean Lucas) e liberar o Diego dessa de fazer papel de segundo volante tenho certeza que o futebol dele vai cresce, com isso ganharemos com Everton Ribeiro no banco como trunfo e ainda poderia ter a entrada do Trauco na esquerda no lugar do Rener Dourado iria agradecer apesar da fragilidade defensiva tem bom passe mas com 2 volantes teria cobertura.
eu entraria com diego alves, juan, rever, rodinei(não tem outo), trauco, cuellar, jonas, diego, paqueta, everton, dourado.
Arão ta fraco mesmo
Diego deveria ser apoiado pela torcida. Mesmo tudo dando errada, o cara não se omite. É vibrante, dedicado, raçudo… Seria títular em qualquer outro time do Brasil sem sombra de dúvidas. Mas como ninguém serve para o Flamengo…
É verdade ele individualme é bom mas seu estilo de jogo prejudica o time.
Exatamente como eu penso.
flamengo necessita de 2 pontas de velocidade VJ de um lado e pode ser marlos moreno, geovanio ou cavalo do berrio que está se recuperando ,Paquetá de ponta ou ER não dá!
Concordo…pra jogar er, Paquetá e Diego juntos,tem que ser um 352, bota o Trauco e jonas no meio, três zagueiros fixos, chega de meia correr atrás de lateral
Não precisa mudar esquema é só colocar E Ribeiro(prefiro) ou Diego no lugar do Arao, e manter os 2 pontas no 4-1-4-1
pode dá certo !
Porrra nada ver, pegaram três jogos em circunstância e até técnico diferente pra comparar.
Tem que analisar o dinamismo do jogo, Diego a meu ver é um jogador de cadência, ideal pra quando o time já estiver com o resultado feito. Começar com ele o time perde toda a velocidade, fica travado e sem profundidade.
Nesse ultimo jogo Vinicius Jr. e Paquetá se deram muito bem, um procurando o outro, já com Diego isso não acontece, ele sempre centraliza, gira e… toca pra trás. Gostaria muito de ver o ER de titular e ele no banco.
Perfeito, penso da mesma forma !
Embora não aguente mais ouvir o Diego dar entrevistas , mas acho ele titular absoluto nesse elenco flamengo, muitos jogadores que poderiam disputar posição com ele nao vingaram, sem ele em campo o time nao consegue segurar a bola no ataque e acaba sendo dominado e incapaz de agredir fortemente o adversário . Não vamos entrar nessa!!! SRN
Mas ainda não testamos o E Ribeiro no lugar do Diego.
O time com Diego fica muito lento, com isso a defesa adversária está sempre postada forçando o cruzamento, raramente vc ver gol do flamengo em jogada de contra-ataque.Agora é dar última chance ao Everton Ribeiro colocando no lugar do Arão, acho q com 2 pontas rápidos dando opção ele pode render melhor!
A torcida do Flamengo é igual a sogra quando não vai com a cara do genro e começa a implicar e pegar no pé e aí começa a infernizar até ver a separação.
Enquanto a torcida modinha quer o Everton Ribeiro fora do time o Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Santos, Atlético MG e mais uma dezena de times da primeira divisão sonham com o jogador.
Só lunáticos não conseguem enxergar que o problema do Flamengo não passa por jogadores e nem comissão técnica.
O problema são dirigentes bananas que querem mandar e que não entendem porra de nada de futebol e atrapalham tudo.
Podem colocarem o Messi, Cristiano Ronaldo e o time do Real Madri com o Guardiolla de treinador que não dará certo com esses dirigentes bananas e essa torcida modinha.
Se o time ganha de 1×0 não presta, se ganha de 4×0 o adversário é fraco, se ganha de 5×2 a defesa é velha e lenta, se ganha e o centroavante não faz gols ele não presta……VTNC.
Para a torcida modinha os times bons são do Palmeiras, Corinthians, Gremio…….menos o Fla.
Fora Diego,pode ir com Deus. Enceradeira velha
Mas ai tem que pontuar a ausencia do everton ribeiro também, coloca o ribeiro com paqueta por dentro com VJ e marlos pelos lados ja vai melhorar bastante a agresdividade do time.
Não sei se é por culpa da diretoria que inventou que o time tem que ter uma formação fixa, fazendo apenas pequenas variações de posicionamento ou se realmente nenhum técnico conseguiu dar padrão de jogo, mas o time é um bando em campo. Juntando isso com a visão dos técnicos de que Arão, geuvanio e romulo irão entrar no time titular e agregar em alguma coisa, temos essa merda de futebol que estamos cansados de ver. Temos jogadores q claramente não qrem jogar, não me parece má fase, parece claramente que não fazem questão de jogar. O barbieri não colabora tbm, colocando Arão p jogar. Deve gostar que a torcida vaie o time e o chame de burro. Acho q esse ano já era, colocar culpa no Diego é covardia das grandes, oq está certo? Nada.
Arão, Rene são menos 2 que o FLA joga, não dá pra aceitar isso
Porque Geuvanio joga e Marlos não???/
O que adianta Diego ser rápido tocar a bola pro Arão? kkk lento, tocar pro ER e ele perder a bola kkk, Diego não está em boa fase, nem vai ser aquele jogador de 10 anos atrás, mas tbm o Arão, Renê e ER tá complicado.
Sai Diego entra ER? não adianta, o ER faz porcaria nenhuma também. Só se colocar Paquetá pra ser o 10, que também não é um jogador rápido e entrar com VJ na esquerda e Marlos Moreno na direita, mas cadê que o aprendiz de professor vai fazer isso, ele não barra nem Arão.
Pra mim, Arão e Renê são os dois problemas maiores que o FLA tem.
Fora Diego
Tá certo kkkkkkkkkkk
Não faz falta nada
O Flamengo precisa urgente: 1) Ficar livre do Diego: vaza!! 2) Ter zagueiros de verdade e lateral esquerdo. O resto, se arruma.
Diego já demorou demais no Flamengo, pois já deveria ter ido embora há muito tempo.
Cheio de frescura e se acha a última Coca cola no deserto. Sai fora !
Passa o tempo todo tocando de ladinho, ferrando com os laterais, não tem drible para infiltração, não tem uma tabela, enfim, muito comum e chric de marra. Vá com Deus e não olhe pra trás.