O Flamengo vem conquistando vitórias convicentes no Campeonato Brasileiro. Não à toa, é o atual líder da competição nacional, com cinco pontos de vantagem em relação ao Sport, segundo colocado da tabela. A equipe comandada pelo técnico Maurício Barbieri conta com o protagonismo dos jovens Lucas Paquetá e Vinícius Junior. A defesa também é o ponto forte do time, uma vez que já foram contabilizados sete triunfos na competição sem tomar gols.
Diante do momento de glória do Rubro-Negro, o ex-Fla Renato Abreu esteve presente no programa ‘Boa Tarde Fox’ e comentou sobre o ótimo desempenho do clube da Gávea no Brasileiro, além de exaltar a qualidade dos Garotos do Ninho. Segundo ele, os resultados positivos vieram após situação conturbada no ano passado,
— Essa garotada é boa. Os meninos são bons. O Flamengo vem em uma crescente muito boa, mas eu acho que tudo isso é devido ao que aconteceu no ano passado. O time aprendeu muito com as coisas que aconteceram. É um elenco recheado de jogadores talentosos, juntamente com os jogadores da base. Sofreu muito no ano passado, com muitas críticas e cobranças excessivas. Mas esse ano é diferente, o time está totalmente entrosado, trouxeram algumas peças para repor a saída de alguns jogadores. A qualidade dos jogadores da base acaba somando também. Eu acredito que o Flamengo é um time forte e vai manter essa pegada até o final. Não sei se vai ser campeão em todas as competições. Porém, se deixar chegar, o Flamengo é muito forte -, afirmou Renato.
Buscando mais uma vitória no torneio por pontos corridos, o Mais Querido encara o Paraná no próximo domingo (10), pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no estádio do Maracanã, que mais uma vez estará lotado – 47 mil ingressos já foram vendidos de forma antecipada, restando cerca de 5 mil bilhetes para o confronto. A bola rola no palco a partir das 19h (horário de Brasília).
Só espero que não comecem com a palhaçada de “cheirinho”, só passamos vergonha com isso!!!
Só espero que não comecem com essas viadag3m de “deixou chegar” , “cheirinho” ,”rumo ao hepta”.
Rumo a Tóquio! Real Madrid que se cuide…
Que cheirinho gostoso kkkk
renato abreu passou raiva demais.
Na minha opinião, o Flamengo vai mostrar que vai brigar pelo título até o final se vencer o Palmeiras. Porque querendo ou não, é um adversário muito forte e tb candidato ao título. O Flamengo ganhando, vai ser impossível eu não me iludir com o titulo kkk.
Ninguém deixou chegar dessa vez.
Nós que arrombamos a porta e entramos sem pedir licença colocando os pés na mesa.
Temos que começar a fazer rodizio com os jogadores! Cada jogo um titular descansa , menos os laterais pois não temos reservas para eles …
Faltando só dois jogos?
De jeito nenhum!Colocar todos os titulares disponiveis contra Paraná e Porcada.
Eu espero que Cuellar e Vjr não tomem cartões, já que estão pendurados.
O que me espanta é que um dos caras que ajudou a montar este time foi demitido e ainda é hostilizado pela grande maioria da nossa torcida até hoje: Rodrigo Caetano!
Agora que EBM já confessou que de futebol entende muito pouco, a quem a torcida do Flamengo vai agradecer pelo elenco que temos?
As vitorias são merito dos jogadores e do bom trabalho do nosso técnico Barbieri, mas a qualidade do elenco são fruto do trabalho de Rodrigo Caetano, que apesar dos erros, conseguiu fechar a contratação dos jogadores certos por um preço que na época podíamos pagar!
Só não fez mais porque o Flamengo não tinha melhores condições..
Imagina agora que estamos quase alcançando a ‘melhor das condições’?!
SRN
A força do Fla se deve muito mais a jogadores formados no clube do que a jogadores contratados, logo o mérito maior é de quem participou disso, Noval, sobre o RC foi só sair o time deslanchou será porque? Logicamente teve acertos mas muito mais erros, como contratar um jogador com o joelho estourado ( Conca), contratar um goleiro que não foi recomendado pelo Certo de inteligencia, pagar um absurdo no caneludo do Dourado, se for fazer um balanço do RC teve muito mais erros do que acertos e a sua saída foi boa pra todo mundo.
ele articulou todas as renovações desses caras, inclusive ja tinha proposta para o Arão, para sair, trouxe o grande Cuellar, e estava a frente da renovação do mesmo; renovou com quase toda geração 2016, encabeçou o projeto pratas do ninhos, articulou a venda no Vinicius Jr,, trouxe o Everton Rb, Diego Ribas, Dourado, Rodinnei, Renê, Rodolpho, Diego Alves, todos esses titulares…..
Respeito seu argumento mas ele é inválido.
Rodrigo Caetano pode ter errado afinal todo mundo comete erros, mas acertou muito mais que errou mas vc não consegue ver isso pq vc só contabiliza o que vc acha que sabe.
No Flamengo de hoje dificilmente algum profissional toma alguma decisão sozinho, como já cansamos de ver em entrevistas, as decisões são tomadas em conjunto com diferentes departamentos técnicos e os dirigentes.
Outra coisa, o que conta como acerto não é apenas a contratação de um jogador que obtem sucesso, mas toda a negociação em si, que para um clube sem dinheiro na epoca como o Flamengo, Rodrigo Caetano conseguiu trazer os nomes certos pelo preço que o Flamengo podia pagar, isso também é considerado sucesso.
Sendo assim, para muitos a contratação de Muralha e Conca foram erros, jogados na conta do Rodrigo Caetano por poucos, mas se o goleiro Thiago, vindo das categorias de base não tivesse cometido erro e tomado gol no 1o jogo no Maracanã da final da CopaBr2017, ou se Diego Ribas tivesse feito o gol de penalte no 2o jogo em BH e o Cruzeiro tivesse errado uma cobrança, a aposta feita em Muralha teria sido bem sucedida, afinal o Flamengo só decidiu comprar Muralha devido a urgencia de terem perdido Paulo Vitor para o Gremio!
O caso do Conca foi claramente uma aposta, pois quando Ronaldo Fenomeno foi preterido pelo Flamengo no passado, grande parte da nossa torcida ficou incomodada e esta diretoria não quis ver isto acontecer novamente, por isso aceitaram o risco de recuperar Conca, somando a isso a oportunidade de poderem mostrar mundialmente que o Flamengo hoje tem boa infra-estrutura para os jogadores se recuperarem.
A atual diretoria conseguiu todos jogadores possíveis desejados graças ao bom trabalho de Rodrigo Caetano, inclusive muitos vieram por empréstimo, sem custos, a imensa maioria dos jogadores contratados por ele foram bem sucedidos, exceto uns poucos que não se firmaram, e o principal é que ao contrario de outros executivos de futebol anteriores, a maioria dos jogadores trazidos por Rodrigo Caetano tem boa aceitação no mercado internacional de futebol!
Antes da gestão de Rodrigo Caetano a maioria dos jogadores contratados pelo Flamengo só eram negociados para Centros de Futebol sem muito prestigio (quando não iam parar em clubes de menor expressão dentro do Brasil), pois eram jogadores ‘pouco visados’ pelos grandes clubes Europeus, hoje é exatamente ao contrário, e enquanto muitos supõem fantasiosamente que isso é fruto do trabalho das categorias de base, poucos percebem que foi fruto do trabalho de Rodrigo Caetano e de nossa diretoria!
SRN
Acho que vc não deve ter prestado atenção na quantidade de jogadores da base que o Flamengo tem usado, isso não tem nada haver com o Rodrigo Caetano.
ele articulou todas as renovações desses caras, inclusive ja tinha proposta para o Arão, para sair, trouxe o grande Cuellar, e estava a frente da renovação do mesmo; renovou com quase toda geração 2016, encabeçou o projeto pratas do ninhos, articulou a venda no Vinicius Jr,, trouxe o Everton Rb, Diego Ribas, Dourado, Rodinnei, Renê, Rodolpho, Diego Alves, todos esses titulares…
Monte um time e contrate-o, com o trabalho dele e sua confiança no mesmo, estarão na série A em 3 anos
Muito pelo contrario meu amigo rubronegro, tem tudo a ver com a gestão do Rodrigo Caetano!
Ele cuidava dos contratos de todos jogadores, desde os veteranos contratados como das revelações da base.
Sabe quantos jogadores promissores o Flamengo perdeu para clubes rivais na gestão dele? Ou quantos jogadores entraram em litígio com o Flamengo para poder conseguir na justiça o direito de rescindir contrato para se transferir para outro clube? Nenhum!
Porque Rodrigo Caetano sabia valorizar os jogadores promissores revelados nas categorias de base, na medida que os jovens conseguiam espaço para mostrar seu valor no time principal!
Nunca desde a geração de 81 o Flamengo soube aproveitar tantos jogadores das categorias de base como hoje, e isso é fruto da gestão de Rodrigo Caetano e desta diretoria.
Quem escala os jovens é o treinador, mas quem consegue convencer os jovens a ficar mais tempo no Flamengo aguardando uma chance de mostrar seu futebol no Flamengo, principalmente quem consegue convencer os empresários a aguardar mais tempo até seu jogador se valorizar no Flamengo era exatamente Rodrigo Caetano!
No passado Flamengo perdeu muitos jovens revelação para outros clubes pois os executivos de futebol não conseguiam manter os jovens no Flamengo aguardando o momento certo e a maturidade física para se lançarem no time principal. E hoje que isso acontece com certa naturalidade mas os incautos se esquecem que essa transição foi fruto do trabalho de muitos profissionais, assim como desta diretoria.
Espero que Noval consiga manter a jovem revelação Ronaldo, que está impaciente aguardando para jogar, como foi com Vizeu ano passado..
SRN
Saudades de jogador que batia falta igual a Renato Abreu, hj o mercado ta escasso o cara metia cada foguete no ângulo
Uma coisa que sinto falta também são aquelas pedradas de fora da área, hoje em dia não tem quase ninguém que faça isso no Brasil
Renato, as críticas do ano passado não foram “excessivas”. Foram até bem pertinentes. O time não tinha padrão de jogo e nem vontade. A “cobrança” sim, foi excessiva, e foi apenas esse ano, com os pescotapas no aeroporto. Coincidência ou não, o time “encaixou” de repente, depois disso.
O Flamengo de Zico tinha, na minha humilde opinião, 7 craques incontestáveis, nível de Seleção, quase todos vindos da base, entrando no time aos poucos, ano após ano (Zico, Júnior, Leandro, Adílio, Andrade, Tita, Carpeggiani), dois excelentes goleiros, um deles formado na base (Raul e Cantarele), um centroavante que não era craque mas era muito habilidoso, preciso e matador (Nunes), e o resto eram, para os padrões da época, apenas bons e ótimos jogadores que hj seriam craques (Rondinelli, Marinho, Mozer, Júlio César, Lico, Anselmo, Peu, Manguito…). Quem teve o mérito de juntar tudo isso e dar uma “cara” ao time (o que não existia), foi um sujeito que, apesar de estudioso do futebol e da preparação física, não tinha quase nenhuma experiência como treinador: Cláudio Coutinho, que na época (1976) tinha os mesmos 36 anos de Barbieri, nos dias de hj. O Flamengo de Coutinho só foi ter uma “cara” em 1977 (bater, bater e bater até nocautear o adversário), e a partir de 1978 passou a ganhar quase tudo o que disputasse. Coutinho virou de “estagiário” criticado e contestado, a ícone de modernidade. E chegou à Seleção Brasileira, em 1978, aos 38 anos.
O Flamengo de Barbieri já tem uma “cara” (envolver o adversário, atraí-lo e matar o jogo), mas não tem 6 craques incontestáveis formados na base. O futebol mudou, e não conseguimos mais manter nossos meninos. Temos 2 craques, um ainda se adaptando e outro em fim de carreira (Diego Alves e Juan) 2 projetos de craques (Paquetá e Vinícius Jr.), e o resto de bons a ótimos jogadores, muitos deles vindos da base. A colher de pau está, dessa vez, nas mãos de outro “moleque” de 36 anos. Que o “espírito” de Coutinho ilumine o de Barbieri, e que o Flamengo possa ter, agora, a Era Paquetá, se a Europa permitír.
Parabéns pela lembrança do Cláudio Coutinho, um dos mais importantes técnicos que já passou pelo Mengão. Revolucionário, mudou a maneira de jogar dos laterais, que eram meros marcadores e passaram a avançar sistematicamente, fazendo o famoso “overlapping”, hoje uma jogada tão comum que nem nome tem. Ficou marcado, infelizmente, pelo fracasso da seleção em 78, mas criou o time do Flamengo multicampeão da virada dos anos 70-80.
Tá ficando chato acompanhar essa coluna. O texto tem quatro parágrafos, sendo o primeiro e último aproveitados de outras matérias.