Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Chute Cruzado: “Fulminante e acomodado: um contraditório Flamengo passa sem sustos pelo Botafogo”

Redação
Redação
Publicação: 22/07/2018
3 Comentários
Atualização: 22/07/2018
Compartilhar

O Flamengo alcançou a liderança do Campeonato Brasileiro ao incorporar a vibração da arquibancada. Um time eletrizado, com grande troca de posições, pressionando o adversário, impondo seu jogo desde os minutos iniciais. Característica que faltou no retorno do calendário do futebol nacional, contra o São Paulo. E custou caro. Em três dias, o time entendeu a necessidade de retomar a passada. Poucas vezes vencer um clássico foi tão fácil aos rubro-negros como neste duelo contra o Botafogo. Um início fulminante com o placar de 2 a 0 definido em sete minutos que tornou o jogo chato e revelou um problema do líder: a acomodação em situações favoráveis.

Até por conta de uma recuperação do moral um tanto quanto abalado depois do choque diante do São Paulo, uma vitória maiúscula seria ideal ao time rubro-negro. Pois o Flamengo contentou-se com o placar módico diante de tanto espaço concedido pelo Botafogo. Incoerente que só, o time de Mauricio Barbieri flertou, inclusive, com emoção em alguns instantes ao permitir o adiantar do time alvinegro, concedendo espaços para finalizações. Por sorte – ou incompetência nos arremates botafoguenses – não houve grandes consequências.

Fla no início: três no ataque e fulminante em minutos

Mauricio Barbieri indicou que mandaria a campo uma equipe com dois atacantes em mero exercício de suas funções. Talvez um 4-4-2 com Uribe e Guerrero como nos instantes finais do duelo contra o São Paulo. Ledo engano. Logo que a equipe entrou em campo, o indicado foi um 4-3-3 com Matheus Sávio pela esquerda e Uribe à direita. Diego e Paquetá jogavam alinhados à frente de Cuellar. Desde o início, o Flamengo pressionou, abafando o Botafogo. Deu certo. O time de Marcos Paquetá não se encontrou.

A tentativa de manter de três volantes – Jean, Rodrigo Lindoso e Matheus Fernandes – para ganhar o meio de campo deixou os lados com espaços. Pela esquerda, Matheus Sávio avançou algumas vezes com o auxílio de Diego. Havia espaço para o mano a mano com Luis Ricardo. Numa das primeiras tentativas, pedaladas, puxada para dentro e a sorte de ver Jefferson muito mal posicionado. O toque por cima pareceu até um cruzamento buscando Uribe na segunda trave. Deu rede. 1 a 0 com cinco minutos. Ainda atordoado, o Botafogo nem mesmo conseguiu fechar o mesmo espaço. Pois dois minutos depois lá foi Diego livre pela esquerda rolar para Matheus Sávio. De novo, puxada para dentro e batida por cima, característica do garoto. Diego errou o domínio na área e, na sobra, Paquetá tocou para o gol. O Maracanã explodiu. 2 a 0. Talvez o dia fosse histórico aos rubro-negros. Não foi.

Bota no início: três volantes e lados abertos

Pois o Flamengo já há alguns anos tem a característica de limitar ações quando a fartura é muito precoce. 2 a 0 em sete minutos significou puxar o freio de mão, sem aproveitar a desorganização do adversário. Incomodado, o Botafogo prendeu Jean à frente da zaga, com ajuda de Lindoso, e liberou Matheus Fernandes para avançar e auxiliar Leo Valencia. Moisés também subiu mais. Com isso, mais espaços fartos ao Flamengo. Não foi raro ver Diego avançando com campo livre pelo setor esquerdo e Uribe receber em boas condições nas costas de Moisés. Ocorre que o colombiano recém-contratado é atacante, não ponta. Instintivamente, ele ainda buscou mais o centro do que o lado e voltou para marcar sem trejeito algum. O Flamengo ficou capenga. E contava com outro jogo abaixo da média de Paquetá. Displicente, lento, errou passes em demasia e parecia cansado com 30 minutos de jogo.

Fla ao fim: acomodado, mantendo a posse de bola

O primeiro tempo indicou o que seria a tônica de jogo: um Botafogo tentando arremates de longe sem grande perigo diante de um Flamengo pouco interessado em aumentar o placar. De tão acomodado, o time rubro-negro até contra-ataques ao Botafogo mesmo à frente o placar. Aí o destaque de uma figura primordial do Flamengo: Cuellar. Ausente contra o São Paulo, o volante equilibra o time de Barbieri. É veloz e vertical na saída na bola, mas melhor ainda nas coberturas e recuperações quando o time é atacado. Quebra contra-ataques adversários como poucos e cansou de fazer isso no clássico. Facilita, então, a vida de Rever. Veterano e naturalmente mais lento, o zagueiro pouco teve de se arriscar em antecipações como fez contra o São Paulo. Menos exposto, o camisa 15 rendeu melhor.

Ao fim, Botafogo tenta ser mais agressivo

No segundo tempo, Marcos Paquetá tentou voltar ao jogo com agressividade. Sacou Jean, recuou Mateus Fernandes ao lado de Lindoso e pôs Aguirre pelo lado direito, devolvendo Pimpão à esquerda. Um 4-2-3-1 com a tentativa de dificultar a vida de Renê e facilitar a vida de Luis Ricardo, impactando também em Matheus Sávio. Funcionou pouco. Bem posicionado defensivamente, o Flamengo ocupou bem os espaços e passou a tocar a bola quando recuperava. Pimpão era figura nula, Kieza corria em vão na tentativa de assustar o time rubro-negro. Pouco ameaçado, Mauricio Barbieri decidiu trocar o time. Ficou mais próximo de um 4-4-2 com Lincoln, na vaga de um Guerrero de novo apagadíssimo, e Pará na de Matheus Sávio, com Rodinei adiantando e Uribe mais como referência, à frente do guri rubro-negro. O time estabilizou. Diego teve boa noite. Limpou bem os lances – embora ainda tenha atrasado alguns contra-ataques ao prender a bola – e fez o jogo girar rápido na maioria das vezes. Foi o responsável pela melhor jogada da equipe no segundo tempo, ao lançar Paquetá livre pela esquerda. A conclusão, ruim, só balançou a rede pelo lado de fora.

Com a vitória encaminhada, Barbieri tirou Uribe, pôs Arão no meio e pôs Lincoln como referência. Paquetá respondeu com Luiz Fernando pela esquerda na vaga de Kieza. Aguirre acabou centralizado. Muito pouco. Incapaz de ameaçar o rival, o Botafogo foi obrigado a ouvir olé da arquibancada rubro-negra no Maracanã. Fechou o jogo com 45% de posse de bola e 15 finalizações contra a meta rubro-negra: apenas quatro foram no alvo, segundo o Footstats. O Flamengo trocou 403 passes e preferiu mais o chão: cruzou apenas 13 vezes. Mas foi pouco ambicioso. Com a vantagem inicial, o Flamengo pareceu ter se convencido que o confronto acabara e tocou a partida como mera formalidade. Arriscou-se a destemperos do futebol. O time, por enquanto, não retomou o padrão tão competitivo de antes da parada da Copa. Manteve a liderança, verdade. Mas deve evitar ser tão acomodado.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X0 BOTAFOGO

Local: Maracanã
Data: 21 de julho de 2018
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Público e renda: 39.261 pagantes / 42.182 presentes / R$ 1.121.892,60
Cartões amarelos: –
Cartão vermelho: Rodrigo Aguirre (BOT), aos 48 minutos do segundo tempo
Gols: Matheus Sávio (FLA), aos cinco minutos e Lucas Paquetá (FLA), aos sete minutos do primeiro tempo

FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Rever e Renê; Cuellar, Lucas Paquetá, Diego e Matheus Sávio (Pará, 25’/2T); Uribe (Willian Arão, 38’/2T) e Guerrero (Lincoln, 25’/2T)
Técnico: Mauricio Barbieri

BOTAFOGO: Jefferson (Saulo, 17’/2T); Luis Ricardo, Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean (Rodrigo Aguirre / Intervalo), Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e Leo Valencia; Rodrigo Pimpão e Kieza (Luiz Fernando, 31’/2T)
Técnico: Marcos Paquetá

Assuntos:Brasileirãocampeonato brasileiroclube da gaveaColunacoluna do flaColuna do FlamengoflaFlamengoflanoticiasMais queridoMaracanãMengãomengonoticias do flamengonotícias Flanoticias mengãonovidades flanovidades flamengonovidades mengãonovidades rubro-negroRUBRO-NEGROúltimas Flaultimas mengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
3 Comentários
  • Gabriel Rocha disse:
    22/07/2018 às 12:11

    Os jornalistas esportivos no Brasil precisam começar a analisar os jogos com base no que aconteceu no jogo além do resultado. O Flamengo teve ótimo desempenho contra o Sp, finalizou e criou muito mais chances, mas no futebol, nem sempre se ganha jogando melhor. Não entendo essa crítica excessiva no jogo contra o Sp. O Sp não fez nada a não ser 1 ou 2 contra ataques rápidos.

    Responder
  • PixuLula disse:
    22/07/2018 às 13:41

    Parabéns Renata Graciano pela análise. Foi assim que eu vi o jogo também.

    Responder
  • domingossender30 disse:
    22/07/2018 às 17:36

    Essa é para chorintianos e periquitos iludidos e invejosos morrerem de raiva. Palavras do presidente do Real Madrid:

    — Em pouco mais de um ano jogou 70 partidas nesse clube “MAGNIFICO” que é o Flamengo. Já sabes o que é jogar a nível internacional na Libertadores e Sul-Americana, e foi o melhor jogador no Sul-Americano de base. Chega um jogador que desejam os melhores clubes europeus, porque tem um estilo. Teus sonhos serão a partir deste momento os sonhos dos nossos torcedores. Estou convencido que vai maravilhá-los com sua habilidade. A tu e tua família, bem vindo ao Real -, disse Florentino Pérez, durante a apresentação do atleta.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

O perigoso Vitória que o Flamengo vai encarar no próximo jogo

Flamengo tem penúltimo treino antes de jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Na véspera do prazo da Libertadores, Cruzeiro anuncia 2 reforços e pressiona o Flamengo

15 22

Fluminense e Corinthians sondam Cebolinha, mas salário no Flamengo trava contratação

5 9
Brasileirão

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

10 1

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

13 12
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

12 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

35 8
Comentários Recentes
  1. Leandro Martins em DM zerado! Luiz Araújo avança em recuperação e pode reforçar o Flamengo na Libertadores

    O Boto é o Braz 2.0 do BAP: Não usa os scouts Não prioriza as posições deficientes Não contrata no…

  2. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  3. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  4. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  5. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo