Demorei pra escrever por que tive que me acalmar. No calor do momento, depois de ver aquela exibição, no mínimo decepcionante, poderia cuspir marimbondo na direção errada. Vamos lá: Barbieri errou. Normal, ele está dando cara e forma ao Flamengo, mas vamos lembrar que ele também está começando. Podia errar, ainda bem que foi na competição certa.
Voltando. Nosso Barbiola deu mole em um ponto crucial: a defesa. Não tinha pra que e nem por quê poupar Léo Duarte! Moleque novo, puro suco! Tá cansado? Me poupe, isso sim! Entrou Juan, que admiro e respeito, mas que não é de hoje que digo que não tem mais condição. Ele é humano, só por isso. Um cara de 40 jamais conseguirá marcar um de 20. Tomamos dois gols em duas falhas dele e acho um desrespeito à história do nosso zagueiro que sempre jogou de terno. E Thuler, sozinho né? E voltando de contusão. Tá aí o problema.
A engrenagem eficaz que Barbieri criou passa por uma defesa sólida e isso inclui o fantástico Cuéllar e chega em Diego. Sem Diego, Paquetá e Éverton Ribeiro acabam. No jogo de sábado, Jean Lucas tentou fazer o papel do 10 e não deu certo, primeiro que o moleque é melhor ali como segundo volante e segundo que ele atrapalhou e muito, o Miteiro. Acabou a criação.
Vi muita, muita gente falando bobagem sobre Diego. Dessas pessoas eu tenho certeza que nunca jogaram uma bola na vida. Tira ele e a engrenagem trava.
Com Diego em campo o percentual de acerto e vitória do Flamengo cresce mais de 20%, sua dedicação no gramado, mesmo durante a má fase no final do ano passado, é notória. Nesta temporada, o camisa 10 vem crescendo de produção e deixando sua marca de líder decisivo em campo. O cara está apaixonado, vivencia o Flamengo e não esconde de ninguém seu desejo de encerrar a carreira como ídolo aqui.
Pra finalizar, nossos laterais são meia boca sim, mas tá na moda reclamar deles. O time perdeu, falha da zaga: mas esses laterais são uma bosta! Empatou por que o centroavante perdeu cinco gols e um pênalti: #queremoslateral.
Começou esse papinho eu já sei que vem de “ouvi por aí” e não consigo mais levar a sério. E lembrem-se, fomos lideres por mais de um mês com esses caras aí. Nos classificamos na Libertadores com esses caras aí, na Copa do Brasil, idem. Se não vier ninguém tem que ser com eles que teremos que contar.
Xingar, amaldiçoar, pelamordedeusinho! Burrice tem limite! Geral sabe que eles se dando mal bate no Flamengo, né? Então, antes que digam que estou sendo conivente e defendendo jogador ruim, eu estou defendendo o Flamengo. Apenas isso! Se vierem outros melhores, perfeito! Se não vierem, vou torcer por eles sim!
E é isso, vamos virar a chave que quarta tem outra porrada. Cruzeiro no Maraca na Libertadores, não vai ser fácil, mas dessa vez nós temos goleiro. Pode vir.
ISSO AQUI É FLAMENGO, PORRA!!!
Em tempo: Vitinho e Uribe ainda estão em fase de adaptação, muita calma, torcedor. Lembra que já falaram muito mal de Everton Ribeiro. Só calma.
Em tempo2: Sobre a liderança: Por mim fica assim até a última rodada! Deixa a menorzada falar… tô nem aí! Bom que prestam atenção e festejam o Barcelona das Américas e deixam o Flamengo em paz.
Em tempo3: A vergonha alheia que eu sinto dos não-sãopaulinos comemorando liderança está sem condições de ser dimensionada. Parem. A mãe de vocês não criou filho (a) pra isso.
Saudações Rubro-Negras!!!
Renata Rosa Graciano
Twitter: @regraciano
Concordo que a defesa foi que desequilibrou contra a gente mas não é apenas avaliado o cansaço dos jogadores mas sim o risco de lesão, vejo se tiraram o Leo Duarte foi por causa desse risco e não o cansaço em si.
A CULPA NEM É DO JUAN. O PRINCIPAL CULPADO FOI DO BARBIOLA E DO PAQUETÁ.
Ja e histórico que no Flamengo, aonde sacam algumas peças do time que esta começando a engrenar tudo se desmorona. creio que se tiver alguem com inteligencia (pouca) vai ver que era pra começar com thruller,precisamos urgente de dois laterais e agora mais um centroavante novo, pq uribe e mt ruim.
concordo Ruam um mito,mais já deu,concordo também para que poucar garoto de 20,anos??
Renata Rosa Graciano me representou plenamente, em seu texto completíssimo.
E só o time perder uma que as desgraças vem cornetas.vao pro inferno..
Texto excelente !
Concordo plenamente!!!
Ótima análise! Parabéns!
GOSTEI!!
Impressionante a falta que o Diabo Ribas faz no meio de campo do Mengão!
gente calma perdemos.uma.partida isso.nao que e dizer que e ruim
É verdade q sem não Diego não dar
Exatamente, esse texto define meu sentimento.
Falou tudo Renata, concordo com tudo que você falou.
Nosso técnico errou muito Sim!!! Escalou o Guerrero três partidas seguidas como titular, mesmo ele não estando muito mal! Demora a substituir jogadores que estão claramente mal na partida! Exemplo: Guerrero e Uribe contra o Grêmio!!! Tem que ter coragem de escalar e substituir!!! Foi culpado direto nas derrotas contra o São Paulo e Grêmio!
Nao havia necessidade de se expor contra o gremio e contra o spfc. É valente jogar sempre p cima, mas as vezes podemos esperar o adversário se expor tbm.
Acho q o próprio Juan precisa ter a consciência q nao tem condições. Pq não justifica uma partida daquele nível. Melhor sair no auge do q ser lembrado por falhas q venham a prejudicar o Flamengo.
A falha recorrente é achar que Juan ainda tem condições de jogar em alto nível. Venho falando há tempos que, aos quase 40 anos, não consegue mais correr atrás de moleques de 20 anos. Formado no Flamengo, teve uma bela e vitoriosa carreira, em clubes gigantes mundiais e Seleção Brasileira. Mas…já deu. Como disse a Renata Graciano, “é humano”. O futebol mudou, e hj o Flamengo disputa 4 competições anuais, todas elas disputadíssimas. O jogador tem que estar na plenitude de sua forma física e técnica para poder fazer frente às exigências, o que não foi (e não é) o caso de Juan. Porém, colocar só na conta dele a derrota para o Grêmio é uma grande (e grave) injustiça. O time todo jogou mal, com jogadores voltando de contusão, outros ainda inadaptados, desentrosamento, mas é a tal coisa…se Barbieri não poupa, ganha o jogo, mantém a liderança mas desgasta o time pra quarta feira e perde pro Cruzeiro, vira o “mais burro dos burros”. Iriam dizer “quem quer Brasileirão? Quero Libertadores!!”. Como poupou e perdeu a liderança, é burro do mesmo jeito… Então, vamos esperar a quarta feira. Se ganhar bem do Cruzeiro em casa, com o time completo e descansado, tudo volta a virar festa. Mas ainda não ganhamos nada esse ano.
Concodo plenamente com a articulista. Bela analise!