Você pode, como eu, não ser um apreciador do futebol de Henrique Dourado, mas o autor do gol da vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro neste domingo é responsável direto pela conquista de nove dos 37 pontos do time rubro-negro na maratona pelo título. O artilheiro do último Brasileirão foi decisivo neste primeiro turno em pelo menos três jogos.
Graças a Henrique Dourado, o Flamengo venceu o América-MG por 2 x 0 naquela partida de despedida do goleiro Julio Cesar. O time carioca jogou mal no Maracanã, mas ele se atirou na bola para completar o cruzamento de Vinicius Junior praticamente com uma voadora, e foi cirúrgico como sempre na cobrança de pênalti que decretou o placar.
Aqui em Brasília, usou novamente sua especialidade, a cobrança de pênalti, para abriu o placar contra o ex-clube, Fluminense. O colombiano Marlos Moreno foi derrubado e o centroavante deslocou Julio César na cobrança para fazer 1 x 0. No segundo tempo, Felipe Vizeu consolidou o triunfo por 2 x 0, no Maracanã.
Neste domingo, Henrique Dourado, que chegou a ser a quarta opção do elenco depois do retorno de Paolo Guerrero da Copa do Mundo; da contratação do colombiano Uribe; e da evolução do menino Lincoln, voltou a creditar três pontos na conta rubro-negra. Por acaso. Uribe seria o titular, mas foi vetado na véspera pelo departamento médico.
Quando todos esperavam a escalação de Lincoln, Henrique Dourado, que quase foi negociado com o “mundo árabe”, usou o biquinho da chuteira para desviar a bola do goleiro Rafael. Até o rodapé das duas traves ajudaram o Ceifador a encerrar o jejum de dois meses com a camisa do Flamengo.
Sem os nove pontos creditados pelos gols d Henrique Dourado neste Campeonato Brasileiro, o Flamengo teria 28 pontos ou 31 — neste caso, considerando vitória por 1 x 0 sobre o Fluminense, ou seja, excluindo o gol contra o Fluminense, no Mané Garrincha.
- Os 10 gols de Henrique Dourado pelo Flamengo
(1) Flamengo 3 x 1 Botafogo (Campeonato Carioca)
(1) Flamengo 4 x 0 Madureira (Campeonato Carioca)
(1) Flamengo 2 x 2 River Plate (Libertadores)
(1) Flamengo 4 x 0 Portuguesa (Campeonato Carioca)
(1) Flamengo 1 x 1 Independiente Santa Fe (Libertadores)
(2) Flamengo 2 x 0 América-MG (Brasileirão)
(1) Ponte Preta 0 x 1 Flamengo (Copa do Brasil)
(1) Fluminense 0 x 2 Flamengo (Brasileirão)
(1) Flamengo 1 x 0 Cruzeiro (Brasileirão)
Com toda a limitação que você conhece, Henrique Dourado pode ser importante na reta final do Brasileirão. Uribe está em fase de adaptação ao futebol brasileiro. Lincoln é um excelente aprendiz no elenco. Com a saída de Paolo Guerrero, ter Henrique Dourado no time nem que seja para cobrar pênaltis é não desprezar o que ele foi capaz de dar ao Flamengo até agora neste Brasíleirão: nove pontos nada desprezíveis para quem sonha com a conquista do título no (ainda) distante mês de dezembro.
Reprodução: Drible de Corpo / Correio Braziliense
Por mim o Dourado tem q ficar pelo menos até o final do ano!!! e tem q ser titular, Uribe acabou d chegar!!! eo Lincoln é apenas um garoto, não vi nada ainda, o Vitinho tem q jogar na esquerda, se improvisam ele como falso 9 não terá ninguém pra jogar ali, Moreno é meia boca, jogador para o 2ºtempo no máximo, e temos várias competições para disputar e está muito tarde para contratar, pois não dará para inscrever, SRN