Por: Aguinaldo Junior e Yuri Sobral
Apesar de ter terminado a pausa para a Copa do Mundo como um dos melhores ataques do Campeonato Brasileiro, o Flamengo voltou com uma das piores campanha. Antes, líder e com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, o Rubro-Negro despencou na tabela e, agora, está na quarta colocação e com cinco pontos de diferença pro Internacional, líder da competição. A queda de rendimento está diretamente ligada aos centroavantes, que são pouco efetivos.
Fernando Uribe, contratado para ser titular e dono da posição, veio do México após uma sequência de ótimas temporadas. Por exemplo, nas últimas três temporadas, no Toluca, foram 119 jogos e 61 gols. Mais de 50% de aproveitamento. Os números se mantém alto na temporada 2014-2015: 46 jogos e 29 gols, no Millonarios. A história não se repete no Flamengo. Até o momento, são 11 jogos e apenas um gol. Foi em julho, na goleada por 4 a 1 em cima do Sport.
O colombiano voltou a ser titular no último sábado (08), contra a Chapecoense. No entanto, não conseguiu mostrar para o que veio. Foi substituído aos 34 minutos do segundo tempo. Contra o Internacional, no último dia 05, jogou apenas por 20 minutos.
Ainda sem saber se será titular, banco ou ao menos relacionado, Fernando Uribe se prepara para a semifinal da Copa do Brasil, na quarta-feira (12), contra o Corinthians. O centroavante treinou neste domingo (09) junto com o restante do elenco. A bola rola às 21h45 (horário de Brasília). Para a sua posição, Mauricio Barbieri tem Henrique Dourado, Lincoln e Vitinho, que já jogou como falso 9.
É óbvio, o estilo de jogar do Flamengo não favorece o centroavante, Ceifador e Uribe vieram em alto nível e caíram de produção, eles precisam de bola na área e não ficar saindo pro meio de campo para recompor, basta o técnico enxergar isso e arrumar um outro método de encaixar esses jogadores.
Não parece ser tão fraco tecnicamente como Dourado, mas ainda está completamente desentrosado e, talvez, um pouco fora de forma. Recebeu das bolas na cara do gol e perdeu as duas, em jogos anteriores.
Como os atacantes vao conserguir jogar se todo jogo barbiere muda. Dificio desse jeito pode vir cristiano ronaldo. Que nao. Faz gols
Vamos pensar:
■ Guerrero não fazia gol ■Ceifador (artilheiro do br 2017) também não consegue
■ Agora Uribe, que nem pega na bola.
Tá visivelmente claro que o esquema e modo de jogar da esquipe não favorece centroavante.
■Os laterais e os pontas não cruzam na área
■jogamos com 4 meias, sendo que eles adoram cadenciar o jogo. Isso dá muita posse de bola, mas pouca efetividade no ataque.
■O Vitinho e Marlos também não são incisiveis e dribladores, o que resta é o centroavante ficar voltando ou ficar na banheira pra algum milagre acontecer
Tem de colocar dois atacante e dois volante libera os laterais aí acho o tranco melhor
Time melhor seria d Alves para cruzar melhor leo Duarte Rhodolfo trauco Pires Cuellar Diego Weverton R dourado e Uribe
Falta técnico de verdade no Flamengo…Guerrero não fazia gol, Dourado não faz gol, Uribe não faz gol, Lincoln não faz gol e o centroavante que vier não vai fazer gol,o time joga com um esquema (?)de jogo que atacante nenhum é favorecido,os meias ou tocam pro lado ou jogam a bola pra área,não tem um que faça um lançamento em profundidade…que venha 2019 com muitas mudanças de atitude!
Nosso grande problema é a ausência de jogadas pelas laterais,como fazia Vinicius Júnior, que “quebrava a corrente” dos inúmeros toques laterais de um lado ao outro do campo, e fazia a jogada de linha de fundo ou tentava o gol.
Hoje o time é arame liso ,pois continua com a posse da bola tocando de um lado para o outro, só que raramente alguém “quebra esta corrente”. Rodnei já demonstrou que não sabe cruzar ,e não tem a inteligência de um Léo Moura pra rolar pra trás a bola pra quem está chegando na área(como fez no Grêmio x Fla em Porto Alegre), normalmente da uma “porrada”na bola ou joga nos pés dos adversários.
Não podendo contratar em função do fechamento das inscrições, e não ter em Pará um substituto fisicamente preparado para assumir sua vaga, acho que o flamengo deve “improvisar/adaptar” um jogador para atuar ali.
Foi assim com Charles Guerreiro (volante) que foi improvisado na lateral direita e campeão brasileiro 1992; Com Júnior(capacete) que era volante nos juniores e foi adaptado a lateral esquerda no flamengo e seleção; Com Rodrigues Neto que era um razoável ponta esquerda e foi adaptado à lateral esquerda, e foi a copa jogando nesta posição.
Então o nome da vez pra mim é Berrio, que tem Bom porte físico, estatura pra jogar na defesa (melhorando até o jogo aéreo defensivo e ofensivo) ,velocidade pra recompor e excelente no momento do contra ataque ,onde vindo de trás ,pode surpreender e virar uma peça importante para que finalmente ressuscitem o centro avante (seja ele quem for), devido ao aumento das jogadas que possibilitem conclusões e gols.
Meu nobre!! Parecia que ninguém iria enxergar, isso!!! É óbvio que o esquema, não favorece. Por que, só o técnico e comissão, não conseguem, ver????? Futebol é igual, andar de bicicleta. Nunca se esquece! O Abelão, resolve essa questão.
Guerrero, Dourado, Lincoln, Uribe centroavantes e não fazem gols. A culpa é deles? As bolas não chegam em condições de finalizar, tem que voltar e ficam longe da área, então estagiário, modifica o esquema !!! Infelizmente, até o final do ano vamos ficar com este aprendiz de técnico. Motorista de rolo compressor dirigindo Ferrari.
Cara como vai dar certo algum atacante nesse esquema? Não é possível, que Dourado, Guerrero, Uribe, Lincoln sejam todos ruins….ISSO NÃO EXISTE. O problema é o esquema, que na verdade é uma ideia inacabada iniciada pelo Carpe, o Barbiere nada de novo fez e só seguiu o que estava…não sabe como fazer os atacantes jogarem e inventa essa de rodízio, que na minha visão só piora e nada resolve. Para mudar tem que ter TÉCNICO, e não é o caso do Barbiere, que é só um aprendiz, sem capacidade para tal. A quanto tempo ele está no Fla? Já era para mostrar digamos: sua cara, seu estilo, sua filosofia de trabalho. NADA. E vai continuar dependendo do individual, pois o coletivo não atua bem.
Uribe é muito bom jogador, o “problema’ não é ele, e o cara chegou a pouco, esta ainda se adaptando e é normal oscilar, tem que ter paciência, isso é perfeitamente normal. A torcida tem que apoiar o cara. Juntasse a isso essa mula do Barbiere e esse esquema engessado, que “mata os atacantes”, ai não pode dar certo mesmo. O certo na minha visão: Jogar Pires da mota e Cuellar (não dá para ter só um volante), fazer a bola chegar nos atacantes: aproximação dos meias, pois as laterais não funcionam…isso, que quero ver: novidade, mudança. Barbiere não faz e pelo que vejo…CARA É IGUALZINHO AO ZÉ RICARDO. O mesmo erro se repete. INACREDITÁVEL Ai vão crucificar o Uribe, Dourado, ou seja lá quem for? Vamos pensar um pouco. São bons atacantes e Uribe é muito mais completo e quando começar a marcar vai ser ruim de segurar., mas com esse aprendiz ai…
A bola praticamente não chega para o cara, só chega tijolos assim nem Suarez iria fazer a diferença, o time tem que fazer com que a bola chegue nele ele não e ruim mas o problema é que a bola não chega.
É óbvio que o esquema é um cemitério de centroavantes, era assim com o zé ruela e agora com esse outro estagiário. Basta ver que a maioria dos gols do Flamengo são aleatórios, sem algum tipo de jogada trabalhada, e o pior é que os jogadores estão viciados em jogar dessa forma.
Tinha que mudar, mas o estagiário não tem essa capacidade assim como o outro também não tinha.