Os Clubes têm que ter Categorias de Base. O Flamengo tem que ter Categorias de Base, é óbvio, se não tivesse não teria o Zico. Mas tem que trabalhar melhor isso, entender o que se está passando. E outra coisa que eu acho importante: Categoria de Base não tem que ganhar título, tem que revelar jogador. Se o Flamengo ganhar outra Copa São Paulo e não revelar ninguém não valerá de nada. É melhor não ganhar a Copa São Paulo, não ganhar o Carioca, Taça OPG, nada destes torneios, mas revelar dois ou três caras por ano que possam ser aproveitados no time principal. Jogadores que possam de fato jogar pelo time de cima.
Cezar Pereira analisa necessidade das Categorias de Base.
Se não revela, para que ter Categorias de Base?
Categorias de Base não dá para se não ter. Não dá para se imaginar que um grande Clube não vá revelar grandes jogadores. Acho que a questão é discutir o por que não se está revelando, e não pensar em eventualmente abandonar. Hoje, o que acontece no futebol é que as leis atuais em relação a garotos novos atrapalham bastante os Clubes. Ali permite o aparecimento de empresários, e não vou generalizar, mas muitos são aproveitadores, fazem a cabeça do garoto, seduzem a família com promessas… Mas essa legislação já tem há algum tempo. Se os empresários souberam tirar proveito dela, os Clubes têm que entender como funciona e trabalhar melhor isso.
E outra coisa, o Flamengo como qualquer outro Clube, revela jogadores que não são bens aproveitados porque é uma transição que tem que ser muito bem feita, e nem sempre os técnicos dos times de cima conseguem fazer. O caso mais escandaloso nesse sentido é o São Paulo, que só agora está começando a aproveitar alguns jogadores. Eles têm um CT voltado só para a Base que é melhor que a estrutura de vários Clubes brasileiros do profissional, mas proporcionalmente revela muito pouco. Agora está começando a melhorar um pouquinho. Mas mesmo assim, se você for olhar os principais jogadores do elenco, quem foi revelado lá? Ninguém, é tudo jogador contratado. O Kaká foi embora agora e foi contratado por empréstimo, o Ganso também foi contratado, o Pato está emprestado, o Kardec foi contratado, o Luís Fabiano surgiu na Ponte Preta… Agora contrataram dois laterais do Fluminense e está com o Rogério Ceni, além de alguns meninos como o Caio. Mas é muito pouco para o que o São Paulo tem de estrutura. Mas foi para exemplo. Se o São Paulo tem que se acertar, o Flamengo e outros Clubes também. E Categorias de Base não tem como não se ter, não consigo imaginar uma situação dessas.
Fala de Mauro Cezar Pereira ao Falando de Flamengo*
Texto redigido por Eduardo El Khouri
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário