Na formação de um elenco para brigar por títulos na temporada, toda torcida espera grandes contratações. No entanto, a mescla de grandes jogadores, com bagagem, com jovens sedentos a mostrarem seu potencial, é o que todo dirigente quer na hora de escolher seu plantel. E, em 2018, além da parte financeira, a base do Flamengo deu alegrias à torcida: o Rubro-Negro foi o quinto time com mais gols de atletas oriundos das categorias inferiores.
O número é puxado, principalmente, por Lucas Paquetá e Vinicius Júnior, que juntos, anotaram 22 dos 33 tentos que dão a quinta posição à equipe. O primeiro terminou o ano como artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, enquanto o outro foi às redes 10 vezes apenas na primeira metade do ano, antes de sair para o Real Madrid, da Espanha.
Além dos dois jogadores, que já estão vendidos, outro que já atua na Europa também entra na contagem: Felipe Vizeu fez três gols pelo clube em 2018. Lincoln, atacante formado no Ninho, marcou dois, mesmo número do zagueiro Léo Duarte. Thuler, Matheus Savio, Lucas Silva e Pepê, com um tento cada, fecham a lista.
CONFIRA A LISTA DOS TIMES QUE MAIS MARCARAM COM JOGADORES DA BASE:
- Santos: 50 gols
- Grêmio: 46 gols
- Athletico: 45 gols
- Fluminense: 40 gols
- Flamengo: 33 gols
- Ceará: 25 gols
- Vasco: 18 gols
- Internacional: 16 gols
- São Paulo: 12 gols
- Bahia: 10 gols